Logo O POVO+
Livro mergulha na poesia de Renato Russo
Vida & Arte

Livro mergulha na poesia de Renato Russo

O livro de autoria de Julliany Mucury reflete sobre a produção poética do cantor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Livro sobre Renato Russo será lançado pela Garota FM Books (Foto: Ricardo Junqueira/ Legião Urbana Produções)
Foto: Ricardo Junqueira/ Legião Urbana Produções Livro sobre Renato Russo será lançado pela Garota FM Books

O que faz alguém se tornar um poeta? Qual é o limite que diferencia um compositor de canções de um escritor de poemas? Em muitos casos, essa linha tênue quase não existe. E, com a música popular brasileira, em que as letras carregam uma importância poética, essa divisão se torna, por vezes, inexistente. A partir dessas reflexões, surge o livro "Renato, O Russo", escrito pela doutora em literatura brasileira, Julliany Mucury.

A pesquisadora estava em um evento sobre Renato Russo (1960 - 1996) quando se deparou com o questionamento: "Ele era um poeta?". Com isso, encontrou o mote para o projeto de pesquisa de seu doutorado na Universidade de Brasília (UNB). Mais de uma década depois, esse trabalho será publicado pela Garota FM Books.

"A pesquisa foi feita em cima de tudo que já foi publicado sobre ele, desde as biografias, livros sobre sua vida, os livros que são publicações a partir de seus escritos pessoais e também outros trabalhos acadêmicos. Estudei todas as letras de Renato e foquei em 29 de autoria exclusiva dele", explica sobre a produção.

Segundo ela, a obra tenta compreender como Renato Manfredini Júnior, o nome de nascença do artista, se tornou Renato Russo. "Vai desde o início de sua carreira até o fim dela, com sua morte, e abarcando não só as letras que ele compôs junto com Dado e Bonfá, mas as que escreveu sozinho. Isto desenha um projeto artístico que fica muito claro ao longo da leitura do meu livro", afirma.

A publicação, que começa de uma parceria de Julliany com a proprietária da editora, Chris Fuscaldo, será feita no período em que marca os 25 anos da morte do cantor. Agora, está em processo de financiamento coletivo na plataforma Catarse.

A meta da campanha busca atingir R$ 35.000 nas próximas duas semanas. Os apoiadores podem escolher entre várias recompensas. Quem pagar, por exemplo, R$ 59 poderá receber o livro com entrega prevista para dezembro deste ano.

"Ainda falar sobre Renato, mesmo 25 anos depois de sua morte, é importante porque seu legado não se esgota. Cada novo olhar e perspectiva sobre seu trabalho revela algo novo - e isso atesta a riqueza do que ele deixou escrito e musicado. Temos de dar valor aos nossos músicos, às histórias deles e o que deixaram para a posteridade", pontua a autora. "As letras de canções do Renato ainda fazem sentido e conversam com os corações dos indivíduos porque suas questões ainda pulsam, são nossas", finaliza.

Renato, O Russo

Onde: Catarse
Mais informações: site da Garota FM Books

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?