"Quero no fim de semana/ Violão, sardinha e pão", cantou Nelson Gonçalves. Se o músico pediu, vamos de sardinha? Por aqui, não falta. Produto típico da cultura praiana, a sardinha — fresca, congelada, seca ou enlatada — integra a culinária cearense. Não seria diferente: são quase 600 quilômetros de litoral no Estado. Com esse peixe pequenino, mas tão cheio de sabor e nutrientes, é possível realizar diversos preparos na cozinha.
As sardinhas medem cerca de 25 centímetros. Como vivem em grandes cardumes de águas consideradas rasas, são facilmente encontradas. Quando frescas ou congeladas, podem ser assadas, cozidas, grelhadas ou fritas. Quem confirma é o chef Jean Ribeiro, do Hotel Brasil Tropical.
Já as populares sardinhas enlatadas são processadas sob temperaturas altas e armazenadas em embalagens esterilizadas. No Brasil, este produto pode ser comercializado sob duas categorias: em conserva ao natural, com água saturada de sal fraca; e em azeite de oliva ou outro óleo comestível. Ambas podem ser acrescidas ou não de temperos.
Dica do Chef
No caso do insumo congelado, o chef Jean Ribeiro indica: "Se for preparar a sardinha amanhã, por exemplo, deve-se retirar do congelador hoje, colocar na geladeira e esperar descongelar. Não há riscos de contaminação ao descongelar dessa forma".
Na hora da compra, o consumidor deve "ficar atento ao tratamento que o lugar dá ao peixe". Aspectos como limpeza, umidade e brilho do insumo podem ser verificados.
Sobre as sardinhas enlatadas, o chef sinaliza: "O que muda mesmo é a marca". Para quem ainda não experimentou, ele recomenda o preparo da sardinha fresca: "Muito mais gostosa!".
Paixão por sardinha
Herlon Alves, assistente social, é apaixonado por sardinha desde a infância. A relação surgiu com o "macarrão com sardinha da escola", conta. O prato era servido uma vez por semana, na hora do lanche. "Aí não tem como esquecer! Bom demais!", emenda. Com o tempo, experimentou outras receitas, como as de origem portuguesa. Ele consome diversos tipos de sardinhas, mas prefere as frescas. Em casa, seus preparos prediletos são "sardinha na salada de folhas" e "sardinha ao forno, assada com tomates cerejas, azeite, salsa e suco de limão, acompanhada de arroz com brócolis".
Receita
Sardinha da Vovó
Ingredientes
2 sardinhas
100g de pimentões vermelho, amarelo, verde
100g de cebola
50g de salsão
200 ml de azeite
200 ml de vinagre
100g de cuscuz marroquinho
sal e pimenta a gosto
Preparo
Limpe bem a sardinha e coloque tudo em uma panela de pressão
Cozinhe por uma hora
Com o molho, refogue o cuscuz
Mais memória
O Festival da Sardinha acontece anualmente na Praia da Caponga, no município de Cascavel, a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza. Desde 2008, o evento gastronômico busca difundir e valorizar o consumo desse pescado — considerado em outro tempo como apenas uma isca. As atividades, paralisadas por conta da Covid-19, têm previsão de retorno para dezembro deste ano. O idealizador Mamede Rebouças comenta: "A sardinha tem representatividade mundial. Meu pai também comprava muitas latas de sardinha para a gente almoçar. É algo popular e muito prático". Segundo Mamede, a sardinha tem "gosto forte". Ele também é proprietário do Delícias das Jangadas (do Hotel Jangadas). Com conceito "barraca e restaurante", o empreendimento está localizado em Águas Belas, ainda em Cascavel. No menu, as sardinhas fritas e marinadas são destaques.
Mais info: @deliciasdasjangadas
Produtor Local
Também no município de Cascavel, na Praia da Caponga, está localizado o restaurante Bezerrinha. Com mais de 60 anos de atuação, o lugar tem diversos pratos com a sardinha como protagonista. O proprietário, Airon Camilo, cita: "bolinha frita, acarajé de sardinha, sardinha marinada com farofa de cuscuz, moqueca de sardinha e sardinha portuguesa".
Mais informações: @bezerrinharestaurantede
Em conserva
Primeira indústria de sardinhas e atuns em conserva na Região Nordeste do Brasil, a Robinson Crusoe promete sardinhas com textura macia e consistente, sabor apurado, ricas em nutrientes, sem adição de conservantes. Instalada no município de São Gonçalo do Amarante, a marca produz as sardinhas de forma artesanal, com processo de duplo cozimento — o que garante, segundo o diretor industrial Roberto Louzàn, um produto limpo e saudável, com “qualidade, segurança e sabor único”. De acordo com Roberto, as sardinhas representam 70% da produção da empresa.
Curiosidades
- A sardinha é o peixe mais pescado na costa brasileira;
- A espécie mais comum é a Sardinella brasiliensis, também conhecida como “sardinha-verdadeira”;
- Rica em proteínas, ômega 3, fósforo, triptófano, vitamina B12, vitamina D e cálcio.
Fontes: Robinson Crusoe e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Mapa da sardinha
Mercadinhos São Luiz
sardinhas congeladas e enlatadas
Onde: lojas Dunas, Oliveira Paiva, Pontes Vieira, Cocó, Virgílio Távora, Cambeba, Juazeiro do Norte, Santos Dumont, Alphaville, Pátio Água e Edilson Brasil Soares
Mais informações: https://linktr.ee/mercadinhossaoluiz
Contato: (85) 9 9115-2836
Mercado dos Peixes
sardinhas frescas e congeladas
Onde: av. Beira Mar, 3479 - Meireles
Jean Veleiro
sardinhas frescas e congeladas
Onde: rua Professor Álvaro Costa, 336 - Vicente Pinzon
Mais informações: @jeanveleiros
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui