Um ano antes da Covid se tornar o centro dos assuntos, a Jacquemus, de Simon Porte Jacquemus, exibiu sua coleção a céu aberto. Quem não se lembra daquela invasão rosa, um quilométrico tapete passarela posto em um campo de lavanda na França, replicado milhares de vezes no feed do Instagram? A referência não estava só neste conjunto, aparentemente, só por isso, impactante, mas sim, também, na mistura com girassóis (maxi e não óbvios, só o contraste da silhueta, por exemplo), rendendo o print da época, como agora.
Há pouco mais de dois meses, houve uma retomada da flor, com as coleções em alusão ao São João. A flor, de matuta, porém, não tem nada. Nem mesmo o estilo de Falcão, pode contrariar. Eduardo Amarante, designer de moda querido por celebridades, veste atualmente a influencer Virginia Fonseca (26,6 milhões seguidores), esposa do cantor e compositor Zé Felipe, lançou "Bahia", com modelos de vestidos com maxi girassóis, nascidos de uma estampa feita à mão. As peças, recém-chegadas em uma multimarcas em Fortaleza (indício de mais girassóis "desfilados" em breve por aí), conquistaram de Elba Ramalho a Juliette.
Por falar na ex-BBB 2021, ainda durante o confinamento, contribuiu para o sucesso do girassol, não só na moda, incorporado depois com o look de Amarante escolhido para um shooting em meio à natureza, mas na música. A aspirante a cantora, na época, deu voz a "Girassol", de Priscilla Alcantara e Whindersson Nunes. O single, de 2020, graças à ex-sister, ganhou nova repercussão, em um momento ainda emblemático para o mundo, no segundo ano da pandemia. "Eu quero dar mais valor até o calor do sol / Que eu esteja preparado pra quem me conduz / Que eu seja todo dia como um girassol / De costas pro escuro e de frente pra luz", fala a letra, aquecendo corações. O encontro com a flor também veio no início do ano com o anúncio da Pantone. Grande oráculo do mundo fashion e do design projetou Illuminating (dupla com o Ultimate Gray) para os principais lançamentos de 2021-2022. Tal e feito.
Mais recentemente, no início do último mês, Giovanna Gripp e Nathalia Petrone, da Lasso, deram as boas vindas à primavera com "A coleção que vem para celebrar os 11 anos da marca", "Flor do Sol". "É aquela que segue sempre a caminhada do sol, o sentido da luz, buscando calor, vitalidade e felicidade.", definem as irmãs e empresárias, sobre o símbolo que inspirou as peças, indo além de "roupas para ficar em casa" (Paulinha Sampaio, a fashion star musa da Lasso, ensina. Clicou um dos looks nas plantações de girassóis em Saint-Émilion na França). O mood solar, vindo de lá e repercutido no Ceará, pela concepção de Giovanna e Nathalia, é mais do que moda, uma ideia, traduzem, vestível. Imprimem valores, listam, como "A positividade, beleza e resiliência"; mesmo pilar de Cândida Autoral.
Marca da designer cearense Cândida Lopes aposta em tees, vestidos e colar, todos com o motivo floral bordado à mão. "O girassol para mim simboliza otimismo, força, companheirismo e simplicidade.", comenta a estilista. "Acho lindo eles estarem sempre voltados para o sol e quando ele não está presente eles se voltam uns para os outros, assim permanecem vivos. Tenho grupos de amigas que tem como símbolo o girassol. Eles nunca estão sozinhos", conceitua.
A vez da flor
“A verdade é que o girassol é a flor do momento, nunca essa flor foi tão desejada como agora...”, percebe Sybelle Lucena, fundadora da floricultura Alexia Flores. Para a empresária, é “Uma flor que leva às pessoas uma energia única por tudo que representa... não há como receber um girassol e não soltar aquele sorriso junto com o sentimento mais animador, a alegria!” "Também tenho visto muitos laços de amizade sendo fortalecidos e até reconquistados com essa flor tão especial!”, é testemunha.
“Eu mesma como proprietária de floricultura e com tantas opções de flores a admirar sempre fui muito apaixonada e indico sempre aos meus clientes assim como presenteio amigos também!”, conta Sybelle. O girassol, se identifica, é “Uma flor universal que tenho visto fazer a felicidade e união de muitas pessoas!”
Um conceito
Em "A Verdade Nua e Crua" (2009), a produtora de TV Abby Richter (Katherine Heigl), ao chegar em um hotel, para conferir os passos de sua mina de audiência, o apresentador Mike Chadway (Gerard Butler), exige um "quarto nascente"; quer acordar com o sol da manhã. Na verdade, é seu lado controlador, até nisso, mas é também um conceito, refletido na preferência e estilo de vida. Em 2014, os arquitetos Cadaval & Solà-Morales, por exemplo, entregaram a Casa Girassol, na Espanha. O projeto foi feito baseado no comportamento da flor, sempre para o sol. Compartimentos em caixas com frente de vidro.
+ Décor
O estilo Kitsch, aos novatos sobre o termo, designa aquilo que pertence ao brega, coisas vulgares ou sem valor. Os girassóis, presentes em chitas e em artigos de cozinha, além de todo festivo junino, controversamente estariam nesta classificação, para quem o julga, por essas razões, cafona. Mas engana-se que não o olha com potencial. A estética de que girassol é luz se sobressai, ao conhecê-la. Associada ao rústico, é possível chegar a propostas como estas das fotos: opções para um novo ambiente em casa.
Na playlist
- "Girassol", Priscilla Alcantara e Whindersson Nunes
- "Sunflower", Vol. 6, Harry Styles
- "Flower boy", Tyler, The Creator
(Disponível em Spotfy, YouTube Music, Deezer)
Onde encontrar
Amazon
Floricultura Alexia Flores
Mais informações: (85) 98840.8696
Kato Flores & Conceito
Mais informações: (85) 99629-0057
Cândida Autoral
Mais informações: (85) 98147-8276
@candida.autoral na Loja Cena Autoral
Lasso
Mais informações: (85) 99826-1172
The Closet
Mais informações: (85) 98220-8184
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui