Logo O POVO+
"Venom: Tempo de Carnificina" estreia nos cinemas brasileiros
Vida & Arte

"Venom: Tempo de Carnificina" estreia nos cinemas brasileiros

Venom 2 estreia nesta quinta-feira, 7, nos cinemas do Brasil. Confira o que sabemos sobre a sequência de "Venom" (2018)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tom Hardy retorna com "Venom", um dos personagens mais complexos do Universo Marvel, para terceiro filme da franquia (Foto: Divulgação/Courtesy Sony Pictures Entertainment)
Foto: Divulgação/Courtesy Sony Pictures Entertainment Tom Hardy retorna com "Venom", um dos personagens mais complexos do Universo Marvel, para terceiro filme da franquia

Venom, um dos maiores inimigos do super-herói Homem-Aranha, enfrentará outro vilão — tão letal quanto ele: o Carnificina. Uma das produções mais aguardadas pelos fãs do Universo Marvel neste ano, "Venom: Tempos de Carnificina" (2021) chega exclusivamente aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 7. Dirigido por Andy Serkis (das franquias "O Senhor dos Anéis" e "Planeta dos Macacos"), o longa-metragem é estrelado por Tom Hardy e Woody Harrelson. O filme, popularmente denominado "Venom 2", conta com a distribuição da Columbia Pictures, com produção da Sony Pictures em associação com a Marvel.

Após três anos do primeiro longa, Tom Hardy retorna aos cinemas como um dos personagens mais intrigantes do Universo Marvel. Nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics, o "protetor letal" Venom é um "simbionte" alienígena, criatura que sustenta um tipo de conexão com seu hospedeiro, como numa simbiose (associação entre dois organismos de espécies diferentes). O anti-herói foi criado por David Michelinie e Todd McFarlane. Na franquia de filmes, Venom conserva certos aspectos dos gibis, mas não tem relação direta com o Homem-Aranha. As produções são independentes.

Em "Venom" (2018), o jornalista Eddie Brock (Tom Hardy) investiga um cientista suspeito de realizar experimentos letais com pessoas como cobaias. Ao ter contato com um simbionte, ganha poderes e dá vida ao Venom — que sobrevive alimentando-se de carne fresca de humanos. Entre conflitos e reviravoltas, jornalista e criatura acabam familiarizados. O desenvolvimento dessa relação é o ponto de partida para a sequência. "Venom 2" se passa um ano após a trama do primeiro filme da franquia.

Já o ator Woody Harrelson dá vida ao serial killer Cletus Kasady. Neste segundo longa, Eddie entrevista o criminoso enquanto jornalista. Nos quadrinhos da Marvel, o antagonista Carnificina (criado por David Michelinie e Mark Bagley) está ligado a Cletus. A continuação parece seguir esse vínculo. Na cena inédita divulgada pela Sony Pictures à imprensa, Cletus é condenado à pena de morte. No momento de sua execução, surge o simbionte de variante vermelha Carnificina. O diretor, Andy Serkis, é o responsável pela voz do vilão.

Venom e Carnificina estarão frente a frente. O roteiro é de Kelly Marcel, com história escrita em parceria com Tom Hardy. "Venom: Tempos de Carnificina" ainda conta com Michelle Williams no papel de Anne Weying, ex-esposa de Eddie Brock; e Naomie Harris como Shriek, a vilã mutante parceira de Carnificina e inimiga do Homem-Aranha nos quadrinhos. Na produção, além de Kelly e Tom, participam Avi Arad, Matt Tolmach, Amy Pascal e Hutch Parker. Barry Waldman, Jonathan Cavendish e Ruben Fleischer são os produtores executivos da obra.

1ª melhor bilheteria

em estreia nos Estados Unidos, desde a pandemia da Covid-19. Segundo o portal The Wrap, Venom 2 obteve US$ 90,1 milhões no país no último fim de semana, superando “Viúva Negra”, de Scarlett Johansson

Avaliações

59% de aprovação da crítica especializada

85% de aprovação do público

O que diz a crítica?

A sequência é direcionada aos fãs da relação cômica entre o hospedeiro Eddie e o simbionte Venom. O filme dá ainda mais ênfase à dinâmica de humor dos dois — o que pode ser bobo, mas de um modo assertivo para o grande público.

E o público?

A audiência classifica a produção como um filme que mistura ação e comédia. O público enfatiza não só as cenas de luta, mas também os momentos divertidos do longa. Destaque para a surpresa das cenas pós-créditos ao final.

Fonte: plataforma Rotten Tomatoes, agregador de críticas de cinema e televisão

"É uma história de amor"

— Andy Serkis, diretor de "Venom: Tempo de Carnificina", sobre como Eddie e Venom precisam um do outro, em texto divulgado pela produção do longa-metragem

Sem spoilers!

Em vídeo publicado no Twitter, o ator Tom Hardy pediu aos fãs para que não divulgassem o final de Venom 2.

Venom 3?

Tom Hardy disse, em entrevista à revista Esquire, que tem ideias para o terceiro filme. A continuação, contudo, depende do sucesso de Venom 2 nas bilheterias. E mais: o ator, produtor e roteirista afirmou que adoraria assistir ao Homem-Aranha de Tom Holland na sequência.

Curiosidade

Venom foi interpretado por Topher Grace em sua primeira aparição nos cinemas. A estreia do personagem das HQ's para as grandes telas aconteceu em "Homem Aranha 3" (2007). Homem-Aranha (Tobey Maguire) precisa enfrentar os vilões Harry Osborn (James Franco), Homem-Areia (Thomas Haden Church) e Venom. Contudo, não há elo entre essa versão e a franquia de 2018.

Ingressos

Nas principais salas de cinema do País, o filme ganha sessões especiais. O público também pode adquirir ingressos para qualquer sessão desta semana de estreia. Em Fortaleza, o longa-metragem chega às redes:

- Centerplex: Grand Shopping Messejana e Via Sul Shopping;
- Cinépolis: North Shopping Jóquei, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy;
- Kinoplex: North Shopping;
- UCI de Cinemas: Iguatemi Fortaleza e Shopping Parangaba.

Mais informações: venomtempodecarnificina.sonypictures.com.br/

Venom: Tempo de Carnificina

Quando: nesta quinta-feira, 7

Onde: nos cinemas

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?