Logo O POVO+
Mostra Sesc Cariri de Culturas movimenta ruas da região; veja programação
Vida & Arte

Mostra Sesc Cariri de Culturas movimenta ruas da região; veja programação

23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas oferece atividades gratuitas, que serão transmitidas on-line
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No Teatro Sesc Adalberto Vamozi, localizado no Crato, Nonato Lima apresentou o show 'Brasiliando' na quinta, 11 (Foto: JR Panela / divulgação)
Foto: JR Panela / divulgação No Teatro Sesc Adalberto Vamozi, localizado no Crato, Nonato Lima apresentou o show 'Brasiliando' na quinta, 11

Palhaço Mateu, rei, rainha, contramestre, guerreiros, capitão, embaixadores, príncipe, princesa, jaraguá, burrinha, boi e bode nas ruas; poesia, performance, música e audiovisual nos palcos e bibliotecas: arte e saberes populares colorem as calçadas de todo o Cariri durante a 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Iniciada no último sábado, 7, a programação em formato híbrido segue até amanhã, 14.

Com o objetivo de fortalecer o patrimônio natural e cultural do Cariri cearense e difundir a tradição do Ceará Profundo, a Mostra Sesc reúne pesquisadores, artistas e público em torno de apresentações, ações formativas e mesas de debate abertas ao público e transmitidas virtualmente no Youtube e no Instagram do Sesc Ceará, assim como na Fecoplay, plataforma de streaming da Fecomércio Ceará. Neste ano, o evento conta com 114 coletivos e artistas selecionados no edital de 2020, além de 50 grupos de tradição popular.

Hoje, às 16 horas, acontece a inauguração do Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva — atividade presencial que será transmitida nas redes sociais da Mostra Sesc. Reunião de saberes e memórias dos mestres da cultura no Cariri, os museus orgânicos celebram as tradições e histórias de personagens como Mestre Nena. Nascido no Crato, o menino Francisco Gomes Novaes começou a brincar no reisado de congo do Mestre Móises Ricardo ainda aos 12 anos. Hoje, aos 70, Mestre Nena comanda o Bacamarteiros da Paz em Juazeiro do Norte.

Em seu museu orgânico na cidade de Juazeiro, Mestre Nena recebe os visitantes com café quente e contos e causos para partilhar. No acervo, fotos, vestes e instrumentos do Bacamarteiros da Paz conta a história do tradicional grupo que transforma o cangaço em arte pelas ruas do Cariri. "Eu me sinto muito feliz com esse museu orgânico. Enquanto eu for vivo, eu vou brincar reisado", assegura.

Neste sábado, a banda Donaleda apresenta o show "This Is Reggae Music Made In Ceará" às 20 horas no Teatro Sesc Patativa do Assaré em Juazeiro do Norte. A performance do grupo será transmitida ao vivo. Toda a programação da Mostra Sesc está disponível no site www.mostrasescdeculturas.com.br. (A repórter Bruna Forte viajou ao Cariri a convite do Sesc Ceará)

Mostra Sesc Cariri de Culturas

Onde: no Youtube e no Instagram do Sesc Ceará, assim como na Fecoplay

Mais informações: no site www.mostrasescdeculturas.com.br

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?