Logo O POVO+
"Em Casa com os Gil": Reality reúne família Gil em preparação para turnê
Vida & Arte

"Em Casa com os Gil": Reality reúne família Gil em preparação para turnê

Série "Em Casa Com Os Gil" acompanha a preparação de Gilberto Gil e família para turnê internacional em celebração aos 80 anos do cantor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Série documental
Foto: Reprodução/Prime Video Série documental "Em Casa Com Os Gil" mostra a preparação de Gilberto Gil e de sua família para a turnê "Nós, a Gente"

Em junho de 2021, Gilberto Gil e família se reuniram em uma casa em Araras, região serrana do Rio de Janeiro, pela comemoração do então aniversário de 79 anos do cantor e compositor baiano. Entretanto, esse não foi o único motivo de estarem juntos: aconteceu ali o planejamento para uma turnê inédita dos Gils na Europa e na África.

"Gil" no plural, sim, porque todas as gerações subiriam ao palco, e com uma celebração importante: os 80 anos de Gilberto, a serem completados em 26 de junho de 2022. Em meio a isso, surgiu a série documental "Em Casa com os Gil", que estreia na plataforma de streaming Amazon Prime Video nesta sexta-feira, 24.

Confira trailer:

Dividida em cinco episódios, a produção apresenta os bastidores das reuniões realizadas em Araras. Em cena estão, além de Gilberto, Flora, Bela, Preta, Flor, Nara, Bem, Maria Bento e outros familiares — incluindo crianças — que interagem entre si e ajudam a construir a dinâmica. É possível acompanhar desde a escolha do repertório da turnê — intitulada 'Nós, A Gente', que estreia em 26 de junho, na Alemanha — até discussões sobre racismo e conflitos da família.

As cenas foram registradas a partir do olhar externo de cineastas. Como argumenta o diretor Andrucha Waddington, a equipe de produção "desapareceu" das gravações e foi usado um roteiro — elaborado pelo pesquisador musical Hermano Vianna — como "pauta" para gerar "conversas que acontecessem naturalmente dentro dos encontros que ocorriam dentro desse confinamento". Assim, não era "simplesmente um documentarista fazendo uma pergunta" ou então um "reality explorando as partes mais desagradáveis para gerar audiência".

Pelo contrário: o objetivo era apresentar as delicadezas e trabalhar "o inesperado" a partir da espontaneidade dos participantes. Para evitar contaminações pela covid-19, a equipe passou por período de isolamento. "Produzimos a série em um momento no qual o mundo estava parado, e acho que fizemos uma 'polaroide' muito poderosa, retratando uma família que admiro muito e que acho que vai fazer o mundo pensar bastante sobre o que é uma família", acrescenta Andrucha.

Inevitavelmente protagonista da série, Gilberto Gil compartilhou que um dos desafios para o projeto foi "oferecer uma jornada audiovisual de sons, música e conversas que fosse interessante para o público", focando em personalidades conhecidas e, no fim, em uma família.

Série "Em Casa Com Os Gil" é lançada em meio à celebração de 80 anos de Gilberto Gil(Foto: Reprodução/Prime Video)
Foto: Reprodução/Prime Video Série "Em Casa Com Os Gil" é lançada em meio à celebração de 80 anos de Gilberto Gil

"O desafio, para mim, era esse: algo que fosse palatável no sentido contemporâneo da imagem, da televisão, do documental, do filme… Em que medida nossa família poderia suprir esse papel de estar em foco como um grupo que despertasse interesse nas pessoas através do seu discurso, desempenho, da sua voz, da sua música e do seu convívio", revelou.

Ao longo dos episódios, há discussões sobre diversidade, racismo e outras temáticas que permeiam debates atuais. Questionada sobre o poder de representatividade, reflexão e "autoestima" dos "Gil" para famílias e pessoas negras, Preta pontua sobre a naturalidade desses movimentos para os participantes.

"Hoje em dia falamos sobre 'representatividade' como algo que pode parecer fluído para algumas pessoas, mas que para quem se vê espelhado em uma tela é muito importante", inicia. "A série mostra o quanto nossas questões são naturais e discutidas na intimidade da nossa família. Passamos uma verdade do que é, para nós, sermos pessoas negras e mestiças, questões que cada um de sua geração passou quanto a alguns preconceitos e algumas opressões", avança.

"As pessoas vão se identificar principalmente por falarmos e colocarmos esses assuntos da maneira mais natural e mais verdadeira possível. Acredito que muitos podem se identificar, sim, com a nossa história e com a nossa verdade", segue. "Foi um convívio absolutamente natural. Com conflitos, sim, mas os que temos são aqueles ali, é meu pai implicando com o Flamengo, brigando com o Bem por causa de futebol, é o Bento (neto de Gilberto) instigando as discussões da família, então acho que a série é muito fiel ao que somos de verdade e no nosso dia a dia", afirma Preta.

Série documental "Em Casa Com Os Gil" mostra a preparação de Gilberto Gil e de sua família para a turnê "Nós, a Gente"(Foto: Reprodução/Prime Video)
Foto: Reprodução/Prime Video Série documental "Em Casa Com Os Gil" mostra a preparação de Gilberto Gil e de sua família para a turnê "Nós, a Gente"

As histórias não se encerram em "Em Casa Com Os Gil", afinal, vem aí uma nova temporada, desta vez intitulada "Viajando Com Os Gil", que apresentará os bastidores da turnê europeia da família. "A primeira temporada foi um olhar atrás da cortina dessa família tão admirada e respeitada, momento de vê-la nas intimidades", aponta Malu Miranda, head de conteúdo original brasileiro para o Amazon Studios. "Poder ver isso na estrada, e tudo que vem com isso — os amigos se encontrando, as histórias que vão acontecendo — terá muito mais espontaneidade. Será uma oportunidade de trazer e costurar esses shows ao longo do caminho. Será uma segunda temporada cheia de encontros", torce.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Em Casa ComOs Gil

Quando: sexta-feira, 24 de junho

Onde: Amazon Prime Video

 

O que você achou desse conteúdo?