Muita história ele tem pra contar, assim como nos versos da canção “Pavão Mysterioso”. A exposição “Ednardo Multi Midia” chega ao Museu de Arte e do Som do Ceará em homenagem aos 50 anos da carreira de um dos maiores nomes da música brasileira, o cearense Ednardo. Com abertura neste sábado, 7, às 18 horas, na Praça do MIS, a exposição convida o público para uma imersão visual e sonora nas vivências de um patrimônio cultural vivo do Ceará. O cantor estará presente no evento de abertura.
A mostra traz produções inéditas das linguagens do multiartista. Desta vez, Ednardo assina pinturas jamais reveladas ao público, poemas eróticos e o roteiro visual de sua própria história. “Tudo começou quando estávamos produzindo a vídeo reportagem ‘Ednardo Conectames: Canções e Caminhos’ (disponível no YouTube do Sesc Ceará), que idealizei e dirigi”, começa a diretora Maira Sales.
“Na nossa ida para o estúdio do Clezer Sales, conversando sobre as tirinhas e os poemas eróticos, propus uma performance e a produção de produtos. Depois Ednardo vai ao MIS e se encanta com a sala imersiva, que o deixou repleto de ideias. Pensando na exposição dos 50 anos de carreira, tínhamos que mostrar tanto o acervo quanto as obras inéditas, daí criei uma exposição interativa”, explica.
A proposta reúne a trajetória de vida e carreira do cantor através de fitas k7, fitas u-matic, capas de LPs, troféus, imagens de shows e fotos compiladas em um Vídeo Mapping DOC (técnica que projeta um vídeo em planos tridimensionais). Tudo narrado por Ednardo e embalado por canções como “Pavão Mysteriozo”, “Terral” e “Longarinas”.
“É um marco importante, pois vêm ao conhecimento público meus desenhos e pinturas. Desenho e pinto quadros desde a década de 1960 até os dias atuais e, até então, não havia tornado pública esta atividade artística. Muita gente que conhecia me dizia para realizar uma exposição, mas lógico que no tempo da ditadura seria debalde o esforço de tentar publicá-las, seriam com certeza censuradas e poderiam até mover uma espécie de perseguição à minha pessoa artística e física”, compartilha Ednardo em entrevista ao Vida&Arte.
Com exclusividade, o cantor adianta que os quadros e desenhos assinados por ele devem ganhar uma nova exposição, na Pinacoteca do Ceará, em breve.
Para o cantor, o maior desafio na produção foi elaborar um roteiro que sintetizasse os anos de carreira em um vídeo de 15 minutos. “A diretora Maira Sales consegue, com sensibilidade e acuidade aos detalhes, abordar com talento e também conta com a equipe, entre os quais o diretor de fotografia e imagens Clezer Sales e o editor de imagens João André. São exímios profissionais”, comenta.
Homenageado aos 78 anos, ele defende que o reconhecimento de artistas aconteça ainda em vida. “Aqui no Brasil, existe esta mania que não acho boa: muitas vezes os artistas sofrem bastante com os descasos e as dificuldades; no entanto, após o desaparecimento físico, chovem em abundância elogios, reconhecimentos e muitos outros prêmios pós-morte. Isto não tem graça nenhuma”, opina.
Para os curiosos e ansiosos para a imersão no mundo de Ednardo, Maira adianta detalhes da experiência. “O vídeo abre com uma visão panorâmica do mar de Fortaleza, do dia a dia da cidade adentrando no MIS, ao som de ‘Terral’. No painel de led da entrada principal nos deparamos com imagens do Ednardo cantando em show ao vivo. Na sequência, as atrizes Lila Almeida e Milza Gama performam e declamam seus poemas eróticos em cenas sensuais”, descreve. A produção encerra com Ednardo caminhando pela praia de Iracema ao som de “Longarinas”.
Ilustração do Pavão Mysteriozo desenhada por Eduardo também será projetada nas paredes do MIS. “Nesta obra, ele une o pincel, o lápis, ao mouse do computador. São desenhos, colagens e efeitos especiais que pairam em sua imaginação”, define.
Leia com música
O Vida&Arte preparou uma playlist exclusiva com músicas do cantor Ednardo para inspirar a leitura e a imersão na exposição. Aproveite a playlist Ednardo&Arte.
Abertura da exposição "Ednardo Multi Midia"