A terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) está marcada para acontecer entre os dias 8 a 12 de novembro, em Belém, no Pará. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).
Para a edição de 2023, foram selecionados pelo órgão federal 260 empreendedores do País, sendo 60 de estados do Nordeste. Do Ceará, serão ao todo oito, divididos entre as áreas de Dança (2), Circo (1), Design (1), Hip Hop (2) e Teatro (2). A lista pode ser encontrada aqui.
LEIA TAMBÉM| Criolo e Soja participam de festival na Praia do Preá em dezembro
O governo federal investiu em um edital para ajudar no deslocamento dos empreendedores e criadores, tendo investido mais de R$ 1,1 milhão nele. Os participantes da região Nordeste receberão mais de R$ 4,7 milhões para ajudar com os custos da viagem.
O evento tem como objetivo impulsionar o crescimento dos setores criativos, estimular a internacionalização da produção cultural nacional, facilitar a circulação de bens e serviços culturais e promover a profissionalização dos agentes desta área.
O MICBR 2023 contempla 15 setores, com a presença de criadores, empreendedores e empresas, sendo eles: artes técnicas , artesanato, artes visuais, audiovisual & animação, circo, dança, design, editorial, gastronomia, hip hop, jogos eletrônicos, música, moda, museus e patrimônio e teatro.
Na programação estão previstas palestras magnas, rodadas de negócios, painéis e oficinas, mentorias, cozinha show e feira, showcases e espetáculos musicais.
3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)