O humorista Augusto César Barreto Oliveira, de 73 anos, conhecido como Augusto Bonequeiro, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital privado de Fortaleza desde o dia 22 de agosto. O ventríloquo é diagnosticado com Parkinson há, pelo menos, 13 anos.
A família criou uma vaquinha para arrecadar recursos para os cuidados do artista, que vive em uma residência de apoio para idosos.
Os maiores gastos são para a compra de alimentos, custeio da residência de idosos e contratação de profissionais. A ajuda deve ser enviada por meio do PIX no nome do humorista, cadastrado nas seguintes chaves: (85) 99982.3867 e bonekeiro@gmail.com.
Amigo e companheiro de trabalho de Augusto, Lailtinho Brega organiza para a próxima quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, um show solidário com grandes nomes do humor cearense a fim de arrecadar verba para manter o tratamento do Bonequeiro.
A primeira sessão acontece na Arena do Humor, às 19 horas, com entradas a R$ 50. O horário e o valor do ingresso da segunda sessão, que acontece no Ai Dento Comedy, ainda não foram divulgados.
“A gente pensou em uma forma de colaborar e entendemos que poderíamos fazer um show destinado ao pagamento das despesas do Augusto Bonequeiro. Houve uma solidariedade de toda a comunidade do humor e de alguns atores para fazer esse show", comenta.
LEIA TAMBÉM | Aos 70 anos, Augusto Bonequeiro mantém viva a arte de "botar boneco"
O humorista continua: “O Augusto chegou nesse mercado do humor e, com o tempo, eu o coloquei em cima do palco e ele foi fazendo uma mutação, se tornando um dos melhores shows do Brasil”.
O show solidário conta 12 nomes importantes na cena do humor cearense, entre eles o próprio Lailtinho, Luana do Crato, Titela e Mastrogilda. Esta última, referência em comédia no Estado, afirma que Augusto tem “humor refinado e inteligentíssimo”.
“O Augusto foi um dos primeiros nomes do Ceará a trabalhar com essa técnica de bonecos, ele conseguiu conquistar um monte cearenses”, destaca Mastrogilda.
Augusto nasceu em 1951 na cidade de Escada, em Pernambuco. O humorista fez parte do Teatroneco e ajudou a fundar o Grupo Folguedo de Teatro de Bonecos, o Grupo Bonecos e Mamulengos e o núcleo cearense da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.
Residente de Fortaleza desde o início dos anos 1980, firmou sua importância como mestre com trabalhos culturais de destaque nacional e internacional. "Isso tudo me dá a certeza de que eu não fui um artista em vão, eu fiz parte da formação de dezenas de artistas, educadores, de gente ligada à cultura", pontuou em entrevista ao O POVO em 2021.
Colaborou Lara Montezuma e Raquel Aquino
Doações por meio das chaves PIX: (85) 99982.3867 e bonekeiro@gmail.com
Como doar para o tratamento de Augusto Bonequeiro
Doações por meio das chaves PIX: (85) 99982-3867 e bonekeiro@gmail.com
Shows de humor solidários para arrecadar recursos
Quando: quinta-feira, 12, às 19 horas; sexta-feira, 13, com horário a confirmar
Onde: Arena do Humor (av. Beira Mar, 3221 - Meireles) e Ai Dentu Comedy (av. Godofredo Macial, 1155 - Parangaba), respectivamente