Uma das obras literárias de maior destaque nacionalmente, “Tieta do Agreste” (1977), irá ganhar uma nova adaptação para as telas do cinema. A próxima versão cinematográfica do romance escrito pelo baiano Jorge Amado terá a atriz Suzana Pires no papel da protagonista.
A novidade foi confirmada pelo The Hollywood Reporter nesta segunda-feira, 14, detalhando que o clássico da literatura brasileira terá direção de Joana Mariani (“Todas as Canções de Amor”, 2018, e “Meu Sangue Ferve por Você”, 2023).
“O objetivo é reimaginar Tieta através de uma lente feminina”, revelou Eliane Ferreira, fundadora da Muiraquitã Filmes, empresa brasileira responsável pela produção de “Tieta”, ao site estadunidense.
Sem previsão de lançamento, o filme será a segunda adaptação para o cinema e a terceira versão audiovisual do livro que acompanha uma jovem expulsa de Santana do Agreste por seus escândalos amorosos e retorna à cidade natal após anos, agora rica e despertando a curiosidade dos moradores.
Em 1989, “Tieta” virou novela da Globo, do diretor Paulo Ubiratan (1947-1998), com a atriz Betty Faria interpretando a personagem principal. Já em 1996, o alagoano Cacá Diegues (1940-2025) dirigiu o filme “Tieta”, que teve Sônia Braga como protagonista.