Logo O POVO+
Cinema brasileiro em destaque na Federação Internacional de Críticos de Cinema
Vida & Arte

Cinema brasileiro em destaque na Federação Internacional de Críticos de Cinema

"Ainda Estou Aqui" e "Agente Secreto" são finalistas do prêmio da Fipresci
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Filmes selecionados são dirigidos por Walter Salles e Kleber Mendonça Filho (Foto: Sony Pictures/Divulgação e Victor Jucá/Divulgação)
Foto: Sony Pictures/Divulgação e Victor Jucá/Divulgação Filmes selecionados são dirigidos por Walter Salles e Kleber Mendonça Filho

Pela primeira vez, dois filmes brasileiros figuram na reduzida lista de cinco finalistas do prêmio anual da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).  As obras nacionais escolhidas foram “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.

Prestes a completar 100 anos, a Fipresci é uma entidade que reúne jornalistas de cinema ao redor do mundo, independentes ou filiados a associações nacionais, para promover o trabalho da crítica em escala global.

'Ainda Estou Aqui' recebe 47º prêmio; confira os principais

Dentre suas principais atividades estão a formação de júris para festivais internacionais, como Cannes e Berlim, e a entrega do prêmio anual da própria federação.

Prêmio da Crítica Internacional: 'Ainda Estou Aqui' e 'O Agente Secreto' em feito inédito

Neste ano, pela primeira vez dois filmes brasileiros aparecem na lista dos finalistas. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, "Ainda Estou Aqui" surge ao lado de "O Agente Secreto", vencedor dos prêmios de Direção e Ator no 78º Festival de Cannes.

Leia também | Vencedor em Cannes, O Agente Secreto tem data de estreia no Brasil

Os outros concorrentes são "Pecadores", de Ryan Coogler, "O Brutalista", de Brady Corbet, e "Sirat", de Olivier Saxe. No Brasil, todos os críticos filiados à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) podem participar da votação final.

A presença dos dois filmes reflete um cenário de grande repercussão do cinema brasileiro em 2025, principalmente ao reunir produções que estão em momentos tão diferentes da carreira internacional.

Prêmio da Crítica Internacional: filmes seguem fazendo sucesso em 2025

Nesta semana, após grande trajetória de público e celebração, o filme de Walter Salles venceu o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano nos Prêmios Sur, realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. Em sua 19ª edição, a premiação inaugurou a categoria, que passa a ter o longa de Walter Salles como primeiro vencedor de sua história.

Leia mais | Kleber Mendonça Filho: 'O Agente Secreto' foi filme 'difícil', mas experiência 'feliz'

“O Agente Secreto” segue percorrendo festivais internacionais antes da sua estreia brasileira, marcada para o dia 6 de novembro. Com lançamento confirmado em 94 países, a equipe também se prepara para uma intensa campanha ao Oscar liderada pela NEON, distribuidora de “Anora”, último vencedor do Oscar de Melhor Filme.

O prêmio da Fipresci será anunciado ainda neste semestre.

O que você achou desse conteúdo?