Fortaleza recebeu mais uma área de lazer e prática de exercícios: o novo Polo de Lazer do São João do Tauape, instalado em bairro homônimo, foi inaugurado na manhã deste sábado, 5. Com cerca de 7,3 mil metros quadrados, o equipamento recebeu investimento de cerca de R$ 4 milhões vindos do governo estadual.
Localizado na avenida Governador Raul Barbosa e às margens do Parque do Cocó, o espaço conta com quadra poliesportiva de areia, areninha, pista de skate, brinquedopraça e aparelhos de ginástica, além de vestiários e estacionamento. O polo tem ainda uma área verde com trilha arborizada, com sistema de irrigação a ser implantado pela Secretariado Meio Ambiente (Sema), bem como uma passarela sobre a avenida, que está em execução, com investimento de R$ 2 milhões.
No espaço que agora abriga o polo, ficava a antiga fábrica Irmãos Carneiro Indústria de Beneficiamento de Cera de Carnaúba. Com o intuito de preservar a história e uma marca identitária da comunidade do entorno, o projeto preservou a chaminé da antiga fábrica.
“Este é um tipo de obra das que eu gosto mais, porque muda a situação urbana da cidade para melhor. Oferece às pessoas uma oportunidade daquilo que é mais importante para essa moçada aqui, os jovens, idosos, adultos, que é uma área de lazer com qualidade. Então, é muito bacana”, declarou a vice-governadora, Izolda Cela, presente na inauguração.
O governador Camilo Santana (PT), por sua ver, explicou os investimentos em áreas de lazer e esportes. "Um dos grandes desafios de Fortaleza é a questão da segurança e a violência se combate em duas linhas: no trabalho policial e no trabalho de prevenção", afirmou. "A prevenção são as escolas de tempo integral, a criação de espaços de lazer, iluminação pública, criar espaços para reunir as famílias desenvolver as habilidades dos jovens", completa.
Ainda sobre ações no âmbito da segurança, o governador Camilo Santana chamou a atenção para os investimentos que o Estado faz "tanto na polícia quanto na prevenção" da violência. "Desafio um estado do Brasil hoje que tenha feito mais investimento em segurança do que o Ceará. Em todos os aspectos, em pessoal, em inteligência, em estratégia, em tecnologia, em equipamento do que há de mais moderno...", afirmou.
Camilo também comentou sobre o uso do tema durante as campanhas eleitorais de 2022 e disse esperar que "as pessoas façam o debate com seriedade e com franqueza, não com bravata e não só no discurso".
Com informações do repórter Carlos Holanda