Logo O POVO+
Pela 1ª vez, média de pesquisas aponta para 2º turno entre André e Evandro
Reportagem Seriada

Pela 1ª vez, média de pesquisas aponta para 2º turno entre André e Evandro

De acordo com Agregador de Pesquisas O POVO, duelo entre os candidatos do PL e PT se consolida em Fortaleza. André Fernandes e Evandro Leitão ultrapassaram Capitão Wagner (União) na média das últimas pesquisas e se distanciam de José Sarto (PDT)
Episódio 3

Pela 1ª vez, média de pesquisas aponta para 2º turno entre André e Evandro

De acordo com Agregador de Pesquisas O POVO, duelo entre os candidatos do PL e PT se consolida em Fortaleza. André Fernandes e Evandro Leitão ultrapassaram Capitão Wagner (União) na média das últimas pesquisas e se distanciam de José Sarto (PDT)
Episódio 3
Tipo Notícia Por

 

 

O cenário de polarização política nacional tem se consolidado na corrida para Prefeitura de Fortaleza em 2024. Respectivamente candidatos de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) ultrapassaram Capitão Wagner (União) na média das últimas pesquisas eleitorais e assumiram a liderança da intenção de voto do fortalezense. Estagnado, José Sarto (PDT) se mantém na quarta posição.

As informações são do Agregador de Pesquisas O POVO, que aponta pela primeira vez para uma conjuntura mais consolidada de segundo turno entre o deputado federal bolsonarista e o deputado estadual petista. O crescimento de ambos os candidatos é considerável, principalmente ao comparar com o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto.

Ao considerar todas as pesquisas realizadas na Cidade, André Fernandes começou a disputa rumo ao Paço Municipal com uma média de 15% das intenções de voto. No último dia 25 de setembro, ele alcançou os 24,7%. Evandro Leitão, por sua vez, partiu de 10% até chegar aos 22,3%.

 

Média das pesquisas aponta 2º turno entre André e Evandro em Fortaleza

 

Até então líder das intenções de voto em quase todas as pesquisas, Capitão Wagner vê agora sua candidatura apresentar sinais de queda. Tendo começado a busca pelo voto com uma média de 32% da preferência dos eleitores de Fortaleza, o candidato alcançou em 25 de setembro seu menor resultado.

Com 20% das intenções de voto na média das pesquisas, Wagner foi ultrapassado por André e Evandro, passando para a terceira posição no Agregador de Pesquisas O POVO. Sua queda é de 12 pontos percentuais desde o início da campanha.

 

Wagner segue tendência de queda desde o início da campanha

 

Já o atual prefeito José Sarto se mantém com uma campanha estável. Na quarta colocação no Agregador de Pesquisas O POVO, o candidato do PDT começou a disputa eleitoral com uma média de 17,8%. Ele chegou a aparecer com 22,2% em agosto, mas atualmente retornou para 18,2%.

 

Sarto mantém uma média de 18% e candidatura apresenta estagnação

 

Abaixo, confira a média móvel dos principais candidatos à Prefeitura de Fortaleza desde o início da campanha eleitoral.

 

Média dos principais candidatos à Prefeitura de Fortaleza

 

 

Confira todas as pesquisas realizadas em Fortaleza

Para chegar aos dados divulgados acima, Agregador de Pesquisas do O POVO considerou as 27 pesquisas realizadas entre 31 de maio e 25 de setembro de 2024. Mais abaixo, confira todas elas de maneira individual. No gráfico abaixo, use o filtro de lista para ver o comportamento dos candidatos em cada consulta ao eleitorado fortalezense.

 

Todas as pesquisas divulgadas em Fortaleza

 

Já no gráfico abaixo, veja todos as pesquisas realizadas em Fortaleza ao longo do tempo (quanto mais à direita, mais atual a pesquisa é). Abaixo, observe que cada circulo está colorido com a cor do candidato, informando como este apareceu em cada pesquisa realizada.

 

As pesquisas em Fortaleza desde o início da corrida eleitoral

 

 

Para entender os dados acima sobre as Eleições 2024 em Fortaleza

O Agregador de Pesquisas O POVO leva em consideração todas as consultas eleitorais realizadas desde 31 de maio de 2024. A ferramenta monitora e analisa as tendências registradas nas principais cidades brasileiras. Em Fortaleza, 27 pesquisas já foram realizadas até 25 de setembro.

Ao reunir todas elas, o Agregador de Pesquisas O POVO busca proporcionar uma visão contínua das tendências eleitorais. Para isso, é aplicada uma média móvel ponderada que permite que as variações diárias e de diferentes institutos sejam niveladas, oferecendo uma tendência mais fiel ao longo do tempo.

A média móvel ponderada é influenciada diretamente pelos pesos dos institutos e a quantidade de pesquisas realizadas em cada dia, assegurando que as flutuações momentâneas não distorçam a percepção geral das intenções de voto.

Inicialmente a média móvel é calculada com uma distância de dez dias, para suavizar as variações diárias nas intenções de voto e o volume de pesquisas publicadas. À medida em que a eleição se aproxima, o distância da média móvel é reduzida para cinco dias. Essa mudança é feita para refletir mais rapidamente as alterações nas intenções de voto que tendem a ocorrer nesse período final.

Para evitar incorrer em distorções ou vieses, a equipe especializada em cobertura política e eleitoral do O POVO classificou os institutos realizadores de pesquisas, atribuindo pesos diferentes para cada um, considerando seu grau de credibilidade e acerto em eleições anteriores.

> Clique aqui para acessar o Agregador de Pesquisas O POVO

O que você achou desse conteúdo?

Agregador de Pesquisas O POVO

O Agregador de Pesquisas O POVO reúne dados de diversos institutos em 16 cidades brasileiras, incluindo as principais capitais. A proposta é oferecer uma visão ampla das intenções de voto para as Eleições 2024, bem leitura de média móvel ponderada de determinados intervalos de pesquisas. A ferramenta permite o acompanhamento das tendências dos candidatos através de gráficos interativos, destacando variações de desempenho e facilitando a compreensão do cenário político