Logo O POVO+
Da Semana de Arte "sisuda" ao Modernismo plural e "alegre" do Ceará
Reportagem Seriada

Da Semana de Arte "sisuda" ao Modernismo plural e "alegre" do Ceará

Maracajá, Grupo Clã e SCAP: segunda fase do Modernismo no Ceará é marcada por transformações nas múltiplas linguagens artísticas
Episódio 2

Da Semana de Arte "sisuda" ao Modernismo plural e "alegre" do Ceará

Maracajá, Grupo Clã e SCAP: segunda fase do Modernismo no Ceará é marcada por transformações nas múltiplas linguagens artísticas
Episódio 2
Tipo Notícia Por

 

 

“Elles mettem excessiva erudição no que fazem. E bancam sisudez. Nós somos alegres por índole. Em São Paulo, os rapazes para fazer a sua antropofagia precisam dar o laço à gravata. (...) Aqui não. Nós rimos de tudo” (sic), satirizou o jornalista, odontólogo, poeta e político Demócrito Rocha (1888-1943) ao explicar as diferenças entre modernistas do Ceará e de São Paulo nos idos de 1929.

Fundador do jornal O POVO, periódico primordial na consolidação do Modernismo no Ceará, Antônio Garrido — pseudônimo do intelectual — criou a folha modernista Maracajá, suplemento editado também por Paulo Sarasate e Mário de Andrade do Norte, um indício do Modernismo telúrico nas terras de Iracema. Rachel de Queiroz (1910-2003), a grande dama do sertão, decretou: os intelectuais daqui estavam “convencidos de que fazer Modernismo era escrever regionalismo, com grande gasto de índios, antas, cocares e mais brasilidades, em frases de três palavras”.

Em pé, da esquerda para direita: Filgueiras Lima, Mario de Andrade do Norte, não identificado, Martins D´Alvarez; sentados da esquerda para a direita: Paulo Sarasate, Suzana de Alencar Guimarães e Raul Bopp(Foto: Acervo Pessoal )
Foto: Acervo Pessoal Em pé, da esquerda para direita: Filgueiras Lima, Mario de Andrade do Norte, não identificado, Martins D´Alvarez; sentados da esquerda para a direita: Paulo Sarasate, Suzana de Alencar Guimarães e Raul Bopp


Solitário e noturno, o gato-maracajá é felino nativo da América Central e América do Sul — fauna nossa, como a revista editada no jornal O POVO. O primeiro número do suplemento foi publicado em 7 de abril de 1929; o segundo e último, dia 26 de maio. No interstício entre os dois, os modernistas cearenses se reuniram e fundaram na redação do jornal a Tribuna Cearense de Antropofagia.

"Embora percebamos o mesmo 'espírito' propalado pelo Manifesto Futurista de F.T. Marinetti (1909), é notória a adesão à antropofagia", explica o editor e escritor Raymundo Netto ao resgatar a historiografia do folhetim. "Cremos ser o nome de Raul Bopp (poeta e diplomata gaúcho) o mais ligado aos nossos cearenses. Ele, que era diretor, ao lado de Alcântara Machado, da Revista de Antropofagia, tinha contato constante por meio de correspondência, articulação de publicações de autores daqui no Sul, assim como de autores de lá aqui, principalmente pelo jornal O POVO, o que fez com que Filgueiras Lima afirmasse ser Demócrito Rocha a coluna mestra do Modernismo no Ceará", complementa.

Rachel de Queiroz, nos anos 30, quando lançou o romance O Quinze(Foto: Biblioteca Nacional )
Foto: Biblioteca Nacional Rachel de Queiroz, nos anos 30, quando lançou o romance O Quinze

"No discurso, menos do que nas obras, mas também nelas, é perceptível o espírito demolidor e 'devorador' dos nossos modernistas, mesmo quando se percebia em sua produção, o que não era privilégio cearense, 'hesitações', heranças simbolistas, penumbristas, entre outras. Importante entendermos que mesmo entre os 'semanistas', havia aqueles que conservavam atitudes estéticas ligadas à tradição, sendo que alguns, mais tarde, publicariam obras com características 'passadistas'", adiciona Raymundo, também gerente editorial e de projetos da FDR. Os conflitos estéticos no Ceará, incendiados pelo rastro de fogo da Semana de 22, tornaram-se aguerridos.

"Coluna mestra do Modernismo no Ceará", Demócrito Rocha dedicava-se aos imaginários modernistas desde 1924, apoiando a produção inovadora na revista Ceará Ilustrado. "Desde 1928, Jáder de Carvalho, Franklin Nascimento, Sidney Neto e Mozart Firmeza — além de outros simpatizantes como Silveira Filho, Filgueiras Lima, Paulo Sarasate, Antônio Garrido, Rachel de Queiroz, Mário de Andrade do Norte, Heitor Marçal, Suzana de Alencar Guimarães, Lúcio Várzea — encontraram acolhimento na redação do jornal O POVO, onde teriam sua produção publicada na seção 'Modernos e Passadistas'".

Raymundo Netto, escritor e editor, resgatou a história da revista Maracajá para projeto da Fundação Demócrito Rocha (Foto: Acervo)
Foto: Acervo Raymundo Netto, escritor e editor, resgatou a história da revista Maracajá para projeto da Fundação Demócrito Rocha

"A revista Maracajá foi deveras importante, não apenas porque representa um espaço privilegiado, produtor e difusor desse ideário nos moldes cearenses, mas também porque permitia a socialização desses autores militantes da corrente, de forma coletiva e coautoral, não se restringindo apenas ao Ceará, pois é notório que escreviam para os modernistas 'de lá', dialogando com o sul do país e fortalecendo relações com eles. Rachel de Queiroz, participante de Maracajá, diria mais tarde: 'Sei que tive a glória insigne de nos ver lidos e comentados por alguns dos grandes do Rio e São Paulo — para nós, então, as duas metades inacessíveis do Paraíso'. A repercussão da Maracajá nos outros estados foi intensa e fartamente comemorada", ressalta Raymundo.

Em 2019, 90 anos após a publicação da Maracajá, O POVO resgatou o suplemento — agora sob curadoria de Raymundo. "O POVO, que já seria a 'casa dos modernistas' naquele final da década de 1920, estava antenadíssimo com os acontecimentos da Semana e em contato direto com muitos modernistas de fora do Estado. Na verdade, Demócrito sempre foi um grande agregador e divulgador da literatura cearense", afirma.

>> Assista ao debate: Modernismo no Ceará. Ecos da Semana de 22 no cenário cultural do Estado. Clique aqui

 

 

Literatura e artes visuais: a lufada modernista nas linguagens artísticas

 

A Maracajá findou-se em 1929 e, ao longo do ano seguinte, as notícias e referências ao Modernismo rarearam nas páginas dos jornais. Em setembro de 1931, no entanto, o lançamento da folha modernista Cipó de Fogo — que seguia o projeto estético do suplemento criado pelo O POVO — reuniu novamente os escritores da terra. Mário Sobreira de Andrade, em carta enviada ao redator-chefe de A Gazeta, sentencia: “O nosso primeiro movimento, com Maracajá, foi um avanço para a derrubada. Nós vivíamos, da Baia ao Amazonas, sem um surto de progresso mental, no terreno literário. Agora Cipó de Fogo. Coisa seria. Para Edificar. A obra literaria do Modernismo Cearense" (sic). A folha não passou do primeiro número, mas ficou pé na literatura regional.

Ao 26 de outubro de 1942, o Modernismo no Ceará viveu uma nova fase com a fundação do inicialmente chamado Clube de Literatura e Arte Modernas, Clam. Criado num “convescote” em Mondubim, o Grupo Clã — com a ortografia alterada em virtude da fortuita ambiguidade da palavra — foi um movimento abraçado por artistas, literatos, filósofos e demais intelectuais. Fran Martins (1913-1996), membro da Academia Cearense de Letras e pai da agremiação, era irmão de Martins Filho (1904- 2002), primeiro Reitor da Universidade Federal do Ceará (1954). O Estado, após o marasmo cultural da década de 1930, reacendeu nas artes.

Nilo Firmeza (Estrigas), artista plástico, e sua esposa Nice participaram da fundação da SCAP e moraram durante toda a vida no sítio do Mondubim, onde os artistas se reuniram(Foto: )
Foto: Nilo Firmeza (Estrigas), artista plástico, e sua esposa Nice participaram da fundação da SCAP e moraram durante toda a vida no sítio do Mondubim, onde os artistas se reuniram

Joaquim Alves, Mozart Soriano Aderaldo, Jáder de Carvalho, Eduardo Campos, Luiz de Barros, Aluízio Medeiros, João Clímaco Bezerra, José Waldo Ribeiro Ramos, Stenio Lopes, Braga Montenegro, Hugo Catunda, Antônio Girão Barroso, Cruz Filho, Lucia Fernandes Martins, Artur Eduardo Benevides, Carlos Cavalcanti e Otacílio Colares eram alguns dos ilustres membros o Grupo Clã, referência modernista no Estado. Em 1948, o primeiro número da revista da agremiação foi lançado após o Congresso de Poesia do Ceará, instalado sob a presidência do futuro Reitor.

Vinte anos após Anita Malfatti (1889-1964), Di Cavalcanti (1897-1976) e Ferrignac (1892-1958) se destacarem na Semana de São Paulo, a criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) marcou a Fortaleza de 1944. Fruto do ainda anterior Centro Cultural de Belas Artes (CCBA), a SCAP forjou talentos como Antônio Bandeira, Heloísa Juaçaba, Zenon Barreto, além de Mário Baratta (1915-1983), Aldemir Martins (1922-2006), Barrica (1913-1993), Nice Firmeza (1921-2013), Estrigas (1918-2014) e Jean-Pierre Chabloz (1910-1984).

Obra La Femme Bateau, na Praia de Iracema, de Sérvulo Esmeraldo (Foto: MATEUS DANTAS)
Foto: MATEUS DANTAS Obra La Femme Bateau, na Praia de Iracema, de Sérvulo Esmeraldo

Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), ourives das formas, atentou-se ao Modernismo como o reino do instante. Escultor, gravador, ilustrador e pintor, o filho do Crato inseriu o Ceará no mapa das artes contemporâneas ao flertar com a eletricidade estática e povoar cidades com obras retas, sinuosas, imperativas — são dele criações que integram a paisagem da Capital como “Monumento ao Saneamento Básico da Cidade de Fortaleza” (1978), “Monumento ao Jangadeiro” (1992) e “La Femme Bateau” (1994).

Curadora de arte, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e esposa do artista visual, Dodora Guimarães pontua: "O encontro com a SCAP foi fundamental para o Sérvulo conhecer outros artistas e trocar. O que era interessante da SCAP era essa reunião de artistas mais velhos com artistas mais jovens, esses intercâmbios. A importância da SCAP para o Sérvulo foi tamanha… Quando ele chega à Capital em 1947, é por meio da SCAP que ele tem contato com a pintura, já que era xilogravador. A mudança para Fortaleza implicou nesse movimento do Sérvulo na pintura, com participações em ateliês a céu aberto…", relembra.

Dodora Guimarães, curadora, viúva de Sérvulo Esmeraldo, dirige instituto que organiza e divulga o obra do artista cearense(Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Dodora Guimarães, curadora, viúva de Sérvulo Esmeraldo, dirige instituto que organiza e divulga o obra do artista cearense

Ao O POVO, Dodora narrou conversas com Sérvulo sobre o Modernismo no Ceará: "A década de 1940 foi de grande importância para a história da arte cearense pela criação do Salão de Abril e da SCAP, organismos que abriram caminho para o Modernismo no Estado através da mobilização de um grupo de artistas que buscava seu espaço. Após o primeiro Salão, em 1943, esse grupo já contou com a participação e o envolvimento dinâmico do suíço Jean-Pierre Chabloz, fortaleceu-se, favorecendo o surgimento da SCAP, que entrava em cena com o propósito de transformar o ambiente cultural pelas trocas de conhecimentos e experiências entre os mais experientes e os novos artistas amadores que iam se agregando, tanto em atividades didáticas desenvolvidas na sede da entidade como nos ateliês volantes, no Poço da Draga, no Curral, nas proximidades da Sé e nas lagoas em volta da Cidade"

Mário de Andrade, em visita a Fortaleza, em 1927. Intelectual tornou-se uma referência entre os autores cearenses pelo resgate dos aspectos locais da cultura brasileira (Foto: Foto: IEB-USP)
Foto: Foto: IEB-USP Mário de Andrade, em visita a Fortaleza, em 1927. Intelectual tornou-se uma referência entre os autores cearenses pelo resgate dos aspectos locais da cultura brasileira

Nas palavras de Sérvulo, resgatadas pela curadora e esposa entre anotações, "nós artistas estudávamos com aulas práticas e os conhecimentos dos mais velhos. Aos sábados e domingos, tínhamos aulas de campo: Marinhas, Paisagens, Modelo Vivo. Íamos para as praias ou subúrbios, estações de trem, e até mesmo pelos bas-fonds. Tudo era feito com muito cuidado pelos nossos orientadores, alguns dos iniciantes eram menores de idade. Aqueles que formaram a Sociedade Cearense de Artes Plásticas vêm, sem alarde e jactância, concorrendo de maneira evidente e direta para o levantamento do nível de cultura do povo cearense".

Para Dodora, Sérvulo absorveu no trabalho o projeto modernista de valorizar a cultura nacional. "O Modernismo deu aos nossos artistas, sobretudo o pensamento de Mário de Andrade e essa defesa que ele fez da arte do povo e da cultura popular, criou uma ambiência de interesse brasileira pelas coisas nossas — e isso o Sérvulo absorveu bem. O Sérvulo sempre foi muito atento ao seu entorno. A Semana de Arte Moderna garantiu uma participação maior dos artistas brasileiros numa cultura universal. Evidentemente, a história do Modernismo como iniciado na Semana de 22 é muito contestada porque se sabe dos ideias já presentes no Rio de Janeiro e Pernambuco. A ideia do moderno já estava no ar porque era uma consequência da Primeira Guerra, do século XX. O Modernismo deu uma resposta ao século XIX, um 'já não dá mais'. O movimento modernista ampliou o desejo de atualização do mundo", defende.

 

 

>> Acompanhe a série Diálogos Audiovisuais sobre o Modernismo no Ceará 

 

Assista à série completa Diálogos Audiovisuais sobre Modernismo Cearense clicando AQUI

  • Textos Bruna Forte
  • Edição Regina Ribeiro e Renato Abê
  • Identidade Visual Isaac Bernardo
  • Recursos Digitais Wanderson Trindade
  • Direção e Edição de Textos do vídeo Cinthia Medeiros
  • Produção Cinthia Medeiros e Regina Ribeiro
  • Direção de Fotografia FCO Fontenele
  • Edição Raphael Góes
O que você achou desse conteúdo?

Centenário do Modernismo no Ceará

Reportagem em série com três episódios que contam a história das influências da semana da Arte Moderna de 1922 no Ceará, e revela como os artistas cearenses seguiram seu próprio caminho rumo ao modernismo.