Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza avançam em Ranking dos Campeões com títulos do 1º semestre
Reportagem Seriada

Ceará e Fortaleza avançam em Ranking dos Campeões com títulos do 1º semestre

|NOVAS TAÇAS| Alvinegro sobe três posições com conquista da Copa do Nordeste e Tricolor uma posição com a vitória no Cearense. Rivais sonham em erguer mais troféus no 2º semestre
Episódio 3

Ceará e Fortaleza avançam em Ranking dos Campeões com títulos do 1º semestre

|NOVAS TAÇAS| Alvinegro sobe três posições com conquista da Copa do Nordeste e Tricolor uma posição com a vitória no Cearense. Rivais sonham em erguer mais troféus no 2º semestre
Episódio 3
Tipo Notícia Por

 

Atualizado em 1º de junho

Os títulos conquistados no 1º semestre por Ceará e Fortaleza ajudaram os dois clubes cearenses a avançarem no Ranking dos Campeões do Século XXI, lançado em fevereiro.

Quem mais subiu foi o Alvinegro de Porangabussu, que somou 16 pontos ao conquistar a Copa do Nordeste na disputa por pênaltis contra o Sport, em partida realizada no último dia 3 de maio de 2023.

Com o troféu erguido, o Vozão passou da 41ª para a 38ª posição (empatado com o Náutico). A equipe tem ao todo 112 pontos. Apesar da perda do título nordestino, o Sport também avançou no Ranking por ter conquistado o Campeonato Pernambuco e agora divide a 17ª posição com o Botafogo.

 

No 2º semestre, o Ceará tem apenas a Série B para disputar e, em caso de título, somará mais 128 pontos, chegando a 240, superando a pontuação do Joinville (236) que ocupa, atualmente, a 23ª posição. Pouco acima da equipe catarinense está o Goiás, com 256 pontos, na 22ª posição.

O Alviverde goiano conquistou, pela primeira vez, a Copa Verde ao vencer a decisão em dois jogos contra o Paysandu e se aproximou do rival Atlético Goianiense (que tem 260 pontos). A equipe do Centro-Oeste disputa, ainda, a Série A e a Copa Sul-Americana.

abrir

Apesar do título, o Vozão não teve um bom início de Série B e os maus resultados nas primeiras rodadas acabaram culminando na demissão do técnico Gustavo Morínigo e na contratação de Eduardo Barroca, tendo cada um deles dirigido um jogo do clube na decisão nordestina.

Por sua vez, o Tricolor de Aço somou mais 8 pontos ao bater o arquirrival na decisão do Campeonato Cearense, em 8 de abril de 2023. É o quinto título conquistado de forma consecutiva e o 15º no século. Com isso, o Leão do Pici superou o Paulista de Jundiaí e ocupa agora a 19ª posição, com 280 pontos.

abrir

Contudo, enquanto o clube do interior de São Paulo disputará apenas a quarta divisão estadual, o Fortaleza joga a Série A, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Os comandados de Juan Pablo Vojvoda vão bem nas três competições.

Em uma situação hipotética na qual o Fortaleza erguesse todas as taças em disputa, iria a 1.118 pontos, pontuação superior a do Fluminense, que hoje ocupa a 11ª posição.

 

 

Outros cearenses

Dentre as equipes cearenses que já figuram no Ranking, Ferroviário e Guarany de Sobral podem somar mais pontos no 2º semestre.

O Ferrão, que ocupa a 54ª posição, disputa a Série D e a Copa Fares Lopes e pode ir, em tese, a 82 pontos se for vitorioso em ambos os certames. Esse cenário faria o Tubarão da Barra superar a atual pontuação do Brusque (SC), atualmente na 46º colocação.

Por sua vez, o Cacique do Vale pode ir a 52 pontos e empatar com o Volta Redonda na 52ª posição, uma a mais que a equipe sobralense ocupa atualmente, caso vença a copa estadual. Isso, claro, se o Voltaço não vencer a Série C.

Fortaleza x Ferroviario. Jogo de acesso a final do Campeonato Cearense, com vitória tricolor.
Foto: FERNANDA BARROS
Fortaleza x Ferroviario. Jogo de acesso a final do Campeonato Cearense, com vitória tricolor.

Já o Floresta que também disputa a C, além de Atlético Cearense, Caucaia, Iguatu e Pacajus, que disputam a Série D, podem aparecer pela primeira vez no Ranking ao fim da temporada, caso tragam taças nacionais para o Estado.

 

 

Impacto dos estaduais

Embora dê aos vencedores apenas 8 pontos no Ranking dos Campeões do Século XXI, o término dos estaduais também alterou a posição de outras equipes vitoriosas. Além de Sport e Fortaleza, os campeões Bahia, Criciúma, Cuiabá e América de Natal avançaram.

No caso do Tricolor Baiano, o título conquistado contra a Jacuipense, o fez superar o principal rival local, o Vitória e empatar com o Santa Cruz, na 34ª posição. Uma semana depois, foi a vez do Dourado conquistar o Mato-Grossense e atingir a mesma pontuação de Bahia e Santa, 128 pontos.

Já o Tigre Catarinense empatou com o Santo André e chegou a 216 pontos, na 25ª posição. Por fim, o Dragão Potiguar igualou a pontuação do Botafogo da Paraíba, 88 pontos, chegando a 43ª posição ao bater o arquirrival ABC na decisão estadual.

Bahia superou o Jacuipense por 3 a 0 e chega à oitava taça estadual no século e 50ª na história
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia superou o Jacuipense por 3 a 0 e chega à oitava taça estadual no século e 50ª na história

Outros clubes campeões como Grêmio, Athletico Paranaense, Palmeiras, Fluminense, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense não mudaram de posição com as conquistas estaduais. Por sua vez, Real Noroeste (ES); Real Brasília (DF), Costa Rica (MS), Itabaiana (SE), CRB (AL), Treze (PB), River (PI), Maranhão (MA), Tocantinópolis (TO), Amazonas (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) não têm conquistas interestaduais no século XXI, pré-requisito para figurar no Ranking. 

 

O que você achou desse conteúdo?