Atualizado em 1º de junho
Os títulos conquistados no 1º semestre por Ceará e Fortaleza ajudaram os dois clubes cearenses a avançarem no Ranking dos Campeões do Século XXI, lançado em fevereiro.
Quem mais subiu foi o Alvinegro de Porangabussu, que somou 16 pontos ao conquistar a Copa do Nordeste na disputa por pênaltis contra o Sport, em partida realizada no último dia 3 de maio de 2023.
Com o troféu erguido, o Vozão passou da 41ª para a 38ª posição (empatado com o Náutico). A equipe tem ao todo 112 pontos. Apesar da perda do título nordestino, o Sport também avançou no Ranking por ter conquistado o Campeonato Pernambuco e agora divide a 17ª posição com o Botafogo.
No 2º semestre, o Ceará tem apenas a Série B para disputar e, em caso de título, somará mais 128 pontos, chegando a 240, superando a pontuação do Joinville (236) que ocupa, atualmente, a 23ª posição. Pouco acima da equipe catarinense está o Goiás, com 256 pontos, na 22ª posição.
O Alviverde goiano conquistou, pela primeira vez, a Copa Verde ao vencer a decisão em dois jogos contra o Paysandu e se aproximou do rival Atlético Goianiense (que tem 260 pontos). A equipe do Centro-Oeste disputa, ainda, a Série A e a Copa Sul-Americana.
Apesar do título, o Vozão não teve um bom início de Série B e os maus resultados nas primeiras rodadas acabaram culminando na demissão do técnico Gustavo Morínigo e na contratação de Eduardo Barroca, tendo cada um deles dirigido um jogo do clube na decisão nordestina.
Por sua vez, o Tricolor de Aço somou mais 8 pontos ao bater o arquirrival na decisão do Campeonato Cearense, em 8 de abril de 2023. É o quinto título conquistado de forma consecutiva e o 15º no século. Com isso, o Leão do Pici superou o Paulista de Jundiaí e ocupa agora a 19ª posição, com 280 pontos.
Contudo, enquanto o clube do interior de São Paulo disputará apenas a quarta divisão estadual, o Fortaleza joga a Série A, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Os comandados de Juan Pablo Vojvoda vão bem nas três competições.
Em uma situação hipotética na qual o Fortaleza erguesse todas as taças em disputa, iria a 1.118 pontos, pontuação superior a do Fluminense, que hoje ocupa a 11ª posição.
Dentre as equipes cearenses que já figuram no Ranking, Ferroviário e Guarany de Sobral podem somar mais pontos no 2º semestre.
O Ferrão, que ocupa a 54ª posição, disputa a Série D e a Copa Fares Lopes e pode ir, em tese, a 82 pontos se for vitorioso em ambos os certames. Esse cenário faria o Tubarão da Barra superar a atual pontuação do Brusque (SC), atualmente na 46º colocação.
Por sua vez, o Cacique do Vale pode ir a 52 pontos e empatar com o Volta Redonda na 52ª posição, uma a mais que a equipe sobralense ocupa atualmente, caso vença a copa estadual. Isso, claro, se o Voltaço não vencer a Série C.
Já o Floresta que também disputa a C, além de Atlético Cearense, Caucaia, Iguatu e Pacajus, que disputam a Série D, podem aparecer pela primeira vez no Ranking ao fim da temporada, caso tragam taças nacionais para o Estado.
Embora dê aos vencedores apenas 8 pontos no Ranking dos Campeões do Século XXI, o término dos estaduais também alterou a posição de outras equipes vitoriosas. Além de Sport e Fortaleza, os campeões Bahia, Criciúma, Cuiabá e América de Natal avançaram.
No caso do Tricolor Baiano, o título conquistado contra a Jacuipense, o fez superar o principal rival local, o Vitória e empatar com o Santa Cruz, na 34ª posição. Uma semana depois, foi a vez do Dourado conquistar o Mato-Grossense e atingir a mesma pontuação de Bahia e Santa, 128 pontos.
Já o Tigre Catarinense empatou com o Santo André e chegou a 216 pontos, na 25ª posição. Por fim, o Dragão Potiguar igualou a pontuação do Botafogo da Paraíba, 88 pontos, chegando a 43ª posição ao bater o arquirrival ABC na decisão estadual.
Outros clubes campeões como Grêmio, Athletico Paranaense, Palmeiras, Fluminense, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense não mudaram de posição com as conquistas estaduais. Por sua vez, Real Noroeste (ES); Real Brasília (DF), Costa Rica (MS), Itabaiana (SE), CRB (AL), Treze (PB), River (PI), Maranhão (MA), Tocantinópolis (TO), Amazonas (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) não têm conquistas interestaduais no século XXI, pré-requisito para figurar no Ranking.
Especial mostra os times campeões brasileiro do Século XXI num ranking criado pelo jornalista do O POVO, Adriano Queiroz