Atualizado em 4 de outubro
O bicampeonato da Série D do Campeonato Brasileiro, conquistado de forma invicta pelo Ferroviário, fez a equipe cearense avançar oito posições no Ranking dos Campeões do Século XXI e entrar no grupo dos 50 clubes com maior pontuação. Os 32 pontos somados pelo Tubarão da Barra levaram o time coral da 54ª para a 46ª posição, pouco à frente do Brusque (SC). Agora, o Ferrão acumula 76 pontos, quatro a mais que a equipe catarinense, já classificada para a final da Série C do Brasileirão e que pode ir a 136, caso vença a Terceirona, superando o Santa Cruz (PE) e chegando à 34ª posição.
> Confira o ranking completo clicando aqui
O título coral veio no último dia 16 de setembro, após vitória por 2 a 1 contra a Ferroviária (SP) em um estádio Presidente Vargas lotado e com brilho do atacante Ciel, que teve participação nos dois gols. O Ferroviário ainda podia ter somado mais 6 pontos no Ranking, caso tivesse conquistado também a Taça Fares Lopes, que perdeu para o Iguatu nos pênaltis.
Outro time com cores e distintivos semelhantes aos do Ferroviário que somou uma pontuação muito expressiva em setembro foi o São Paulo, que apesar disso manteve a 5ª colocação. O Tricolor Paulista bateu o Flamengo na decisão da Copa do Brasil, com placar agregado de 2 a 1, tendo vencido a primeira partida no Maracanã e empatado o jogo de volta no Morumbi.
Com a conquista, o São Paulo conquistou mais 192 pontos e viu a distância para o rival (e vizinho) Palmeiras cair para 196 pontos. A equipe alviverde, contudo, ainda disputa o título da Libertadores (com final prevista para novembro) e mantém esperanças de conquistar o Brasileirão. Essas conquistas poderiam levar o Porco para a liderança do Ranking ao fim do ano. Existe a possibilidade ainda do Alviverde ser campeão da Copa do Mundo de Clubes, que será disputada na Arábia Saudita em dezembro.
Em outubro haverá o encerramento de outras duas competições: a Copa Sul-Americana, no dia 28, e a Série C, provavelmente uma semana antes (a CBF ainda não determinou a data). Elas também deve mexer no Ranking dos Campeões do Século XXI.
O Fortaleza avançou para a decisão, após bater o Corinthians, com placar agregado de 3 a 1 na semifinal da competição internacional e pode somar mais 384 pontos, caso conquiste o título, na finalíssima que ocorrerá em Campus de Maldonado, perto de Punta Del Este, no Uruguai, contra o vencedor de LDU (Equador) x Defensa Y Justicia (Argentina).
O Tricolor do Pici com a conquista inédita para o futebol nordestino chegaria a 664 pontos, superando a Chapecoense (SC) e chegando a 12ª posição no Ranking. A pontuação também seria suficiente para não permitir que o Botafogo (RJ) ultrapassasse a equipe cearense, mesmo que vencesse o Brasileirão, após 28 anos.
O Corinthians, atual líder, perdeu com a eliminação a possibilidade de abrir ainda mais vantagem para o segundo colocado, o Internacional. O Colorado pode terminar o ano à frente do Timão conquistando a Libertadores. O mesmo também pode ocorrer em relação ao arquirrival Palmeiras – como explicado acima.
No caso da Série C, além do Brusque, que foi citado no começo desta reportagem, o Volta Redonda poderia somar 64 pontos e passar dos atuais 52 para 116, pulando da 53ª posição para 38ª, pouco acima do Náutico.
Quanto ao Amazonas, que ainda não figura no Ranking, estrearia já na posição, com 76 pontos, se for vencedor da Terceirona, igualando a pontuação do Ferroviário, na 46ª posição.
Por outro lado, o Paysandu que ocupa atualmente a 13ª posição, não deve mudar de posição, mesmo se vencer a competição, mas se aproximaria da Chape.
As Séries A e B, por sua vez, só devem ter a definição de seus respectivos campeões, entre o fim de novembro e o início de dezembro.
Para ter acesso ao ranking completo do Campeões Brasileiros no Século XXI, clique aqui.
Especial mostra os times campeões brasileiro do Século XXI num ranking criado pelo jornalista do O POVO, Adriano Queiroz