Logo O POVO+
Fortaleza sobe três posições no Ranking dos Campeões com título da Copa do Nordeste
Reportagem Seriada

Fortaleza sobe três posições no Ranking dos Campeões com título da Copa do Nordeste

No balanço do primeiro semestre de 2024, o Tricolor de Aço aparece na 16ª posição, empatado com Sport e Brasiliense, e supera o Botafogo. Paysandu vence a Copa Verde e diminui distância para a Chape

Fortaleza sobe três posições no Ranking dos Campeões com título da Copa do Nordeste

No balanço do primeiro semestre de 2024, o Tricolor de Aço aparece na 16ª posição, empatado com Sport e Brasiliense, e supera o Botafogo. Paysandu vence a Copa Verde e diminui distância para a Chape
Tipo Notícia Por

 

 

O Fortaleza subiu três posições no Ranking dos Campeões do Século XXI, com a conquista da Copa do Nordeste, nos pênaltis diante do CRB, no último dia 9 de junho. Agora, o Tricolor de Aço aparece na 16ª posição, empatado com Sport e Brasiliense. As três equipes somam 296 pontos.

A conquista veio após dois jogos bem distintos, com o Fortaleza se impondo no jogo de ida e vencendo a equipe alagoana por 2 a 0 no Castelão, mas perdendo pelo mesmo placar no jogo decisivo no Rei Pelé, em Maceió. Na decisão por penalidades, a equipe cearense levou a melhor e venceu por 5 a 4, conquistando sua terceira taça regional no século (e na história).

Com o título, o Leão do Pici deixou para trás o Botafogo, que ocupa agora a 19ª posição, com 288 pontos. As duas equipes disputam o Brasileirão Série A, que rende ao campeão mais 256 pontos no Ranking. Por outro lado, o Fogão ainda segue vivo na busca por conquistas inéditas da Copa do Brasil, que vale 192 pontos, e da Libertadores, que vale 512 pontos e uma vaga no Intercontinental, a ser disputado em dezembro e que vale 768 pontos.

Fortaleza conquistou o terceiro titulo da Copa do Nordeste no século XXI e igualou os rivais Ceará e Sport(Foto: Ithalo Silva/CBF)
Foto: Ithalo Silva/CBF Fortaleza conquistou o terceiro titulo da Copa do Nordeste no século XXI e igualou os rivais Ceará e Sport

O Fortaleza foi eliminado da competição nacional pelo Vasco, mas ainda segue na disputa pela Copa Sul-Americana, que vale 384 pontos, menos que o principal campeonato realizado pela Conmebol.

Mesmo assim, caso vença as duas competições que disputa, o Tricolor de Aço somaria 936 pontos, chegando à 12ª posição. Já o Botafogo pode ir à 1728 pontos e saltar para a 7ª posição no ranking.

Por sua vez, o Sport pode somar 424 pontos caso conquiste a Série B e superar o Vasco, alcançando a 14ª posição, enquanto o Brasiliense, pode chegar a 328 pontos e empatar com o Coritiba na 15ª.

 

 

Copa Verde

Quem também venceu uma Copa Regional e viu aumentar sua pontuação, foi o Paysandu, que massacrou o Vila Nova na disputa pela Copa Verde, somando incríveis 10 a 0 no placar agregado. A decisão ocorreu nas duas últimas quartas-feiras de maio.

O clube também se tornou o maior campeão de copas regionais do País, com 5 taças, sendo 4 Copas Verde (2016, 2018, 2022 e 2024) e uma Copa Norte, conquistada em 2002.

 (Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu)
Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

A equipe paraense segue na 13ª posição do Ranking, com 464 pontos, mas viu diminuir a distância para a Chapecoense, que soma 558. Agora a diferença entre o Papão da Curuzu e a Chape é de apenas 94 pontos. Ambas as equipes disputam a Série B do Brasileirão, que vale 128 pontos para o campeão do torneio.

Contudo, as duas equipes do Pará não tiveram bom início e figuravam na segunda metade da tabela no primeiro terço da disputa.

 

 

Penúltimo estadual

Outra taça levantada no 3º bimestre de 2024, foi a do Campeonato Maranhense, penúltimo estadual a ser encerrado no Brasil, mais precisamente no último dia 15 de junho. O Sampaio Côrrea bateu o Maranhão nos dois jogos da decisão e somou mais 8 pontos no Ranking dos Campeões, permanecendo na 29ª posição, contudo.

O Tubarão passou a somar 172 pontos e viu diminuir a diferença para o Bragantino para 20 pontos.A decisão maranhense foi adiada por semanas devido a uma combinação de imbróglios judiciais, que forçaram uma remarcação das semifinais, e a falta de datas disponíveis com o Sampaio Côrrea disputando Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Fluminense, e a Série C do Brasileirão.

Caso vença a Terceirona, a Bolívia Querida somaria mais 64 pontos e saltaria para a 24ª posição. Já o Maranhão, que ainda não figura no Ranking, disputa a Série D. Caso vença a competição nacional ingressaria na lista de maiores vencedores do século XXI, na 46ª posição, empatado com Amazonas e Ferroviário.

Sampaio Côrrea conquistou seu 11º título estadual no século XXI ao bater o Maranhão na decisão(Foto: Ronald Felipe/Sampaio Côrrea)
Foto: Ronald Felipe/Sampaio Côrrea Sampaio Côrrea conquistou seu 11º título estadual no século XXI ao bater o Maranhão na decisão

Foram campeões estaduais em junho, ainda, as equipes do Porto Velho, vencedor do Rondoniense, e do GAS, campeão inédito em Roraima. Das duas equipes, apenas a Locomotiva Tricolor ainda pode ingressar no Ranking, também em caso de conquista da Série D.

O único campeonato estadual ainda não encerrado é o Amapaense, que também foi judicializado e teve retomada a fase semifinal. O Trem é o único semifinalista na competição a disputar a Série D e ter a possibilidade de entrar no Ranking.

 

 

O que você achou desse conteúdo?