Logo O POVO+
O futebol cearense em meio à polêmica da volta dos jogos no Brasil
Reportagem Seriada

O futebol cearense em meio à polêmica da volta dos jogos no Brasil

Em meio à polêmica dos riscos de números de casos de contaminação pelo novo coronavírus em alto patamares, o Estado do Ceará pode ser o segundo do País a retomar os jogos de futebol. Proposta é para antecipação de datas e início do Campeonato Cearense. Neste especial, dirigentes, jogadores, torcedores e um epidemiologista discutem o cenário brasileiro e o cearense, em particular
Episódio 1

O futebol cearense em meio à polêmica da volta dos jogos no Brasil

Em meio à polêmica dos riscos de números de casos de contaminação pelo novo coronavírus em alto patamares, o Estado do Ceará pode ser o segundo do País a retomar os jogos de futebol. Proposta é para antecipação de datas e início do Campeonato Cearense. Neste especial, dirigentes, jogadores, torcedores e um epidemiologista discutem o cenário brasileiro e o cearense, em particular
Episódio 1
Tipo Notícia Por

O futebol cearense trabalha nos bastidores para tentar antecipar a retomada dos jogos. O grupo de trabalho criado pelo Governo do Ceará, que realiza estudos sobre o cenário de retorno às atividades econômicas, tem em mãos o protocolo da Federação Cearense de Futebol (FCF) para a volta das partidas a partir de 6 de julho, data já descartada pelo governador Camilo Santana.

O Estado, o terceiro do Brasil em números de casos de Covid-19 (108.225) e mortes confirmados (6.075) até a segunda-feira (29/6), pode ser o segundo a retomar as partidas de futebol no Brasil, através do Campeonato Cearense.

Após análise do grupo de trabalho, o trâmite do documento prevê avaliação da Secretaria estadual da Saúde e, posteriormente, do governador Camilo Santana, que pode determinar a antecipação do retorno.
Inicialmente, os jogos do Campeonato Cearense estão previstos para ocorrer a partir do dia 20 de julho, quando o futebol completaria a quarta fase da retomada da atividade autorizada pelo Governo do Estado.

Os treinos foram liberados em 1º de junho, mas apenas Ceará e Fortaleza treinam desde a primeira semana de liberação dos oito clubes que ainda disputam o torneio local. Até o momento, apenas o estado do Rio de Janeiro, segundo com mais casos do novo coronavírus (111.298) e mortes (9.819) confirmados do Brasil até segunda-feira (29/6), retomou o calendário de jogos. 

A tendência no restante do País, de acordo com protocolos elaborados, é de retorno de partidas dos campeonatos locais para o fim de julho. Os principais torneios nacionais, as Séries A e B, têm projeções para agosto.

Arrascaeta marcou para o Flamengo contra o Bangu, em jogo que marcou a retomada do Carioca
Foto: Alexandre Vidal / flamengo
Arrascaeta marcou para o Flamengo contra o Bangu, em jogo que marcou a retomada do Carioca

A volta do Campeonato Carioca aconteceu no dia 18 de junho na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Bangu no Maracanã, ao lado de um hospital de campanha contra a Covid-19, em meio a polêmicas. No dia seguinte, Portuguesa e Boavista se enfrentaram.

A retomada recebeu críticas de precipitação devido ao estágio de avanço da doença no Rio de Janeiro. Dois dias após o Flamengo entrar em campo, o prefeito do RJ, Marcelo Crivella, determinou a suspensão do Campeonato Carioca até o dia 25 de junho para adequações de protocolos sanitários. 

Contrários a volta dos jogos em junho, Botafogo e Fluminense, que tinham partidas marcadas em 22 e 25 de junho, buscaram a Justiça Desportiva e pretendiam retornar apenas em julho.

Jorge Jesus, renovação de contrato e volta aos jogos em meio à polêmica
Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo
Jorge Jesus, renovação de contrato e volta aos jogos em meio à polêmica

Diante do imbróglio, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a volta do Estadual no domingo, 28. Botafogo e Fluminense afirmaram em nota na ocasião que respeitariam a decisão, mas criticaram a retomada como falta de "bom senso".

"É constrangedor ser obrigado a competir no único país que planeja jogos de futebol convivendo com registros, em média, superiores a 1.000 mortes e 30.000 contaminações por dia [...] A pressa é sem explicação", diz trecho de nota divulgada pelo Alvinegro carioca.

O Botafogo estreou no domingo, 28, com vitória por 6 a 2 sobre a Cabofriense, e fez série de protestos contra a volta do futebol e o racismo. Entre as ações, os jogadores entraram em campo com uma faixa com a seguinte frase escrita: "Protocolo bom é o que respeita vidas".

 

Como o futebol cearense caminha
para o retorno dos jogos

Os dois principais clubes do Estado, Ceará e Fortaleza, participaram da elaboração do protocolo junto à FCF e Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará para a antecipação da retomada dos jogos do Campeonato Cearense. 

Com treinos desde o início de junho, Vovô e Leão têm elencos à disposição, exceto jogadores lesionados, para atuarem nas partidas.

Felipe Baxola na volta aos treinos, quando o Ceará realizou novos testes nesta sexta, 12
Foto: Felipe Santos/Cearasc
Felipe Baxola na volta aos treinos, quando o Ceará realizou novos testes nesta sexta, 12

A volta às atividades da dupla ocorreu seguindo rígido protocolo de segurança, com testagem periódica para a Covid-19, uso de equipamentos de proteção individual e higienização dos centros de treinamentos. 

O Alvinegro e o Leão são os únicos dos oito clubes que disputam o Estadual a retornarem os treinos.
Diante da estrutura e capacidade de investimento, as diretorias de Ceará e Fortaleza tiveram papéis de protagonismo junto à Federação para tratar do retorno ao esporte, desde os treinos à proposta de antecipação das partidas.

No início da volta aos treinos, o presidente do Tricolor, Marcelo Paz, exaltou a condução da retomada e ressaltou os cuidados do futebol em meio a outros setores da economia que foram liberados.

Jogadores do Fortaleza fizeram nova testagem para Covid-19(Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC)
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC Jogadores do Fortaleza fizeram nova testagem para Covid-19

"Acho que se teve um cuidado, a nível do Governo do Estado, de liberar. Os clubes apresentaram protocolos, mostraram que tinham condições de voltar, e volto a dizer: o futebol está dando exemplo. Não sei se outras instituições estão testando seus colaboradores. Aqui no Fortaleza, a gente tá testando todo mundo. Acho que isso é algo que tem que ser exaltado", pontuou.

O Ceará, comandado pelo presidente Robinson de Castro, firmou parceria com a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (Coaph) para ajudar os clubes do Estado que não têm recursos para realizar testagem do novo coronavírus e retornar aos treinos presenciais. O clube também colocou à disposição a estrutura montada no Porangabuçu.

Além disso, a FCF vai disponibilizar testes para os clubes do Estadual com menor poder aquisitivo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Juventude, prometeu ajudar a Federação.
Apesar dos esforços e a possibilidade de antecipação, a volta do Campeonato Cearense pode enfrentar atraso pela situação dos demais times, que estão em fase inicial de retomada. Diretor de Futebol do Guarany de Sobral, Thiago Dias é contra a antecipação.

"É ruim para o clube. A cidade de Sobral está em lockdown. O clube está impossibilitado de usar o estádio para treino. O Guarany precisa do apoio e da compreensão da Federação. O que a gente precisa é que a Federação entre em contato com o Governo e o prefeito de Sobral para autorizar o uso do estádio porque seria a forma mais justa de continuar o Campeonato", disse.

Testagem aconteceu na Vila Olímpica Elzir Cabral, na última quinta-feira, 25, com jogadores, e na quarta-feira, 24, com comissão técnica
Foto: Lenílson Santos/Divulgação/Ferroviário
Testagem aconteceu na Vila Olímpica Elzir Cabral, na última quinta-feira, 25, com jogadores, e na quarta-feira, 24, com comissão técnica

Presidente do Ferroviário, Newton Filho explica que o clube fez a programação em cima do cronograma do decreto inicial do Governo, com jogos previstos para o dia 20.

"Dia 6 ou 8 é impossível já que vamos retornar as atividades dia 29, após três meses de paralisação. Mas o Ferroviário possui um jogo a mais. Teoricamente está fora da primeira rodada. Aguardamos esse diálogo entre os clubes e FCF para decidir uma data que fique bom para todos. Que prevaleça bom senso", disse.

Atlético-CE e Ferroviário programaram o início de testes para o novo coronavírus nesta semana. O Guarany de Sobral aguarda a liberação da cidade do "lockdown".

Sem precisar as datas para testagem, o Barbalha projeta a retomada aos treinos em 1º de julho. O Caucaia executa os testes em 3 de julho. O Pacajus ainda não definiu quando testará atletas e retornará as atividades.

Um total de 31 exames foram disponibilizados e realizados na Águia
Foto: @kely_fotografa
Um total de 31 exames foram disponibilizados e realizados na Águia

Henrique Bastos, chefe da Comissão Médica da FCF e membro do grupo de trabalho de retorno ao futebol, explica que tem sido realizada vistorias nos clubes para acompanhar a execução do protocolo de segurança.
Ele afirma que todas as medidas de precaução foram implantadas no documento, mas prega cautela sobre a doença e a volta dos jogos.

"Não dá para afirmar, como bater o martelo (sobre a volta 100% segura). É uma doença de contaminação fácil. Basta um atleta não cumprir o protocolo, se contaminar, se calar e contaminar a todos. Mas o Governo não vai liberar se não tiver segurança, tem conduzido (a retomada da econômica de forma gradativa) com cuidado e dado passos com segurança", comentou o médico.

Agosto é o mês do Brasileirão

As Séries A e B do Campeonato Brasileiro ganharam uma previsão de data para começar, segundo informação do portal UOL, confirmada pelo Esportes POVO. Em reunião virtual com os clubes, nesta quinta-feira, 25, a CBF projetou o fim de semana de 8 e 9 de agosto para o início das competições.

Com essa previsão, que foi tratada pela CBF como uma ideia - a entidade continuará observando o cenário do coronavírus no País e o cronograma dos campeonatos estaduais - o Campeonato Brasileiro deve começar com alguns Estaduais ainda rolando.

A competição deve se estender até fevereiro de 2021. UOL diz ainda que os clubes de São Paulo não gostaram da ideia, já que o Campeonato Paulista só deve ser retomado em agosto.

Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de junho de 2020: Jogador Ruan Renato (R) se ajoelhando em solidariedade ao movimento Black Lives Matter, durante a partida de portas fechadas do Campeonato Carioca  contra o Cabofriense no estádio Nilton Santos,  em meio à nova pandemia de coronavírus COVID-19. - Dois dos maiores clubes do Rio, Botafogo e Fluminense, lutaram - sem sucesso - a decisão do prefeito Marcelo Crivella de autorizar partidas de futebol a portas fechadas, argumentando que está colocando vidas em risco, já que as infecções ainda não estão sob controle no Brasil. (Foto: Vitor SILVA / Botafogo / AFP)
Foto: VITOR SILVA / BOTAFOGO / AFP
Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de junho de 2020: Jogador Ruan Renato (R) se ajoelhando em solidariedade ao movimento Black Lives Matter, durante a partida de portas fechadas do Campeonato Carioca contra o Cabofriense no estádio Nilton Santos, em meio à nova pandemia de coronavírus COVID-19. - Dois dos maiores clubes do Rio, Botafogo e Fluminense, lutaram - sem sucesso - a decisão do prefeito Marcelo Crivella de autorizar partidas de futebol a portas fechadas, argumentando que está colocando vidas em risco, já que as infecções ainda não estão sob controle no Brasil. (Foto: Vitor SILVA / Botafogo / AFP)

Em tese, o Campeonato Cearense não corre esse risco. Faltam apenas onze jogos para o fim da competição local e mesmo que o Governo do Estado não antecipe o retorno do futebol, como solicitado pela FCF, entre 20 de julho e o fim de semana de 8 e 9 de agosto há tempo suficiente para concluir o certame.

Ainda sem data prevista para ser retomada, a Copa do Nordeste poderia ficar em paralelo com o Brasileiro, mas se o Ceará for escolhido como sede e o Governo antecipar a liberação dos jogos para a terceira fase do plano de retomada, que começa (em tese) dia 6 de julho, é possível terminar Nordestão e Estadual antes do fim de semana programado pela CBF para iniciar as Série A e B.

 

Você pode ler mais

Episódio 2 - No segundo episódio deste especial, o repórter Lucas Mota conversa com jogadores e torcedores sobre a volta do futebol. Ele também ouviu o infectologista Roberto da Justa sobre o quadro da doença e o impacto nos campeonatos.

O que você achou desse conteúdo?

Futebol: retomada pós-quarentena

Especial mostra a polêmica do risco de retomada dos campeonatos de futebol em meio à pandemia