Logo O POVO+
O riso não pode parar
Reportagem Seriada

O riso não pode parar

55 anos depois de dar vida a Didi, seu personagem mais famoso e um alter ego; após protagonizar na TV e no cinema, ao lado de Dedé, Mussum e Zacarias, depois de se refazer com o fim do quarteto; a essa altura da vida, Renato é, mais uma vez, um iniciante. Arrisca-se, sente o friozinho na barriga e se reinventa. E assim o cearense de Sobral chega aos 80

O riso não pode parar

55 anos depois de dar vida a Didi, seu personagem mais famoso e um alter ego; após protagonizar na TV e no cinema, ao lado de Dedé, Mussum e Zacarias, depois de se refazer com o fim do quarteto; a essa altura da vida, Renato é, mais uma vez, um iniciante. Arrisca-se, sente o friozinho na barriga e se reinventa. E assim o cearense de Sobral chega aos 80
Por

Ele já não dá mais uma ou duas piruetas. Tampouco tomba de nariz. Cambalhotas também não se veem mais. São 80 anos de muita gaiatice e jeito de corpo para arrancar risadas do público. É preciso algum cuidado com as peraltices. Mas o Renato Aragão de hoje - um octogenário, quem diria! - não para.

Desde outubro do ano passado, mordeu a língua e se rendeu ao teatro. Estreou na última sexta-feira, 9, a segunda temporada de Os Saltimbancos Trapalhões, adaptação para o palco de um dos maiores sucessos do cinema nacional. Culpa da esposa, Lílian Taranto, com quem Renato divide a vida há quase 25 anos.

Foi ela quem o incentivou a aceitar o convite de Charles Möeller e Claudio Botelho, que Renato pensava serem dois loucos e depois viu se tratar de dois gênios - bastou ler as primeiras páginas do roteiro. “Eu, fazer teatro? Jamais faria isso na vida! Sempre falei isso”, diz em entrevista ao O POVO.

Renato Aragão, o Didi, concede entrevista no teatro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca(Foto: O POVO)
Foto: O POVO Renato Aragão, o Didi, concede entrevista no teatro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca

Agora, 55 anos depois de dar vida a Didi, seu personagem mais famoso e um alter ego; após protagonizar na TV e no cinema, ao lado de Dedé, Mussum e Zacarias, um dos maiores fenômenos do humor brasileiro, os Trapalhões; depois de se refazer com o fim do quarteto; a essa altura da vida, Renato estreia novamente. É, mais uma vez, um iniciante. Arrisca-se, sente o friozinho na barriga e se reinventa. 

Assim o cearense de Sobral, nascido dia 13 de janeiro de 1935, chega aos 80. Amparado na juventude de Didi, o experiente Renato Aragão se permite aprender. Fazendo o que já sabe, ousa o novo. E aponta para o futuro. Além do teatro, que tomou gosto, prepara telefilmes a serem exibidos na Rede Globo ainda neste ano. Quer filmar em breve dois roteiros já escritos. Há muito por fazer, e ele sabe e gosta disso.

Na comemoração do aniversário de Renato Aragão e Didi, O POVO dedica um caderno inteiro a quem, há tanto tempo, só engrandece a arte de fazer graça. Nas próximas páginas, passeamos pelas fases mais significativas da vida desse palhaço de cara limpa. A gênese do homem, em Sobral, quando sequer imaginava ser artista; a mudança para Fortaleza, a descoberta do cinema e, com ele, Oscarito, seu grande ídolo. O início de tudo, tempos de fazer TV ao vivo, o nascimento do personagem que o consagrou. A ida para o Rio, determinante para que se tornasse a referência do humor que é hoje, com os Trapalhões.

Uma das primeiras fotos com Lilian Taranto, segundo casamento de Renato, foi feita para uma entrevista no jornal O POVO.  (Foto: Evilázio Bezerra, 21/02/1994)
Foto: Evilázio Bezerra, 21/02/1994 Uma das primeiras fotos com Lilian Taranto, segundo casamento de Renato, foi feita para uma entrevista no jornal O POVO.

Numa grande entrevista, é Renato quem passa a narrar essas histórias. Das primeiras piadas exibidas na TV Ceará às que fizeram lotar as salas de cinema do País, ao lado de Fridirico, o primeiro parceiro, ou Dedé.

Com os Trapalhões ou sozinho, vivendo as próprias aventuras. Didi ou Renato, Renato ou Didi. Importante mesmo é celebrar quem não nos deixa perder o riso.

* Especial publicado no O POVO em 13 de janeiro de 2015

O que você achou desse conteúdo?