Logo O POVO+
Conjunto José Walter 50 anos: tradição, bom-humor e uma coleção de histórias pitorescas
CIDADES

Conjunto José Walter 50 anos: tradição, bom-humor e uma coleção de histórias pitorescas

O "Bairro dos Cornos" completa meio século de existência como um lugar marcado pelas lutas de seus moradores por melhorias e pelas lendas populares que permanecem vivas no imaginário "zewaltense"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O professor Pedro Jorge Pinheiro Alves, 77, 
um dos moradores mais antigos do bairro (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO O professor Pedro Jorge Pinheiro Alves, 77, um dos moradores mais antigos do bairro

Protagonista de uma fama inusitada e cenário de histórias folclóricas, o bairro Prefeito José Walter chega aos 50 anos de existência. O lugar que ficou conhecido em Fortaleza como o “Bairro dos Cornos” nasceu durante a ditadura militar e é construído pelas memórias de moradores que reivindicaram melhorias para o local e até hoje perpetuam o legado “zewaltense”, irreverente e bem-humorado.

Aos 92 anos, o homem que deu nome ao bairro mantém vivas as lembranças dos primórdios do lugar. O ex-prefeito José Walter Barbosa Cavalcante relembra bem que a ideia de construir as 4.424 casas do maior conjunto habitacional da América Latina daquele tempo foi vista como “uma loucura” por alguns.

LEIA TAMBÉM | Ex-prefeito José Walter: "Fortaleza era uma cidade abandonada, mas hoje mudou muito"

Segundo o ex-prefeito, que esteve à frente da gestão municipal entre 1967 e 1971, o nome do bairro não foi sua escolha. À época, o presidente da Companhia de Habitação do Ceará (Cohab-CE), Francisco de Carvalho Martins, aproveitou uma viagem que José Walter fazia a trabalho no exterior para homenageá-lo. “O nome inicial era Núcleo Habitacional Integrado de Mondubim. Nunca coloquei meu nome em uma placa. Tentei tirar, mas não deu mais jeito porque estava em tudo que era jornal”, recorda.

Clique na imagem para abrir a galeria

O conjunto é organizado em quatro etapas e possui área de 13,07 km² hoje. A primeira etapa foi inaugurada no dia 20 de março de 1970. As avenidas são ordenadas por letras e as ruas numeradas, sendo as pares na horizontal e as ímpares na vertical. Em 2010, o bairro contabilizava 33.427 habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), número que já pode ser dado como superado hoje, uma década depois.

Apesar da homenagem a contragosto, José Walter se refere com carinho especial ao lugar que leva seu nome. “Antigamente, quando eu tinha mais tempo e menos idade, eu ia muito lá. Sou muito feliz com o Zé Walter. De vez em quando ainda vou, mas não me apresento. Eu gosto de passar sem ninguém saber que eu tô passando”, confidencia.

Assista à entrevista com o José Walter de carne e osso:

Moradora do José Walter, a historiadora Marise Magalhães fez do lugar onde nasceu tema de suas investigações acadêmicas na dissertação A Sétima Cidade: Trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. “O bairro sempre foi meu objeto de pesquisa por percebê-lo como um lugar diferenciado na Cidade. Todos os moradores se conheciam de longa data e pareciam ter construído laços sólidos com o passar dos anos”, observa.

A pesquisadora explica que o local também chegou a ser chamado de “Sétima Cidade” porque teria a mesma quantidade de residências que a sétima maior cidade do Ceará, em 1969, quando o conjunto estava em fase de construção.

No início da sua história, o José Walter era conhecido por ser distante do resto da Cidade, o que se devia à precariedade de acesso ao transporte público no local, que contava com apenas uma linha de ônibus. É tanto que o trajeto até o bairro era considerado uma “viagem”. 

A dona de casa Valdênia Maia, 70, chegou ao bairro em 1971 e acrescenta que outra dificuldade estava em conseguir água potável. "Era muita dificuldade, não tinha água. Eu saía daqui para pegar água com a minha filha na avenida N [a 1,2 km de onde mora]", diz. Ela aponta que muitos avanços ocorreram onde mora, porém áreas como a segurança mereciam uma melhor atenção do poder público.

O professor Pedro Jorge Pinheiro Alves, 77, é morador da rua 41, no José Walter, desde a sua fundação e também viveu aqueles dias. Enquanto exibe orgulhoso parte do acervo histórico que reuniu sobre o bairro ao longo dos anos, Pedro Jorge faz questão de citar nomes de outros moradores que, ao seu lado, lutaram para conquistar melhores condições para o local.

Como bom guardião da memória do José Walter, ele preserva com cuidado uma série de matérias de jornais, fotografias e até publicações organizadas por iniciativas própria como “O Zé”, uma espécie de jornal do bairro. O professor não pensa duas vezes quando questionado sobre seu maior desejo no aniversário de meio século do bairro. "Que essa juventude firme o patrimônio social do Zé Walter, que não deixem esquecer de mim e daqueles que iniciaram tudo aqui. Eu não sou o único, tem muita gente que lutou por um bairro melhor”, finaliza.

A fama dos chifres e o caso do “Cortabundas do Zé Walter”

Não se sabe ao certo as origens do processo de “cornificação” do bairro Prefeito José Walter. O fato é que o dito local “com mais corno por metro quadrado” de Fortaleza continua a preservar sua fama, encarada com diversão pela maioria dos moradores.

A professora Cleudene Aragão, do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece), cresceu no “Bairro dos Cornos” e aponta pelo menos três teorias para explicar a lenda. Segundo ela, as hipóteses têm relação com a construção e a localização do bairro. Já que as casas do conjunto eram todas iguais, quando os maridos chegavam do trabalho, se confundiam, entravam nas residências erradas e acabavam ficando por lá mesmo. E ainda que fossem embora assim que percebido o engano, a língua maldosa do povo não perdoava.

Outra teoria justifica que, como o José Walter foi entregue em fases, no momento em que a primeira etapa era inaugurada, as outras ainda estavam em construção. Assim, as mulheres, quando ficavam sozinhas em casa, terminavam encantando-se com os trabalhadores da obra.

A terceira explicação diz que os maridos infiéis optavam por comprar casas para suas segundas famílias no José Walter, considerado distante. A ideia era manter as amantes o mais longe possível da primeira família. “Essa é verdade mesmo, não é alegoria não! Conheci vários exemplos não mencionáveis”, se diverte Cleudene. Ela conta com detalhes essas e outras histórias sobre o bairro no livro “José Walter”, da coleção Pajeú.

A obra é uma crônica que costura informações históricas, relatos de moradores e experiências próprias da professora que viveu 34 dos 47 anos no José Walter. Da rua 39, além de lembranças saudosas da infância, a zewaltense também recorda de um episódio que assustou a vizinhança: uma tentativa de ataque do maníaco que ficou conhecido como “Cortabundas do Zé Walter”.

A história registra que entre 1985 e 1987, pelo menos 30 mulheres foram vítimas de um criminoso que invadia as residências e utilizava navalha, canivete ou gilete para realizar cortes nas nádegas de moças, de idosas e até de crianças, sem as violentar ou matar. Em seguida, o Cortabundas fugia.

Cleudene relata que os crimes mudaram o cotidiano dos moradores, que passaram a adotar ferrolhos e traves em suas portas. O caso tomou os jornais da época e resultou na prisão de um homem, diagnosticado com problemas mentais e assassinado dentro do presídio. Apesar de parecer mais uma lenda urbana tantos anos depois, o caso do Cortabundas foi real e os zewaltenses estão aí para testemunhar o que viram. “Todas as histórias do Zé Walter dariam uma coleção. Acho que é um dos bairros mais pitorescos de Fortaleza”, reflete a professora Cleudene Aragão.

Conheça alguns acontecimentos marcantes na história do José Walter:

No aniversário de 50 anos do bairro Prefeito José Walter, O POVO destaca alguns fatos que marcaram o começo da história do local. Confira a seguir:

Registro aéreo do bairro Prefeito José Walter, em 1972.
Registro aéreo do bairro Prefeito José Walter, em 1972. (Foto: Arquivo Nirez)

Inauguração da primeira etapa do bairro - 20 de março de 1970
A construção do bairro levou cerca de cinco anos e custou R$ 33 milhões. O projeto do conjunto habitacional teve uma ampliação e foi finalizado com 4.774 casas. No início de 1970, foram entregues 1.208 residências que constituíam a primeira etapa, que ia até a Avenida C. Em agosto de 1970, foram entregues 1.810 casas e em janeiro de 1971, deu-se início à entrega das casas da terceira etapa (que posteriormente ampliada, foi chamada de quarta etapa). As principais reclamações dos moradores com relação às casas eram as janelas que abriam para fora, o revestimento das paredes, o telhado de amianto e a falta de uma caixa d’água na grande maioria delas.

Criação do primeiro posto de Saúde - Julho de 1972
É criado o primeiro posto de saúde do bairro. O Hospital Gonzaguinha foi inaugurado apenas em 1986, apesar de ter sua construção noticiada desde 1980.

Linha de ônibus "José Walter-Centro" começa a circular - 23 de junho de 1976
A abertura da linha “José Walter-Centro” realizada pela empresa Clotran, foi fruto das denúncias constantes dos moradores contra a empresa Nossa Senhora de Fátima, que realizava duas rotas do bairro até o centro da Cidade, uma pela Parangaba e outra pela BR-116. No começo da história do José Walter, eram comuns as “vaquinhas”, iniciativa dos moradores para lidar com a precariedade do transporte público no José Walter. Nas “vaquinhas”, quem tinham veículo particular começou a realizar o transporte de pessoas para o centro pelo mesmo preço cobrado nos ônibus.

Centro Social Urbano Adauto Bezerra é inaugurado - 12 de maio de 1977
O Centro Social Urbano Adauto Bezerra foi pensado para ser um complexo onde seria ofertado lazer, saúde e educação para os moradores do bairro. Por ser um programa federal, na inauguração estiveram presentes diversos políticos, inclusive o presidente da época, o Ernesto Geisel. O Centro Social Urbano hoje está sendo reformado para transformar-se em uma unidade da Rede Cuca. Moradores defendem a manutenção do nome original do equipamento como sinal de preservação da história do bairro.

Acontece a "Festa da Água" - 24 de setembro de 1981
A “Festa da Água” foi um evento para comemorar o momento que pôs fim aos dez anos de luta dos moradores pela regularização do fornecimento de água ao Conjunto, com a inauguração do sistema Pacoti-Riachão.

O que você achou desse conteúdo?