Logo O POVO+
Empreendedorismo inovador na Universidade parte 3
Foto de Abraão Saraiva Jr
clique para exibir bio do colunista

Mestre e doutor em Engenharia de Produção (Poli USP). Fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC. Professor e coordenador de Empreendedorismo da UFC

Empreendedorismo inovador na Universidade parte 3

Para quem não conhece, apresento-vos o CEMP: um programa de extensão que foi institucionalizado em dezembro/2014, originalmente, no Centro de Tecnologia (CT) da UFC, sendo expandido para toda a Universidade poucos anos depois
Tipo Opinião
Atividade do CEMP UFC (Foto: Reprodução Facebook CEMP UFC)
Foto: Reprodução Facebook CEMP UFC Atividade do CEMP UFC

Você conhece as ações dos Centros de Empreendedorismo e iniciativas com nomenclaturas correlatas tais como Núcleos, Escritórios, Birôs, Redes e Ligas de Empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior (IES) cearenses?

Sabia que são peças importantes nos desdobramentos para o fortalecimento do ecossistema empreendedor do Estado do Ceará?

Pois neste terceiro texto sobre o empreendedorismo inovador nas universidades, friso o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará do qual sou fundador e coordenador. 

VEJA TEXTOS DE ABRAÃO SARAIVA JR 

+Parte 1 - Empreendedorismo inovador na universidade
+Parte 2 - Empreendedorismo inovador: a universidade no Centro dos negócios 

Para quem não conhece, apresento-vos o CEMP: um programa de extensão que foi institucionalizado em dezembro/2014, originalmente, no Centro de Tecnologia (CT) da UFC, sendo expandido para toda a Universidade poucos anos depois.

O CEMP tem como missão disseminar a cultura empreendedora, apoiar o desenvolvimento de empreendimentos inovadores/startups/negócios de impacto e promover a formação de competências empreendedoras em estudantes de escolas técnicas profissionalizantes estaduais, em universitários (graduação e pós-graduação), em professores & dirigentes de Instituições de Ensino Superior e em gestores de empresas, principalmente, do Ceará.

O modelo conceitual do CEMP UFC

Desde a sua fundação, o CEMP fundamenta-se pelas perspectivas da inovação e da sustentabilidade econômica, social e ambiental, tendo como busca principal a integração de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação dentro do contexto da Hélice Tríplice, articulando ações entre a universidade/academia, o governo/poder público e a iniciativa privada (empresas, entidades representativas, Sistema S e investidores).

O programa busca conectar a Universidade Federal do Ceará aos ecossistemas empreendedores, local, nacional e internacional, impactando positivamente pessoas no que tange à participação nas atividades que envolvem o empreendedorismo de novos negócios, o empreendedorismo social e o intraempreendedorismo (ou empreendedorismo corporativo), tal como ilustra a imagem que acompanha esta coluna.

Modelo de conexões do CEMP UFC
Modelo de conexões do CEMP UFC (Foto: Divulgação)

Na próxima edição, iremos aprofundar características específicas do CEMP UFC de forma a facilitar a compreensão e a reflexão sobre as ações de outros Centros/Ligas/Núcleos de Empreendedorismo de IES cearenses. Até a próxima!

Foto do Abraão Saraiva Jr

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?