Logo O POVO+
Com Silvana Lima, Douglas Souza e mais 158, as Olimpíadas são cada vez mais LGBT
Foto de André Bloc
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi repórter do Vida&Arte, redator de Primeira Página e, desde 2018, é editor de Esportes. Trabalhou na cobertura das copas do Mundo (2014) e das Confederações (2013), e organizou a de 2018. Atualmente, é editor-chefe de Cidades do O POVO. Assinou coluna sobre cultura pop no Buchicho, sobre cinema no Vida&Arte e, atualmente, assumiu espaço sobre diversidade sexual e, agora, escreve sobre a inserção de minorias (com enfoque na população LGBTQ+) no meio esportivo no Esportes O POVO. Twitter: @andrebloc

André Bloc esportes

Com Silvana Lima, Douglas Souza e mais 158, as Olimpíadas são cada vez mais LGBT

Sucesso de Douglas Souza e bela campanha de Silvana são dois exemplos de brasileiros assumidos e orgulhosos fazendo bonito entre os pelo menos 160 LGBTs em Tóquio-2020
Tipo Opinião
Douglas Correia de Souza (à direita) do Brasil lança a bola na partida masculina de vôlei do Grupo B entre Brasil e Tunísia durante as Olimpíadas de Tóquio 2020 na Ariake Arena em Tóquio em 24 de julho de 2021. (Foto: YURI CORTEZ / AFP) (Foto: YURI CORTEZ / AFP)
Foto: YURI CORTEZ / AFP Douglas Correia de Souza (à direita) do Brasil lança a bola na partida masculina de vôlei do Grupo B entre Brasil e Tunísia durante as Olimpíadas de Tóquio 2020 na Ariake Arena em Tóquio em 24 de julho de 2021. (Foto: YURI CORTEZ / AFP)

O site OutSports — que já citei ao falar da saída do armário de Carl Nassib, do futebol americano — publicou levantamento que mostra que pelo menos 160 dos mais de 11 mil atletas na disputa da Olimpíada de Tóquio-2020 são gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, não binários, intergêneros, queers ou algum dos outros e ricos espectros de diversidade sexual. O número é enorme e pequeno ainda.

Enorme porque é mais do dobro de Londres-2012 e Rio-2016, somados. Pequeno porque representa só quem conseguiu se assumir, uma fração de quem é LGBTQIA+. Isso dá uma dimensão do quanto avançamos e do quando ainda precisamos avançar. Falemos de alguns desses nomes.

São 15 os brasileiros assumidos, segundo o estudo. Faço questão de citar todos. Marta, Andressa Alves, Bárbara, Formiga, Letícia, Aline Reis e Debinha (futebol); Izabela da Silva (lançamento de disco), Babi Arenhart (handebol), Isadora Cerullo (rúgbi), Silvana Lima (surfe), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Carol, Carol Gattaz e Douglas Souza (vôlei).

Silvana Lima: de Paracuru a Tóquio

Saída das praias de Paracuru, Silvana tem uma trajetória diversa a de boa parte dos surfistas do mundo. Origem humilde e atrasada — a primeira prancha veio na adolescência — não impediram que a bi vicecampeã mundial fosse uma pioneira. Em Tóquio, ela só foi parada por Carissa Moore, atual melhor surfista do planeta, nas quartas de final. 

Nas vitórias, nos discursos, Silvana sempre agradeceu à "namorida" Juliana Sousa. Em entrevista ao O POVO, ela definiu a participação na estreia do surfe em Olimpíadas como um "orgulho". Eu não poderia descrevê-la melhor.

Douglas Souza: entre Gil e Juliette

Existe um fato que chama atenção na lista de 15 nomes. São 14 mulheres, um homem. Escrevi sobre o Douglas Souza em coluna exclusiva para o online e compartilho alguns pontos, alguns argumentos. Porque ele é muito mais que um homem assumido. Ele é um homem pintoso, livre, orgulhoso. E um craque.

A "Poc de Tóquio", para usarmos uma gíria gay, foi o primeiro campeão olímpico antes mesmo de entrar em quadra pela primeira vez. Ele, que diga-se, já é dono de um ouro e já era assumido àquela época.

O ex-BBB João Luiz explicou ao Douglas que ele era é a "Juliette das Olimpíadas". Há quem aponte que ele talvez seja o "Gil do Vigor de Tóquio". Bom, uma coisa não exclui a outra. Ele é um homossexual com todas as afetações que fazem alguém virar alvo desde criança. E ele é carismático como poucos. Sabe fazer das supostas vulnerabilidades a própria força.

É lindo vê-lo crescer no esporte, na vida e no mundo. 

Foto do André Bloc

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?