Logo O POVO+
Ceará tem mais áreas promissoras para cultivo de açaí
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Ceará tem mais áreas promissoras para cultivo de açaí

.
Área de 5 hectares de produção de açaí em Paracuru foi o projeto piloto da Agropar no Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Área de 5 hectares de produção de açaí em Paracuru foi o projeto piloto da Agropar no Ceará

O Ceará tem mais áreas nas quais a produção de açaí se mostram promissoras, segundo informou Domingos Tavares, da Fazenda Agropar. O executivo percorreu o Estado e identificou potencial para a fruta no Cariri e nos perímetros irrigados de Baixo Acaraú, Curu-Paraipaba, Tabuleiro de Russas, Jaguaribe, Morada Nova, Icó, Lima Campos.

"São áreas importantes que são de terra firme com irrigação. O Ceará impressiona porque tem mais horas de sol do que o Pará, e com água suficiente e sol, a planta consegue produzir frutos mais doces", explica.

A ida nas macrorregiões foi uma articulação com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), que vai ajudar a empresa também no lançamento do açaí do Ceará e na qualificação de produtores para este tipo de cultura.

No projeto piloto de 5 hectares da Agropar em Paracuru, Tavares conta que a produtividade alcançada não deixa a desejar se comparada à produção do Norte brasileiro e consegue produzir cachos de 5kg a 7kg de açaí.

A fazenda teve início ainda em 2017 e tem caráter experimental, com participação de universidades, Embrapa, Instituto Federal e outros produtores. Mas os planos da Agropar são de se tornar a principal agroindústria de açaí do Estado. "Nós queremos incentivar, entregar mudas saudáveis e comprar a produção", diz Tavares, afirmando que a empresa se prepara para financiar o início do cultivo dos produtores locais.

O custo inicial estimado é de R$ 40 mil, mas ele entende que produtores agrícolas já experientes contam com a estrutura base necessária e ainda aconselha o plantio associado a outras culturas para dar mais segurança econômica ao investimento. Isso porque a produção de açaí tem um tempo de 3 anos e meio para o início da colheita.

Sobre o lançamento do açaí do Ceará, Tavares diz que deve acontecer nas próximas semanas em Paracuru, a depender da agenda de Amílcar Silveira, presidente da Faec. Uma cerimônia deve ser feita em parceria com a Federação também no Cariri. O executivo considera o solo daquela região como um dos de maior potencial entre as áreas mais promissoras do Estado.

Expansão na indústria

Ao completar 36 anos de atuação, o Grupo Alyne Cosméticos projeta um crescimento de 15% no faturamento em 2022. O resultado é calculado a partir do investimento de mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos de tecnologia alemã. Paulo César Gurgel (foto), diretor-fundador do Grupo, ressalta que a fábrica deve ter produtividade 20% maior para toda linha de shampoos, creme para pentear, Aseplyne e sabonetes. Instalada em Caucaia, a unidade emprega 260 colaboradores e atende 1 mil clientes.

Black Friday

Jogos eletrônicos (86%), entre consoles e games; celulares (85%) e TVs (83%) lideram a lista dos produtos mais desejados pelos brasileiros na Black Friday de 2022. O levantamento, desta vez, é do Google. A pesquisa ouviu 500 brasileiros conectados das classes A,B e C. "O estudo traz uma notícia importante para as marcas: os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra", diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil.

Economistas

As eleições para o Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) começam nesta quinta-feira, 27, e tem duas chapas concorrendo. A "Economia para todos" é liderada pela atual presidente Silvana Parente. Já a "União e independência" é puxada por Igor Macedo de Lucena. A decisão acontece no dia 31, quando a votação é encerrada.

8,4

milhões de reais é o Valor Geral de Vendas contabilizado pela Star Capital, em parceria com a DFG Engenharia, no empreendimento de 60 residências do Programa Casa Verde Amarela, do Governo Federal, no município de Horizonte. O número representa uma expansão nos negócios da empresa, que concluiu 40 unidades no ano passado. As unidades, inclusive, já foram todas comercializadas. A previsão é de que as unidades estejam prontas para moradia até dezembro.

 

Mais notícias de Economia

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?