Logo O POVO+
Lula precisa demonstrar mais ousadia para com o Nordeste
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Lula precisa demonstrar mais ousadia para com o Nordeste

Em entrevista à coluna, a professora Emérita da UFPE Tania Bacelar aponta a necessidade de Lula revisitar o Nordeste
Tipo Opinião
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Foto: EVARISTO SA / AFP Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Passados os cem primeiros dias de gestão no governo federal, um olhar mais amplo é lançado sobre o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da Presidência. Em entrevista à coluna, a professora Emérita da UFPE e sócia da Ceplan Consultoria, Tania Bacelar - uma das mais conceituadas especialistas em desenvolvimento regional do Brasil -, aponta a necessidade de Lula revisitar o Nordeste neste terceiro mandato sobre vários aspectos.

No entanto, essa tarefa é acompanhada pela expectativa de que ele demonstre muito mais ousadia para com a Região. "Muito, muito mais. Não se trata de 'fazer mais do mesmo'. Os tempos são outros", alerta, apontando setores estratégicos para o País nos quais o potencial observado nos nove estados da Região se destacam.

Quando esteve na presidência entre 2003 e 2010, Lula empreendeu programas estruturantes significativos para o Nordeste. Projetos que aceleraram os benefícios dados pelos programas de transferência de renda e casa própria, especialmente via Petrobras, com implantação de refinaria, estaleiro e usinas de biocombustíveis, além de exploração de petróleo.

Desta vez, no entanto, é preciso ampliar a atuação. "Se a produção cultural será um eixo, por exemplo, o endereço da economia criativa é o Nordeste. Basta ver o potencial latente... Semelhante ao avanço de novos paradigmas da produção de energias limpas e renováveis, cujo endereço principal é o Nordeste: basta ver os mapas dos ventos e do sol", aponta.

Tania reconhece feitos dos primeiros cem dias, como a apresentação do "enunciado em suas linhas centrais" do arcabouço fiscal e a recriação de espaços de diálogo social a exemplo do Conselhão, mas reforça uma demanda: o protagonismo do Nordeste em áreas importantes para o País.

"Finalmente, o Nordeste tem, hoje, um" ativo estratégico" do qual nunca dispôs: uma juventude razoavelmente qualificada, inclusive em nossas cidades médias do interior: uma oportunidade e um desafio...", arremata.

 

Consumo

Pesquisa Alelo/Fipe aponta baixa geral no consumo do cearense em restaurantes. Foram 19,7% menos transações em número de estabelecimentos e 16,3% de recuo no valor das transações em 12 meses, quando os dados de fevereiro de 2021 foram comparados a fevereiro de 2022.

H2 'nuclear'

O projeto de "hidrogênio limpo" da Central Nuclear de Angra dos Reis foi conhecido pelo cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, e pelo presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, Nick Burridge. A iniciativa está em fase de estudo de viabilidade em uma parceria entre Eletronuclear, Furnas e Parque Tecnológico de Itaipu.

As vantagens do H2 produzido a partir da fonte nuclear é a eletrólise da água do mar em vez de usar água doce, como explicou a coordenadora de P&D e Inovação da Eletronuclear, Karla Lepetitgaland. Parcerias entre Brasil e Reino Unido para o desenvolvimento de projetos similares foram consideradas promissoras dada a aposta na transição energética via hidrogênio.

3,3

bilhões de reais a mais circularam em dinheiro vivo no Ceará em 2022, segundo informou o Banco Central. Saiu de R$ 339 bilhões em 2021 para 342,3 bilhões no último ano. Hoje, "embora inferior ao valor alcançado em 2020 - quando o montante superou os R$ 360 milhões -, a quantidade de dinheiro em circulação ainda se encontra acima do valor que alcançaria caso houvesse mantido, desde 2019, o mesmo crescimento médio anterior."

 

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?