Logo O POVO+
Sarto diz que espera aproximação com o PT na gestão
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Sarto diz que espera aproximação com o PT na gestão

"O PT tem sido um parceiro, lutou conosco no 2º turno e nós já temos parceria aqui no Estado", destacou o prefeito eleito
FORTALEZA,CE, BRASIL, 02.12.2020: José Sarto, prefeito eleito se encontra com partidos apoiadores, Assembléia Legislativa. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FORTALEZA,CE, BRASIL, 02.12.2020: José Sarto, prefeito eleito se encontra com partidos apoiadores, Assembléia Legislativa. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto, disse nesta quarta-feira, 2, que espera contar com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) na base aliada da gestão na Câmara Municipal de Fortaleza. Em entrevista após reunião com líderes de partidos aliados, o pedetista destacou boa relação com o partido no Estado e parceria com o partido no 2º turno deste ano.

“Sim (sobre contar com petistas na base aliada). O PT tem sido um parceiro, lutou conosco no 2º turno e nós já temos parceria aqui no Estado”, disse. Apesar de não falar em qualquer convite ao partido para indicação de nomes para a gestão, Sarto destaca ainda que o partido tem “quadros super qualificados” em Fortaleza.

No 1º turno da disputa deste ano, a coligação de José Sarto – que possuía dez partidos – elegeu 25 vereadores para a Câmara Municipal.

Desde a última segunda-feira, um dia após ser confirmado prefeito eleito da Capital, Sarto tem dito que planeja procurar partidos que não estiveram com ele no 1º turno da disputa, mas que declararam apoio à chapa pedetista na segunda etapa da disputa. Além do PT, estão nessa situação siglas como PCdoB, Solidariedade, Patriota, PV e Psol.

Questionado sobre a possibilidade de ampliação da base, Sarto diz que “espera, claro” contar com novas adesões até o início do mandato. Ele evita, no entanto, antecipar detalhes sobre possíveis novas alianças. “Isso aí é segredo de Estado”, ri. “Mas podemos ter outros partidos”.

Apesar dos acenos a petistas, o partido não enviou qualquer representante para a reunião de Sarto com siglas aliadas na manhã desta quarta-feira. Esperado no evento, o presidente do partido em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, não compareceu à reunião após ser diagnosticado com a Covid-19.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?