Logo O POVO+
Psol perde para o PT único prefeito que elegeu no Ceará
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Psol perde para o PT único prefeito que elegeu no Ceará

Direção do partido foi pega de surpresa com a desfiliação de Edson Veriato, que só comunicou a saída nesta quarta-feira, 12, quando a informação já circulava na imprensa
Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi

Primeiro e único gestor municipal eleito pelo Psol no Ceará desde a fundação do partido, o prefeito de Potengi, Edson Veriato, está deixando o partido nesta quinta-feira, 13. Ele integra lista dos 12 prefeitos cearenses que se filiam hoje ao PT, em articulação conduzida pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo deputado federal José Guimarães (PT).

Segundo a coluna apurou, a direção do Psol Ceará foi pega de surpresa com a desfiliação de Veriato, que só comunicou a saída nesta quarta-feira, 12, quando a informação já circulava em veículos de imprensa do Estado. Por conta da novidade, a Executiva do partido acabou realizando às pressas uma reunião para avaliar o caso.

“Lamentamos sua saída de nosso partido e reconhecemos a importância do movimento popular, liderado por Edson nos últimos anos, que o elegeu juntamente com mais dois vereadores e uma vereadora. Desejamos que nossa militância possa continuar na luta por uma sociedade sem desigualdade social”, diz nota do Psol Ceará.

Para dirigentes do Psol cearense, a desfiliação foi lamentada e vista como fruto da pressão da máquina pública do Estado. A direção estadual da legenda ainda realizará uma reunião para avaliar os impactos da mudança para o projeto da sigla no Estado.

Primeiro eleito pelo Psol no Ceará, Veriato chegou ao comando de Potengi na eleição de 2020, quando venceu a então prefeita Antônia Alizandra (PT) com 3.457 votos. Com trajetória humilde de campanha e de lutas sociais, ficou conhecido em todo o Estado por não possuir, a poucas semanas de assumir o cargo, o paletó exigido para a cerimônia de posse.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?