Logo O POVO+
Edson Veriato: prefeito eleito, empossado e com paletó
Politica

Edson Veriato: prefeito eleito, empossado e com paletó

Edson Veriato tomou posse em Potengi no último dia 1º de janeiro. Confecção do traje para a cerimônia de posse virou tema de debate no município após reportagem no O POVO+
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
VERIATO é o primeiro prefeito eleito pelo Psol no Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação VERIATO é o primeiro prefeito eleito pelo Psol no Ceará

Em 26 de novembro de 2020, uma reportagem publicada no O POVO+ contava a história de Edson Veriato (Psol), prefeito eleito em Potengi, município com pouco mais de 11 mil habitantes no Cariri.

Veriato é o primeiro prefeito eleito pelo Psol eleito no Ceará. Vencedor com 3.457 votos, derrotando a candidata à reeleição Antônia Alizandra (PT), que somou 2.318 votos, Veriato descreveu sua trajetória humilde de campanha e de lutas sociais.

O próprio título da reportagem matéria de novembro passado, “Potengi: o prefeito que ainda não tem paletó”, refletia a simplicidade do candidato eleito que a poucas semanas de ser empossado ainda não tinha garantido o seu traje social para a cerimônia.

No entanto, a indumentária foi apenas um modo de chamar atenção para uma história maior de ativismo e reconhecimento popular.

Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi
Foto: Divulgação
Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi


Veriato tomou posse como prefeito de Potengi na última sexta-feira, 1º, em uma cerimônia híbrida, transmitida pelo YouTube, que contou com a presença dos eleitos, da imprensa local e alguns convidados na Câmara Municipal. Veriato apresentou-se formalmente trajado, como exige a solenidade.

No vídeo, publicado em suas redes sociais, o agricultor mostrou detalhes do processo de confecção do paletó, feito por uma costureira local, Marlúcia Nascimento, a Dona Marlúcia, que se arriscava pela primeira vez na produção desse tipo de roupa.

ASSISTA AO VÍDEO

 

Com a repercussão da primeira reportagem, ele foi procurado por algumas marcas que lhe ofereceram o paletó e sapatos. Todas as ofertas foram recusadas. “Muitas lojas entraram em contato comigo. Eu agradeci. Mas a escolha foi por valorizar as mulheres de Potengi”, contou.

Dona Marlúcia, 61, mora na zona rural de Potengi, na comunidade do Sassaré, e trabalha com corte e costura há 47 anos. A comunidade é vizinha à que Veriato mora, a Boa Vista, onde ele antecipa que pretende permanecer. “É outra resistência”, disse.

A expectativa para saber como Veriato se apresentaria no dia da posse despertou debates e comentários na cidade. A dúvida era se o novo prefeito iria se exibir de paletó ou de traje simples, com a camisa da militância do partido. A roupa que seria usada pela primeira-dama, Claudiana Santos Veriato, também motivou a curiosidade.

Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi
Foto: Divulgação
Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi

Outro detalhe que chamou atenção no dia da cerimônia, foi o meio de transporte utilizado pelo prefeito para se deslocar da comunidade onde mora até a Câmara. Em um outro vídeo, ele mostrou sua chegada à cidade de moto.

Saindo de casa com uma mochila nas costas, que guardava o paletó, ele registrou a sua rotina no dia da posse, do momento em que levantou da cama, até a hora da solenidade.

O vídeo é acompanhado de uma trilha sonora com músicas do grupo de rap Racionais MC's, uma referência ao movimento hip-hop, no qual Veriato fez parte na juventude e por onde teve acesso às lutas sociais.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Edson Veriato (@edsonveriatopsol)


No dia 1° de janeiro, o novo prefeito foi lembrado pelos presidentes dos diretórios nacional e estadual do Psol, Juliano Medeiros e Ailton Lopes, respectivamente, que comemoraram as conquistas da sigla no Executivo municipal pelo País. Além de Potengi, nas eleições de 2020, a legenda garantiu outras quatro prefeituras: Belém (PA), Janduís (RN), Marabá Paulista (SP) e Ribas do Rio Pardo (MS).

Em Potengi, o Psol também elegeu três vereadores, um terço da Câmara que é formada por nove cadeiras. Além disso, a chapa eleita para compor a Mesa Diretora do biênio 2021-2022 é presidida pelo vereador da sigla, Ailton Leite. A Mesa, eleita com cinco votos favoráveis, é formada por Zé de Júlio como vice-presidente e Aline Sérgio como 1º secretária, ambos também do Psol.

Com aliados em posição estratégica no Legislativo municipal, Veriato avalia as expectativas para os próximos anos de gestão com otimismo. Sobre os desafios da administração, ele teme pela garantia dos serviços essenciais à população, na cidade que afirma estarem “sucateadas”.

“Potengi é um município extremamente pobre, que sobrevive, basicamente, de programas sociais, empregos em cargos públicos e da agricultura de subsistência”, explica.

O prefeito conta que seus esforços serão voltados em promover mais desenvolvimento econômico para o município, viabilizando a abertura de novas empresas e aumentando os postos de trabalho. No entanto, no município que tem o quarto pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, os desafios para os próximos quatro anos são muitos.

“No meu primeiro dia trabalhando como prefeito, choveu aqui em Potengi e formou uma goteira no meu gabinete. Se está assim no gabinete do prefeito, você imagina no hospital”, lamentou.

Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi
Foto: Divulgação
Edson Veriato tomou posse no último dia 1º de janeiro como prefeito de Potengi

 

O que você achou desse conteúdo?