Logo O POVO+
Ceará contará com núcleo ESG para pequenas, médias e grandes empresas
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Ceará contará com núcleo ESG para pequenas, médias e grandes empresas

Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) lançará nucleo, selo e programa no próximo dia 19 de abril. Iniciativa terá auditoria para trazer imparcialidade e credibilidade
Tipo Notícia
Indústrias têxteis, confecções e demais setores industriais terão acesso a iniciativa (Foto: Bárbara Moira)
Foto: Bárbara Moira Indústrias têxteis, confecções e demais setores industriais terão acesso a iniciativa

Em entrevista exclusiva ao O POVO, Alcileia de Faria, coordenadora do Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), conta como funcionará o selo e o programa Fiec, que será lançado dia 19/04, na Casa da Indústria. ESG, conforme a coluna noticiou, já traduzido para o português, engloba estratégias relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e de governança. Atualmente, as empresas estão buscando estratégias nesse sentido e atuam de forma transparente, para diminuir seus impactos no meio ambiente. Além de desenvolverem boas práticas e melhoras nos processos de administração, com foco num mundo mais justo e responsável para as pessoas.

O POVO - Sabemos que ESG ainda é muito novo aqui no Brasil. De que forma o núcleo vai propagar os conceitos para a indústria cearense?


Alcileia de Faria - A disseminação e a propagação do conceito e das práticas ESG junto às indústrias serão realizadas pela Federação por meio do Núcleo ESG e do Programa de Selo-Fiec, no sentido de formar uma cultura empresarial responsável com sua forma de operar e no comprometimento dos desafios socioambientais. Algumas ações de apresentação do conceito, das oportunidades de mercado, da gestão de riscos ESG e das vantagens competitivas estão dentro do escopo de comunicação do Programa ESG-Fiec. O tema ainda causa muitas dúvidas no mercado brasileiro, principalmente, como aplicar o ESG na gestão empresarial, e por isso, preparamos conteúdos para disseminar o conhecimento nessa temática.

OP - Qual o principal objetivo e público focal do Núcleo ESG da FIEC?

Alcileia - O principal objetivo do núcleo é contribuir para a disseminação de uma cultura de sustentabilidade no seio da indústria cearense. A partir de políticas e ações que reduzam os impactos ambientais de seus processos, valorizem o seu capital humano e fortaleçam a sua estrutura de governança. O público focal do núcleo, como também da própria Fiec, são as indústrias cearenses, independente do porte ou do setor. Seja do setor de energia, têxtil, bebidas ou agropecuária, entre os diversos outros. Iremos abranger todas as áreas econômicas do estado do Ceará. Reafirmamos também toda a sensibilidade com as micro e pequenas indústrias, que fazem parte da larga maioria do mercado cearense.

OP - De que forma ele irá atuar?


Alcileia - O núcleo irá atuar como um impulsionador da agenda ESG no estado do Ceará, apoiando as indústrias durante todo o processo de certificação, além disso, como disseminador de conhecimento.

OP - Como funcionará o programa e o selo?


Alcileia - O Programa ESG-Fiec está estruturado dentro de uma plataforma digital, o que facilita o acesso, a operação e a gestão de todo o processo que levará a indústria a ser contemplada pelo selo ESG-Fiec. Vale ressaltar que o programa será auditado, por um organismo certificador de terceira parte, trazendo imparcialidade e credibilidade na validação da autodeclaração realizada pelas indústrias ao responder os critérios e indicadores que compõe o Programa ESG-Fiec. Assim como, as evidências que ela imputará junto a plataforma, comprovando suas práticas. É importante frisar que o selo é a chancela dada pela federação e auditada por uma das maiores e mais reconhecidas e respeitadas auditorias do mundo, que é a Bureau Veritas, trazendo credibilidade e lisura ao Programa.

OP - E a premiação?


Alcileia - O prêmio ESG-Fiec será uma espécie de coroação das empresas que foram contempladas com o Selo, e que se destacaram nas práticas ESG que formam do Programa ESG da Fiec, ou seja, dentro da lista das empresas certificadas, a Federação implementará uma espécie de ranking, para dar maior destaque aquelas indústrias que apresentarem práticas de maior relevância. E mais uma vez, destacamos equidade e o senso de justiça que implícito no cerne da Fiec, a premiação contemplará as Micro e Pequenas, as médias e as grandes empresas.

PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?