Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Com a melhora dos casos de Covid-19 em todo o mundo é hora de voltar a sonhar e definir metas para tornar os objetivos em realidade. Seja fazer aquela viagem que foi cancelada, comprar um imóvel, casar, ter filhos ou trocar o carro. Vale tudo! Há várias opções de prazos, curto, médio e longo, o que importa é estar alinhado ao objetivo a ser realizado.
A Larissa Falcão, líder regional da XP, fala sobre algumas opções de investimentos para realizar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Segundo ela, poupar dinheiro já é um bom começo, mas o investimento é mais interessante.
“Ao poupar para alcançar os objetivos, você não precisa deixar o dinheiro parado na poupança. O investimento faz com que seu dinheiro renda mais e aumente o valor poupado. Na poupança, aos poucos o dinheiro pode perder o seu poder de compra para a inflação”, afirma Falcão.
Defina seu sonho
No curto prazo, os objetivos devem ser realizados em até um ano. Para isso, as opções são os recursos do seu giro e reserva de emergência. A indicação é em aplicações em renda fixa atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Já no médio prazo, os sonhos devem ser realizados de 1 a 5 anos. As recomendações são aplicações de renda fixa em geral atrelados à inflação, fundos de investimentos e ações.
Por fim, o longo prazo são aqueles sonhos que devem ser concluídos acima de cinco anos. O caminho são operações estruturadas com alocação internacional ou diversificações, que não tenham na sua carteira de investimentos, previdência e Private equity, investimentos direto em empresas ou projetos, por meio de um fundo com esse fim.
Segundo a executiva, antes de tudo é importante organizar as finanças. "O primeiro passo para começar a investir é sentar e organizar as finanças. Você precisa ter caixa positivo, gastar menos do que ganha. Então, é importante fazer uma revisão das dívidas. Outra coisa importante é fazer um planejamento de vida e carreira para alavancar seu ganho", diz a líder.
Após a organização financeira, o segundo passo é construir uma reserva de emergência, que deve ser de 3 a 6 vezes o valor das despesas mensais. "A partir disso, você vai investir no médio e longo prazo. O ideal é que cada tipo de investimento esteja atrelado a um sonho que você deseja realizar, porque você escolhe um tipo de investimento baseado no objetivo, e não o contrário", finaliza.
PODCAST VOO 168 BASTIDORES
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.