Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
A coluna de hoje é dedica, especialmente, aos 95 anos do jornal O POVO. Tive o prazer em assinar os textos do especial que saiu no último dia 7 de janeiro.
O jornal, quase centenário, mantém um legado atualizado diariamente, construído pelo dinamismo, inovação digital e responsabilidade com o leitor.
O cuidado com a formação de novos profissionais de jornalismo também é visível com o programa Novos Talentos, curso em parceria com a da Fundação Demócrito Rocha, que está com inscrições abertas até 30 de janeiro.
Esta será a 30ª turma do curso Novos Talentos, que se solidifica como um dos principais meios de entrada no Grupo O POVO. O programa teve início em 2007, com o objetivo de oferecer treinamento sobre aspectos práticos e teóricos da profissão, a fim de preparar novos profissionais.
Desde então, ajudou a formar centenas de profissionais, que hoje fazem parte do O POVO em cargos diversos ou atuam em outros veículos de comunicação pelo Brasil.
Para o coordenador dos Novos Talentos, o jornalista Plínio Bortolotti, o marco de 30 turmas é um reconhecimento da força e da qualidade do programa.
“Chegarmos à 30ª turma dos Novos Talentos representa o sucesso de um curso que se consolidou como um importante instrumento de formação de novos jornalistas, demonstrando o vigor de uma profissão cada vez mais necessária para levar informações verdadeiras às pessoas, combatendo a desinformação”, analisa. Exclusivamente on-line, as inscrições devem ser feitas pela página oficial do programa: fdr.org.br/novostalentos.
MODA SUSTENTÁVEL
Um dos setores que mais preocupa a questão ambiental do planeta, o têxtil, tem dado sinais de envolvimentos com ESG. Principalmente, pela demanda do consumidor que está de olho no que compra. Atualmente, quase 90% dos consumidores optam por marcas sustentáveis, segundo estudo da agência Uninon + Webster.
A cearense Zefirelli vem investindo em biomateriais que tornam mais sustentáveis embalagens, etiquetas e tags. As etiquetas, por exemplo, são feitas a partir de fios de poliéster reciclados, tendo como base o conceito de regeneração.
Já as tags utilizam papel reciclado na sua composição, reduzindo assim os impactos ambientais causados pelo descarte de lixo. Essa produção é feita em parceria com a catarinense Haco segue o movimento há anos. A empresa, inclusive, tem filial no Ceará.
Para Dimas Rufino, CEO da Zefirelli, a sustentabilidade é um pilar da marca e serve de inspiração para coleções. Como a Linha Ocean que traz detalhes orgânicos como botões de coco.
A empresa segue o padrão Focus Green, que estabelece diretrizes para empresas do ramo têxtil com práticas sustentáveis a serem aplicadas no seu processo de produção.
Dentre eles: a não utilização de químicos danosos, uso de algodão sustentável e orgânico, uso de fibras recicladas e viscose oriunda de reflorestamento.
GOVERNANÇA
O programa de fomento à diversidade da MAG Seguros lançou o Programa Impulsionando Mulheres. Atualmente, 58% de seu quadro de colaboradores é composto por mulheres e elas ocupam metade dos cargos de liderança da companhia.
“O programa tem como principais objetivos alavancar o desenvolvimento das líderes da companhia, proporcionando a possibilidade de assumir posições ainda mais estratégicas. Além disso, entendemos que esta é uma iniciativa que vai contribuir diretamente para ampliar os resultados positivos que a equidade de gêneros promove”, explica Patricia Campos, diretora de Gente & Gestão da MAG.
A MAG ainda conta com quatro programas importantes: o Plural, de diversidade e inclusão que tem mais de 80% dos seus colaboradores pertencentes a pelo menos um grupo minorizado; e o Você+Saudável, que engloba campanhas anuais de vacinação, como, por exemplo, contra a gripe, Gympass e plano de saúde com cobertura nacional.
Já para apoio psicológico, jurídico e financeiro de forma totalmente gratuita é o Tamo Junto. E o Ciclo de Gente que tem foco na gestão de carreira e avaliação de performance, o que contribui com o desenvolvimento profissional e oportunidades de méritos e promoções na companhia.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.