Em março, nova Cartilha de Educação Financeira para Crianças será lançada pelo Ibef
Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Em março, nova Cartilha de Educação Financeira para Crianças será lançada pelo Ibef
Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará aborda além de questões financeiras, tesouros não materiais como a doação, gratidão, carinho, cuidado e atenção
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef) vai lançar, em março, a nova edição da Cartilha de Educação Financeira para Crianças. A finalidade é chamar a atenção do público infantil por meio de um conteúdo dinâmico e atrativo, além de ressaltar o uso correto e consciente do dinheiro.
Nascido há cinco anos, o projeto tem à frente a diretora vogal do IBEF, Darla Lopes, que avalia que educar é preparar para os desafios da vida.
"A educação financeira de uma criança vai abraçar conceitos que vão além. O mais importante é orientar quanto ao comportamento e decisões. Os benefícios da introdução da educação financeira está na organização profissional, valorizar os recursos, saber de onde vem o dinheiro", explica a diretora.
Outros valores importantes na vida de todos, os tesouros não materiais, como a doação, gratidão, carinho, cuidado e atenção, além do gráfico da mesada, o ato de poupar, investir e doar são abordados na publicação. O material inclui, ainda, conteúdo prático, voltado para resultado financeiro.
"Consideramos fundamental incluir conteúdos mais relacionados ao comportamento financeiro das crianças, para treinar o pensamento reflexivo", ressalta a presidente do Ibef Ceará, Renata Paula Santiago.
A nova edição traz também informações sobre o meio de pagamento Pix, moeda digital, como usar o dinheiro, consumo consciente por meio dos 5R, reduzir, reutilizar, reciclar, reparar e repensar. Há ainda capítulo sobre empreendedorismo. Explica sobre o que são as empresas e orçamento, receita, despesa, lucro ou prejuízo.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.