Logo O POVO+
Construtora compensa 100% de CO2 e da energia elétrica consumida
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Construtora compensa 100% de CO2 e da energia elétrica consumida

De acordo com relatórios de sustentabilidade da MRV, 2021 e 2022, a empresa compensa desde 2015, toda a emissão direta de gás carbônico e da energia elétrica consumida
Tipo Notícia
Desde 2018, a MRV Fortaleza já entregou 4.394 mil unidades com soluções em energia renovável através de instalações placas fotovoltaicas (Foto: Divulgação MRV)
Foto: Divulgação MRV Desde 2018, a MRV Fortaleza já entregou 4.394 mil unidades com soluções em energia renovável através de instalações placas fotovoltaicas

A construção civil mundial foi responsável por mais de 34% da demanda de energia e cerca de 37% das emissões de CO2 relacionadas à energia e processos em 2021, segundo o Relatório de Status Global de Edificação e Construção de 2022, lançado na última rodada de negociações climáticas no Egito, a COP27.

Para mudar esse cenário no Brasil, a MRV, colocou em prática princípios de sustentabilidade em prol da redução no impacto de suas atividades no meio ambiente e nas comunidades onde está inserida.

Como consta do relatório de sustentabilidade da companhia, com dados referentes aos anos de 2021 e 2022, a MRV é, desde 2015, uma empresa que compensa 100% das emissões diretas de CO2 e da energia elétrica consumida, contribuindo para frear as mudanças climáticas.

Além disso, dados que constam do mesmo relatório mostram uma redução significativa de quase 50% nas emissões de "combustão estacionária" provenientes de geradores, bem como a diminuição em "emissões fugitivas" e "mudanças do uso do solo".

A MRV apresentou ainda redução nos resíduos gerados e em materiais comprados de aproximadamente 27% naquele período. A meta é de que, até 2030, 100% dos empreendimentos possuam alguma alternativa de fonte energética de origem renovável para as áreas comuns dos condomínios.

A iniciativa, em sintonia com o book de metas e compromissos propostos ao Science Based Target Initiative, gera economia aos clientes e é fundamental para reduzir as emissões de gases do efeito estufa de produção e usabilidade do produto.

“Desde o ano 2018, a MRV regional Fortaleza já entregou 4.394 mil unidades com soluções em energia renovável através de instalações placas fotovoltaicas, ou seja, possuem geração de energia limpa para abastecer as áreas comuns dos empreendimentos. Esse tipo de iniciativa impacta tanto na redução da demanda de energia como uma redução na taxa condominial, uma vez que a mesma é bastante impactada pelo consumo de energia”, explica Patrícia Pessoa, Gestora Executiva de Desenvolvimento Imobiliário

Acordos e certificações

 A MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, tem como uma de suas prioridades a pauta ESG e busca ser referência na agenda climática global. Em 2021, a empresa firmou acordo com a Science Based Targets Initiative (SBTi  para a adoção de estudos das metas de redução de emissões de GEE, em um compromisso inédito no setor.

Como signatária da SBTi, a construtora estabelece metas para sua produção e seus processos no sentido de restringir o aquecimento global a um teto de 1,5°C na elevação da temperatura, minimizando os impactos em mudanças climáticas e contribuindo diretamente para o Acordo de Paris.

Além disso, a MRV participa do ICO², o Índice de Carbono Eficiente da B3, selo ouro no Programa GHG Protocol. Desde 2015 compensa as emissões de carbono referentes aos escopos 1 e 2, e recentemente aderiu ao Movimento Ambição Net Zero. 

Mais notícias de Economia

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?