Logo O POVO+
O poder de transformação e união do ESG
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

O poder de transformação e união do ESG

Boas práticas ambientais, sociais e de governança mudam empresas, gestores, colaboradores, comunidades e pessoas
PAULA Harraca estará 
no Futura Trends Ceará (Foto: Leo Drumond / Divulgação DMT Palestras)
Foto: Leo Drumond / Divulgação DMT Palestras PAULA Harraca estará no Futura Trends Ceará

.

Muitos empresários têm dúvidas sobre a possibilidade de alinhar lucro e propósito nos seus negócios ao implantar as práticas de ESG. A resposta a essa indagação é trabalhada constantemente pela especialista em ESG, conselheira empresarial, mentora executiva e professora de MBAs de todo o País, Paula Harraca.

No ano passado, Paula publicou o livro “O Poder Transformador do ESG: como alinhar lucro e propósito” – um guia para profissionais e organizações que buscam se manter prósperos e competitivos, ao mesmo tempo em que conectados com seus valores.

No próximo dia 29 de setembro, a partir das 8h, no Teatro RioMar, a especialista estará em Fortaleza, para participar da programação do Futura Trends Ceará - Desafios e oportunidades para um mundo sustentável.

A palestra é intitulada “O Poder Transformador do ESG - Inspirando Empresas a Desenvolverem Negócios Sustentáveis”. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no sympla ou pelo link bit.ly/3ExhZYm.  

Liderança feminina

O GPA, grupo controlador das redes Pão de Açúcar e Mercado Extra, estipulou, para 2025, conseguir 40% das suas lideranças internas sendo exercidas por mulheres. Já no segundo trimestre de 2023 atingiu esse objetivo, pelo segundo ano seguido.

No Ceará, o crescimento de cargos ocupados por lideranças femininas segue a tendência e, atualmente, das 16 lojas em Fortaleza, seis são gerenciadas por mulheres.

As profissionais mulheres do GPA recebem acesso aos programas de desenvolvimento de liderança feminina existentes na empresa, que, desde 2019, impactaram mais de 1.200 mulheres. Dessas, 29% já tiveram movimentação em suas carreiras.

O GPA é a única varejista nacional a integrar o Índice Bloomberg Gender Equality, que mede a igualdade de gênero em cinco pilares - liderança e pipeline de talentos, igualdade salarial e paridade salarial entre gêneros, cultura inclusiva, políticas antiassédio sexual e marca extern).

Favelas

Os moradores das favelas e periferias cearenses, que já tenham sua empresa ou ideia de negócio, independentemente do estágio de maturidade, podem ser expositores do Expo Favela Innovation. Trata-se da maior feira de inovação e empreendedorismo que promove o diálogo entre os trabalhos de startups e empreendedores de favelas com empresários do asfalto.

A feira foca no empreendedorismo e promove o diálogo entre os trabalhos de startups e empreendedores de favelas com empresários do asfalto. E reúne ainda palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, mentorias, debates, cursos, shows, filmes e muitas outras atividades criadas por moradores das favelas do Estado para fomentar o empreendedorismo.

O evento acontece pela primeira vez no Estado, em Fortaleza, nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A pré-inscrição já disponível em expofavela.com.br/empreendedor.

Será realizada uma curadoria para seleção dos inscritos. Os selecionados passarão por mentoria de negócios, relacionamento com investidores, além de expor suas ideias ou empresas no evento.

Na edição de hoje do O POVO, Preto Zezé, conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa), entidade que realiza o evento em todo, conta mais detalhes.

Favelas 2

Adepto ao upcycling, técnica de reaproveitar resíduos e peças aparentemente inúteis, há anos, o estilista Kallil Nepomuceno avança nas práticas ESG.

Atualmente além de utilizar estamparia digital, que utiliza menos produtos químicos e água nas suas criações, deu sequência a colabs com entidades que apoiam mulheres em situações de vulnerabilidade social localizadas em favelas e bairros periféricos da Região Metropolitana de Fortaleza.

São elas: Parque Leblon; Mestre Antônio; Camuripim e Genipabú. Agora, em parceria com o Instituto Aço Cearense, possui o projeto FuxiAço, em que o resultado será uma nova coleção a ser apresentada no Ceará Fashion Week, em outubro. 

Mais notícias de Economia

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?