Logo O POVO+
Mais duas comunidades no Ceará recebem água potável
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Mais duas comunidades no Ceará recebem água potável

Por meio do Projeto Águas, a Diageo já alcançou cinco localidades rurais e 2.500 pessoas beneficiadas
Tipo Notícia
Maria das Graças Ferreira, moradora de Forquilha, em Beberibe, com equipe da Diageo e Instituto Sisar (Foto: Edu Lima/ Divulgação Diageo)
Foto: Edu Lima/ Divulgação Diageo Maria das Graças Ferreira, moradora de Forquilha, em Beberibe, com equipe da Diageo e Instituto Sisar

O projeto Águas da Diageo acaba de beneficiar mais duas comunidades rurais do Ceará, Forquilha, no município de Beberibe, e Jardim Marajoara/Bebedouro, no município de Cascavel.

Com essas adições, a iniciativa chega à marca de cinco localidades no estado e 2.500 pessoas sendo atendidas com a reforma de estações de tratamento de água, instalação de tubulações para as residências e atividades de educação ambiental.

Até ano passado, o Águas já beneficiava cerca de 1,2 mil pessoas nas comunidades de Manoel Dias e Serra Verde, em Redenção; e Choró Pedra Redonda, em Cascavel. O número agora da população beneficiada mais que dobrou em dois anos de desenvolvimento do projeto, lançado em 2022.

 Comunidade de Forquilha, em Beberibe, recebendo a entrega de Estação de Tratamento de Água (ETA) reformada(Foto: Edu Lima/ Divulgação Diageo)
Foto: Edu Lima/ Divulgação Diageo Comunidade de Forquilha, em Beberibe, recebendo a entrega de Estação de Tratamento de Água (ETA) reformada

O objetivo da empresa com o projeto cé melhorar a qualidade de vida das comunidades que estão também na Região Metropolitana de Fortaleza, onde está a fábrica da Ypióca.

“Mudou muita coisa depois que a água chegou na nossa comunidade. Acontecia de ter dias de eu não mandar meus filhos para a escola porque não tinha água para eles tomarem banho. E agora que chegou a água, eles vão poder ir para a escola despreocupados”, comemora Rosiane Estevão Ribeiro, moradora da comunidade Jardim Marajoara há nove anos e mãe de três filhos.

O projeto faz parte do pilar de sustentabilidade da estratégia global da empresa, Sociedade 2030 – Espírito do Progresso que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), a estratégia traz a meta de devolver ao meio ambiente e às comunidades toda a água utilizada em suas operações localizadas em áreas de estresse hídrico até 2026.

Melhorias na comunidade

Darline Sales, coordenadora de ESG e Relações Corporativa da Diageo, pontua que com “a adição dessas duas últimas comunidades ao projeto devolvemos ao meio ambiente, anualmente, uma quantidade de água equivalente a 91% do consumo médio anual da nossa fábrica de Ypióca”.

As intervenções nas comunidades visam ainda, com o fornecimento de água tratada 24 horas por dia, reduzir doenças transmitidas pela água, promover o desenvolvimento social e preservar o meio ambiente.

As comunidades são envolvidas no projeto por meio de suas associações comunitárias, permitindo que autogerenciem os sistemas implantados. 

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?