Logo O POVO+
"Fortaleza não pode perder mais áreas verdes", defende Evandro Leitão
Foto de Catalina Leite
clique para exibir bio do colunista

Editora-adjunta do O POVO+ especializada em ciência, meio ambiente e clima. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Também já foi finalista do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar na região Nordeste

Catalina Leite ciência e saúde

"Fortaleza não pode perder mais áreas verdes", defende Evandro Leitão

Prefeito garantiu que enviará para revogação mais "quatro leis da gestão anterior" que excluíam áreas verdes de zonas ambientais
Tipo Notícia
CÂMARA pauta projetos de impacto ambiental, como permissão para construções em área verde na Serrinha, próximo ao aeroporto (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE CÂMARA pauta projetos de impacto ambiental, como permissão para construções em área verde na Serrinha, próximo ao aeroporto

O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) reforçou que não irá “abrir mão” das áreas verdes da Capital, durante entrevista exclusiva ao O POVO nesta quarta-feira, 9, no Paço Municipal. Completando 100 dias de gestão, Evandro já protagonizou o veto da exclusão da área verde localizada no bairro Manoel Dias Branco e prometeu enviar para revogação da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) mais "quatro leis sancionadas pela gestão anterior" — a assessoria da prefeitura ainda irá confirmar quais áreas devem ser beneficiadas.

“Essas sanções são importantes para a Cidade porque, a meu ver, Fortaleza não pode perder mais áreas verdes”, destaca. “É claro que a questão imobiliária é importante, a cidade tem que crescer, isso é natural; mas a gente tem que preservar nossas áreas vezes e isso eu não vou abrir mão.”

O processo de revogação das leis aprovadas na gestão anterior demanda articulação política de Evandro, principalmente porque muitos dos vereadores que aprovaram a exclusão das áreas verdes das zonas ambientais integram a atual base do prefeito. O POVO+ faz a cobertura sobre as áreas verdes e levantou exclusivamente o voto de cada um dos vereadores. Confira aqui

"É preciso ter uma relação harmoniosa, em sintonia e respeitosa com o poder legislativo municipal. No entanto, isso não quer dizer que eu vá concordar com tudo. Isso faz parte da relação política, então eu não tenho nenhuma dificuldade com relação a isso (vetar projetos da base aliada)", afirmou o prefeito.

Em janeiro deste ano, OP+ fez o levantamento inédito e exclusivo das 16 áreas verdes excluídas de zonas ambientais pela gestão de José Sarto (PDT). As repórteres Karyne Lane e Ludmyla Barros identificaram manualmente todas as áreas e produziram dados ainda desconhecidos pelos próprios vereadores que aprovaram as exclusões. 

Foto do Catalina Leite

Análises e fatos sobre as pautas ambientais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?