Logo O POVO+
Com cearenses, 14ª CineBH começa nesta quinta, 29, refletindo sobre arte no ambiente digital
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Com cearenses, 14ª CineBH começa nesta quinta, 29, refletindo sobre arte no ambiente digital

Evento disponibilizará 54 filmes brasileiros e estrangeiros, além de também realizar o 11º Brasil Cinemundi, voltado para negócios do mercado audiovisual
Tipo Notícia
Foto: divulgação "Rodson ou (Onde o sol não tem dó)", de Cleyton Xavier, Clara Chroma, Orlok Sombra

Entre hoje, 29 de outubro, e a próxima segunda, 2 de novembro, a 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte será realizada em formato on-line, oferecendo programação gratuita e aberta. Entre filmes, debates, encontros de negócios e atividades formativas, o evento destaca neste ano o papel da virtualidade para o setor cultural em meio à pandemia. “Arte viva: Redes em expansão” é o tema escolhido pela equipe curatorial do evento, formada por Pedro Butcher, Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by 14ª CineBH (@universoproducao) on

Nesta reflexão, o evento destaca o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, grupo que surgiu em março e é conduzido pelo ator e diretor Juracy de Oliveira, cearense radicado no Rio de Janeiro. Duas produções do coletivo compõem a programação: “12 Pessoas com Raiva” e “Museu dos Meninos”.

Leia também | Reflexões sobre cinema e teatro a partir de espetáculos virtuais

Juracy é um dos convidados do debate inaugural da CineBH, que marca a abertura do evento. A conversa acontece hoje, às 20 horas, com participação também de Germano Melo (“Coisas úteis e agradáveis”), Grace Passô (“República”) e da crítica e curadora de teatro Luciana Eastwood Romagnolli. A mediação será do curador Pedro Butcher.

Leia também | Como se manter fazendo arte no mercado de lives?

O Ceará também está representado no evento pelo longa “Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó)”, dirigido por Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra. O trio é membro do Coletivo Chorumex. Produção independente, o longa se passa nos anos “pré-3000”, num contexto em que Rodson tem os instintos artísticos reprimidos porque “arte é crime”, “refletir é proibido” e “ler não existe mais”. A produção estará disponível a partir do dia 30.

Na segunda, 2, a partir das 17 horas, Cleyton compõe a roda de conversa “Estética e criação a partir da história e da violência”. O momento, que terá mediação do curador Marcelo Miranda, terá ainda a participação de Beatriz Seigner, codiretora do documentário “Entre nós, um segredo”, e Rodrigo Aragão, que assina “O Cemitério das Almas Perdidas”

A CineBH ressalta nesta edição, também, a carreira do ator e diretor Welket Bungué, natural de Guiné Bissau. Seis obras dirigidas ou protagonizadas por ele serão disponibilizadas. No domingo, 1º, às 15 horas, Welket participa da masterclass “Corpo em Transe, Linguagens em Trânsito”.

Curta de 2019 dirigido por Welket Bengué, "É Bom Te Conhecer" compõe a programação da 14ª CineBH
Foto: divulgação
Curta de 2019 dirigido por Welket Bengué, "É Bom Te Conhecer" compõe a programação da 14ª CineBH

Entre outros destaques, estão a disponibilização dos longas brasileiros “Luz nos Trópicos”, de Paula Gaitán; “Meu Nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza; e do filme alemão “Os não reconciliados ou só a violência ajuda onde a violência reina”, da dupla Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.

 

14ª CineBH

Quando: de 29 de outubro a 2 de novembro
Onde: www.cinebh.com.br
Gratuito
Mais informações: no site ou em @universoproducao

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?