QUANDO SE USA O "VIVA" com palavra no singular, não há dúvida no geral. "Viva a noiva" e "Viva o SUS", por exemplo. O sentido será de exclamação, e o "viva" assume a função de interjeição, no sentido de "Bravo!". No plural, é que surge a dúvida. É preciso atenção, sobretudo, ao contexto para que a construção faça sentido. Há gramáticos que defendem o "viva" sempre como interjeição. Desse modo, seria invariável: "Viva a noiva", "Viva os noivos" = Viva!. Mas há gramático que defende o "viva" como verbo. Nesse caso, ele varia conforme o número: "Viva o noivo", "Vivam as férias".
Qual usar?
COM O PLURAL, qual usar, então? Num contexto informal, escolha: "Viva os noivos" ou "vivam os noivos". Se estiver numa situação de avaliação, uma prova escrita ou uma redação formal, sugiro o plural. Afinal, ainda é o aceito pela maioria dos gramáticos: "Vivam as férias", "vivam os noivos", "vivam as crianças".
Viva a algo
TAMBÉM HÁ a opção de "dar um viva aos noivos", "dar um viva à saúde", "dar um viva às férias". Nesses casos, o sentido é de festejar algo ou alguém, de dar uma saudação a algo ou a alguém.
Miniférias
SE A FOLGA não é tão longa assim, a gente diz que são "miniférias", tudo junto, sem traço. Com mini-, haverá hífen quando o segundo elemento começar com H ou I. Exemplos: mini-hotel, mini-herói, mini-impressora, mini-implante.
Na língua portuguesa, os iguais se repelem com o hífen. Assim, em geral, quando o prefixo termina com uma vogal e a outra palavra começa com a mesma vogal, elas precisam estar separadas (anti-inflamatório, micro-ondas etc.).
E vale lembrar que "férias", nesse sentido de folga, é uma palavra só usada no plural. Por isso, cuidado com a concordância: boas férias, felizes férias, férias longas. Outras palavras que também só são usadas no plural: parabéns, óculos, núpcias, cócegas e pêsames.
SALVA A DICA!
Siglas com até três letras
SIGLA É A representação mais curta de um nome, normalmente a partir das iniciais. As siglas com até três letras são escritas em maiúsculo: SUS, CPI, TRE, UFC, OAB, FGV, ONU, IJF.
Siglas com mais de três em que todas são soletradas (é lida letra por letra) são escritas em maiúsculo: INSS, BNDES, CPMI, IBGE, CNBB, IPTU.
Siglas cujas letras formam palavra
SE A SIGLA tiver mais de três letras e for pronunciada como uma palavra (e não soletrada), será escrita apenas com a inicial maiúscula. Exemplos: Fiec, Senac, Detran, Serasa, Unicef, Petrobras, Unifor, Unimed.
Há exceções. Algumas siglas escapam dessas regras, porque já são formas consagradas, como: UnB, ProJovem, CNPq, MoMA.
FLOR DO LÁCIO
Você pode acompanhar mais conversas sobre o uso cotidiano da língua portuguesa no quadro "Flor do Lácio" na rádio. Às quartas, na rádio O POVO CBN (FM 95,5 e pelas redes sociais) às 10h50min; e às quintas, na rádio O POVO CBN Cariri (FM 93,5 no Cariri e pelo aplicativo) às 10h20min. Também pelas redes sociais do O POVO aos domingos.
SUGESTÕES?
Se quiser enviar algum comentário, sugestão ou outra observação, pode escrever: danielanogueira@opovo.com.br
Volto daqui a 15 dias, na segunda-feira.