Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
A "insustentável situação remuneratória" de juízes do Ceará é uma das pautas da Associação Cearense de Magistrados. Segmento ameaça fazer paralisação progressiva
A Associação Cearense de Magistrados (ACM) marcou para o dia 21 deste mês uma assembleia extraordinária, por meio virtual, para discutir a "insustentável situação remuneratória" do segmento. Os julgadores estão insatisfeitos também com a falta de "resposta aos pleitos formulados por mais de 200 juízes", há seis meses, à presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O indicativo de paralisação será, no mínimo, 24 horas e poderá ter "caráter progressivo". No edital de convocação, a ACM fala também na possibilidade de um ato público no Fórum Clóvis Beviláqua caso o silêncio do TJCE permaneça. Os magistrados debaterão também a "não adesão às semanas temáticas" propostas pelo TJCE. No documento, a Associação não especifica a defasagem "salarial" dos juízes.
Inflação
A carreira da magistratura no Ceará tem oito gradações para juízes podendo chegar a desembargador. Segundo o site do TJCE, um magistrado de entrância inicial recebe R$ 30.404,42 e um desembargador, R$ 35.462,22. Nada mal.
Racha
Sobre a ameaça de paralisação, apurei, não tem concordância nem na própria Associação dos Magistrados. Entre os juízes há uma parcela que não admite julgador fazendo greve.
Silêncios
O TJCE, ouvi bastidores, espera o dia da assembleia para mover peças no tabuleiro. Uma coisa é certa, há uma insatisfação a ser enfrentada e juízes querendo também se cacifar como liderança.
O nome das árvores
As espécies da praça José Bonifácio, em frente ao antigo 5º Batalhão, no Centro de Fortaleza, estão sendo identificadas pelo Movimento Pró-Árvore. A ONG já plantou mais de cem.
Os Ministérios Público federal e estadual estão de acordo com o que ocorreu em Jericoacoara? O empreendimento Alchymist Beach Club construiu uma estrutura dentro da lagoa de Jijoca, em Jeri.
No Instagram, o Alchymist convida turistas para usufruir de 22 bangalôs construídos sobre as águas. "Além de uma super piscina natural com a água da própria lagoa". Lá é Área de Proteção Ambiental.
Não é porque o Conselho Estadual do Meio Ambiente, em 2019, passou o licenciamento para as prefeituras que pode tudo. Qual legislação que permite um empreendimento tomar posse de um pedaço de uma lagoa? Cadê a Sema, a Semace? a PGR e MPCE?
A vida gloriosa e melancólica do craque Amílton Melo (1949-1997), ex-Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Atlético-MG e Fluminense, é tema de um documentário dirigido pelo jornalista Ciro Câmara.
Memória
Casarão que pertenceu a Antônio Martins Filho, primeiro reitor da UFC, teria sido vendido para o governo da Noruega? Fica na Jaime Benévolo, quase esquina com Duque Caxias.
História
A jornalista Moema Soares, presidenta da TV Ceará, procura parceiros para preservar o precioso acervo da emissora. Um caminho seria o secretário Fabiano Piúba (Secult). Ainda mais, agora, com a revitalização do Museu da Imagem e do Som.
Sobe
Senador Tasso Jereissati (PSDB), que prestou conta das atividades parlamentares de 2021. Em sua nova versão, com menos certezas, foi importante na luta pela vacinação contra a Covid-19.
Riacho Pajeú, em área próxima à sede da Prefeitura de Fortaleza. O leito está tomado por embalagens de quentinhas e muito lixo. Com a chegada da estação chuvosa tudo vai desaguar no Atlântico.
Horizontais
Funceme divulgará no dia 20, às 9 horas, prognóstico para a quadra chuvosa deste ano. // Hoje, Associaçãodos Advogados do Ceará debaterá extinção da consulta para o quinto constitucional. // Universidade Sem Fronteiras iniciará ano letivo no dia 24/1. Com a turma de Reabilitação Cognitiva. // Só lembrando: E aí, na ditadura militar você deixou de tomar vacina contra a meningite e outras doenças?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.