Logo O POVO+
Ceará terá mais um parque ecológico
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Ceará terá mais um parque ecológico

Parque Estadual das Águas, na Região Metropolitana de Fortaleza, preservará o entorno do sistema Pacoti-Riachão-Gavião
Tipo Opinião
AÇUDE Pacoti compõe o sistema metropolitano
 (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA AÇUDE Pacoti compõe o sistema metropolitano

.

O entorno dos açudes Pacoti-Riachão-Gavião, sistema que também dá de beber a população de Fortaleza e da Região Metropolitana, será transformado no Parque Estadual das Águas. Um projeto conjunto entre as secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Recursos Hídricos do Ceará (SRH). Serão 10.565,0685 hectares de poligonal com uma zona de amortecimento de 8.071,7974 hectares, segundo Artur Bruno – secretário da Sema. Será a maior Unidade de Conservação estadual esquadrinhada em áreas que estão nos municípios de Aquiraz, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Pacajus e Pacatuba. Três consultas públicas afinarão o documento de criação. A primeira é amanhã, em Horizonte, a partir das 9 horas, no salão paroquial São João Batista. O debate precisa da participação popular.  

Leia também |

Semiárido: uma reinvenção do cotidiano

Parque das Águas

As outras consultas públicas para criação do Parque Estadual das Águas acontecerão em Itaitinga, 27/1, e em Pacatuba, 28/1. A ideia é proteger uma área que produz água para as torneiras da Região Metropolitana. Bom analisar se cabe uso massivo da Unidade pela população. Mais prudente que seja com extrema parcimônia.

Leia também |

Açudes do Sistema Metropolitano passam a receber reforço de 2,61 m³/s de água

Feira do crime

A Feira dos Pássaros, no Pici, continua a mesma quando se fala em tráfico de animais silvestres. Isso, desde que fui pivete nos anos 70. Ontem, tinham bichos para vender que poderiam fundar uma ala num zoológico no Brasil ou no estrangeiro.

Feira do crime 2

Blitz para gerar diárias e fotos na imprensa são operações para enxugar gelo. Ou se coloca uma base do BPMA na Feira dos Pássaros ou a inteligência da SSPDS age com mais interesse contra traficantes reincidentes. É velha e vergonhosa essa história.

Muitos telefones públicos em Fortaleza, da operadora Oi, precisam de manutenção. Há vários com a pintura desbotada, com fios arrancados e alguns ameaçam tombar(Foto: Demitri Túlio)
Foto: Demitri Túlio Muitos telefones públicos em Fortaleza, da operadora Oi, precisam de manutenção. Há vários com a pintura desbotada, com fios arrancados e alguns ameaçam tombar

Manutenção precária do orelhões

É uma penúria o estado de conservação de muitos telefones públicos da Oi, em Fortaleza. Alguns estão perto de tombar, além de desbotados ou com os fios dos aparelhos arrancados.

Folia da Covid

A realização do Carnaval no Ceará seguirá os passos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nos dois estados, por causa da Covid-19, o desfile das Escolas de Samba foi para o feriado de 21 abril, Dia de Tiradentes. É a ômicron sem trégua.

Para o STJ

O desembargador federal Cid Marconi, do TRF-5 (Recife), concorre a uma vaga no STJ. O cearense disputará com outros 15 desembargadores uma vaga na lista tríplice a ser formada pelos ministros do próprio STJ e enviada ao presidente Bolsonaro, a quem cabe escolher um nome.

Pais nervosos

Algumas escolas particulares de Fortaleza estão quebrando regras de segurança sanitária contra a Covid-19. Recebem crianças gripadas e não mandam para casa alunos que se recusam a usar máscaras.

Leia também|

Volta às aulas: ano letivo começa nos colégios particulares de Fortaleza

Burocracia

O musicista Elvis Matos está passando por constrangimento com a Unimed. Mesmo depois cumprir as exigências do plano de saúde, a seguradora não libera uma cirurgia urgente para o filho Ezequiel Franklin, 7, marcada para o dia 28/1.

Burocracia 2

Ezequiel tem "síndrome de Apert", uma má formação no crânio e face que pode comprometer a respiração e o desenvolvimento cognitivo. Pai e filho estão em São Paulo e, como a autorização está emperrada, não há dinheiro suficiente para permanência extra em Sampa. A não ser que a Unimed custeie até liberar.

No bolso

Por falar em planos de saúde individuais, os usuários dos serviços das seguradoras poderão pagar até 16,2% de aumento nas mensalidades. No cenário mais otimista, o BTG Pactual prevê uma subida de 15%. É rezar pela ANS.

Leia também|

Reajuste negativo: saiba quais planos de saúde vão ficar mais baratos e a partir de quando 

Sobe

Policiamento no Parque do Cocó na área da Sebastião de Abreu e do Adahil Barreto. PMs gentis e atentos ao que ocorre nas trilhas da Unidade de Conservação de Proteção Integral do Ceará.

Especial Rio Cocó quarentena. Numa miúda plantação "espontânea" de mamoeiros, comem os soins e os sanhaços do mesmo mamão. (Fortaleza-Ceará, 31/5/2020, Foto: Demitri Túlio) (Foto: Demitri Túlio)
Foto: Demitri Túlio Especial Rio Cocó quarentena. Numa miúda plantação "espontânea" de mamoeiros, comem os soins e os sanhaços do mesmo mamão. (Fortaleza-Ceará, 31/5/2020, Foto: Demitri Túlio)

 

Desce

Visitantes do Parque do Cocó que insistem em alimentar os soins, nas trilhas, com frutas e outros alimentos. Sensíveis, saguis podem ser contaminados ou contaminar as pessoas.

 

Horizontais

Coletivo Rebento, de médicos e médicas do Ceará, criticam a insistência do Governo Federal de colocar a hidroxicloroquina na Nota Técnica Nº 2/2022, da SCTIE/MS. Mesmo já comprovada a ineficácia. Terá alguém lucrando?// Hoje, às 19 horas, tem abertura da Pré-Bienal do Livro do Ceará. Vai pelo Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará. // O livro "A defesa contra o ophidismo", de Vital Brasil, completou 110 anos e ainda é usado normalmente. O sanitarista especificou os soros antiofídicos. // 

Só lembrando: E aí, como alfabetizar quem é contra a vacinação completa da Covid-19?

 

LEIA MAIS

Quinto constitucional é uma "eleição" política

Quem fiscaliza o licenciamento das prefeituras?

Por que retirar dos advogados o direito de escolha?

 

 

 

 


  

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?