Logo O POVO+
Clima organizacional impacta na gestão empresarial e no futuro do trabalho
Foto de Desirée Mota
clique para exibir bio do colunista

Economista, Consultora em Gestão de Negócios, projetos na área do Protagonismo Feminino e Educacao Financeira. Conselheira do Corecon-CE

Clima organizacional impacta na gestão empresarial e no futuro do trabalho

Podemos afirmar que em um bom clima, os gestores recebem mais feedbacks honestos, o que melhora as decisões estratégicas. Por outro lado, ambientes tóxicos geram ocultação de problemas, minando a eficácia da liderança
Imagem ilustrativa de apoio (Foto: Pexels/Antoni Shkraba Studio)
Foto: Pexels/Antoni Shkraba Studio Imagem ilustrativa de apoio

O clima organizacional influencia comportamentos, decisões, desempenho e a capacidade de adaptação das organizações. Tem impacto desde a produtividade até a retenção de talentos.

Quando as empresas têm ambientes positivos favorece maior engajamento e colaboração, aumentando a produtividade. Pelo contrário, climas negativos geram desmotivação, absenteísmo e queda de rendimento.

Podemos afirmar que em um bom clima, os gestores recebem mais feedbacks honestos, o que melhora as decisões estratégicas. Por outro lado, ambientes tóxicos geram ocultação de problemas, minando a eficácia da liderança.

Um clima saudável facilita a retenção de talentos e reduz o turnover, potencializando o sucesso de programas de desenvolvimento, cultura organizacional e avaliação de desempenho. Tem mais resiliência em processos de mudança. Enquanto climas hostis geram resistência e sabotam mudanças. Clima ruim pode levar a burnout, afetando inovação e resultados.

O futuro do trabalho está sendo moldado por tecnologias emergentes, modelos híbridos de trabalho, maior foco em ESG (Ambiental, Social e Governança) e as novas gerações com novas formas de visão de mundo corporativo.

As novas gerações valorizam ambientes saudáveis, com propósito, inclusão e bem-estar mental, sendo em algumas vezes mais relevantes do que o salário. No clima de confiança e segurança psicológica, favorece a inovação, criatividade e experimentação. No trabalho híbrido, as organizações que não cultivarem um bom clima mesmo a distância perderão coesão e engajamento.

Por fim, a saúde emocional dos colaboradores ficará em bom estado se o clima organizacional estiver em condições favoráveis. Com certeza terão melhores resultados e produtividade no trabalho. A saúde psicológica será prioridade, com programas de mindfulness, flexibilidade e apoio emocional.

O clima organizacional não é apenas um reflexo da cultura, mas um fator estratégico de gestão. No trabalho presente ele influencia diretamente a produtividade e governança. No futuro será determinante para a inovação, adaptação e sustentabilidade das organizações. Afinal, o que você quer para sua organização? Modelo de gestão colaborativa/humanizada ou autocracia?

Foto do Desirée Mota

Quer entender e se informar sobre a conjunta econômica? Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?