Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores
Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores
Nesses últimos dias a gente têm falado bastante sobre iluminação, não é? E já que vocês estão gostando, e também já que mencionamos no artigo passado que íamos falar a respeito de automação, hoje vocês vão ler um artigo para tirar as dúvidas iniciais sobre uma automação em um projeto de interiores de uma casa.
A praticidade da tecnologia de automação das residenciais veio com tudo. Você pode automatizar não somente iluminação, como também todos os eletroeletrônicos e até suas cortinas. Agora estamos no controle de tudo! Hahaha
Automatizando sua casa você faz com que todo o seu sistema eletrônico seja controlado por você ou por quem quer que você queira, sem precisar estar em casa, ou, na verdade, sem precisar nem se levantar caso esteja em casa.
A iluminação no design de interiores é o principal objetivo da automação.
Mas e ai, onde o arquiteto entra nisso tudo?
O arquiteto/design vai ser o mediador desse processo. Nós adaptamos todo o projeto luminotécnico/elétrico da sua casa de acordo com a sua identidade e necessidade e direcionamos esse projeto a um profissional de instalação de automação que vai realizar a mão de obra e deixar sua casa toda automatizada.
1º É realizado pelo profissional da área um projeto de interiores de luminotécnica, que envolve todos os tipos de luminárias, suas localizações, dimensões, desenhos, watts, o acendimento dessas luminárias de acordo com seu espaço, tudo.
2º É realizado pelo profissional da área um projeto de interiores elétrico, que envolve a localização das tomadas, interruptores e toda a parte que compete a elétrica INTERNA do ambiente.
3º Esse projeto é passado para o engenheiro responsável pela automação e juntamente com a entrega desse projeto, você vai acertar com o responsável da mão de obra se é você quem vai comprar os materiais para ele apenas instalar, ou se ele inclui no orçamento todo esse material para você (tem gente que compra pela internet).
4º Seu projeto de automação, após orçamento, deve iniciar junto com a parte elétrica da obra para não ter nenhuma dor de cabeça depois, porque o profissional da automação vai puxar a fiação que precisa também, e já aproveita para fazer tudo junto.
Observação MUITO importante: É essencial organizar que o responsável pela mão de obra da automação entre na obra junto da parte da elétrica, para não ter que gerar aditivo posteriormente com mais “quebra-quebra” por conta dos circuitos etc. Os cabos saem de um controle central e vão até os aparelhos automatizados e ai você vai usar os keypads, tablets ou celulares para fazer esse controle.
5º Seu projeto entra na parte de finalização e... VOILÀ. Casa automatizada.
Lógico que não é um passe de mágica, haha, a automação leva tempo e precisa de pessoas confiáveis na instalação. E ai tem os diversos tipos de serviço dentro desse processo, que muita gente menciona logo o termo “automação”, por exemplo: tem cliente que quer apenas instalação de sons, ai já não é automação, é sonorização, mas tudo que envolve um controle digital (pelo celular, por voz), é automação. Como todo mundo é instalado junto, acaba entrando todo mundo no mesmo conceito, entendendo, dá tudo certo.
No mais, o que pode ser programado dentro da sua casa?
a) Dimers
b) Luzes (Você pode criar cenas com elas, por exemplo: dia de festa, dia para relaxar)
c) Controle do som
d) Controle de abertura e fechamento das cortinas
e) Automatização de Portas (Senha ou biometria) – Portões de garagem também, tá?
f) Acionamento de ar-condicionado
g) Aquecimento de piso
Já imaginou você controlar sua casa a distância? E ainda economizar no uso da energia?
Ah, outro detalhe, é sempre bom ver se no seu orçamento de automação está incluso assistência pós obra e de quanto tempo, porque, no início, precisamos de umas ajudinhas ou de reprogramações de algumas coisas, acréscimo de outras, enfim, sempre tem os ajustes.
Mas, Taís, minha casa já está toda projetada e optei por implantar a automação agora, posso? Pode sim, hoje já tem um sistema que nem precisa tanto quebra-quebra, mas você pode sim automatizar depois de tudo pronto. Fica igual, mas você imagina como é obra dentro de casa, né? É uma escolha você querer passar por isso de novo ou não, se fosse para eu dar minha opinião: FAÇA! É a melhor coisa do mundo, haha.
Já pensou você ir para uma festa e antes de chegar já deixar tudo climatizado esperando por você? Ou, você vai viajar e esquece algo ligado e pode desligar pelo celular mesmo estando longe?
Taís, mas é caro para colocar? Automação é um investimento, você vai pagar, mas para depois economizar, porque a automação reduz muito o custo da sua energia (dependendo de você, claro). Mas e aí, gostaram do assunto de hoje? Estão prontos para pedir um orçamento de automação?
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.