Logo O POVO+
Em presídios, mulher só será revistada por mulher
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Em presídios, mulher só será revistada por mulher

Tipo Opinião

A OAB/CE reivindicou e a Corregedoria de Presídios do Estado determinou a urgente implementação, pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da revista pessoal com o uso do scanner corporal em todas as penitenciárias do Ceará assegurando a obrigatória operacionalização de toda e qualquer vistoria (inclusive com equipamentos eletrônicos), por agentes do sexo feminino, quando a visitante for mulher, independentemente de ser advogada. A decisão é da juíza Luciana Teixeira de Souza, e determina igualmente que a SAP recomende aos diretores de unidade que a revista masculina seja realizada por agentes do sexo masculino, salvo autorização do revistado em contrário. Isso é consequência de uma ação judicial interposto pela Ordem. De acordo com o presidente da entidade, Erinaldo Dantas, mais uma vitória "em defesa do pleno exercício da advocacia criminal e contra a discriminação contra as mulheres de uma forma geral. "Pena que tal medida chegue só agora, pois o pedido de providência da OAB foi protocolado no dia 28 de julho último. De qualquer forma, um constrangimento a mais contra mulheres é derrubado.

Adeus Davi!!

O presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, virou o coordenador-geral da campanha de Heitor Férrer (SD) a prefeito de Fortaleza. Como Heitor era um "Eu sozinho" em disputas, vai ganhar agora estrutura, núcleos, apoio financeiro e assessoria em suas redes sociais.

Volta pra casa

Reassumiu quinta-feira o cargo de secretário das Relações Institucionais do Governo o petista Nelson Martins. Ele havia se afastado para tentar sair candidato de consenso ao Paço, mas, como não deu certo, voltou pra casa.

Fora da eleição

Saiu a lista do TCE com o nome de 3.036 pessoas que tiveram suas contas desaprovadas por irregularidades. No total, são 5.279 processos, sendo 5.225 no âmbito municipal e 54 no âmbito estadual. Veja a lista no www.tce.ce.gov.br/jurisdicionado/contas-irregulares

Ponte da Lagoa de Messejana
Foto: O POVO
Ponte da Lagoa de Messejana

Ponte abandonada

A ponte da Lagoa de Messejana está abandonada há mais de dois anos. Bem que a Prefeitura de Fortaleza, se não tem projeto para restauro, poderia isolar a área, pois há sério risco de acidente. O local é bem frequentado.

O Infiltrado

Durante encontro ontem para discutir seu plano de governo, Luizianne Lins, candidata do PT à Prefeitura, reuniu parlamentares do partido. A surpresa foi o deputado Acrísio Sena, muito ligado ao governador Camilo Santana, que apoia a chapa Sarto-Élcio.

Leia também | Luizianne prega a união do PT em Fortaleza durante encontro do partido

Foto: DIVULGAÇÃO

O Ressuscitado

O encontro de Luizianne, em local não divulgado, serviu para que o professor de Economia da UFC, Alfredo Pessoa, apresentasse esboço de um plano de gestão. Alfredo, bom lembrar, foi secretário de Planejamento nas gestões da petista.

Nova rota

O coronel Márcio Oliveira, novo comandante da PM do Ceará, é bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). O oficial, que está na Corporação desde 1992, fundou o CPRaio, hoje o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil.

Leia também | Comandante da PMCE é empossado pelo governador Camilo Santana

Nova rota 2

Tem novo titular a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Assumiu o coronel Antonio Ronaldo Pires Rebouças. É licenciado em matemática pela Uece e bacharel em Direito pela Universidade de Cruzeiro do Sul (SP). É do Ciopaer desde 2002.

Operação belezura

A Prefeitura de Fortaleza intensificou, nas últimas semanas, a Operação Tapa-Buracos e capinação em vários bairros. Nesta semana, as ações se concentram na SER 3. A ordem é uma boa geral. Mas nada relativo à campanha eleitoral, garantem gestores.

Santa mídia

Padre Fernando Cavalcante Costa, da Paróquia de São Francisco, no Jereissati, foi nomeado Assessor Eclesiástico para a Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza. O ato é assinado pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio.

Sobe

Corpo de Bombeiros que ganhou reforço de equipamentos como quatro viaturas e nove picapes com kits de combate a incêndio florestal. Estava, de fato, precisando.

Desce

Governo brasileiro, que perde credibilidade com países europeus, por causa de sua política absurda no plano ambiental. As queimadas na Amazônia pesam nisso.

Horizontais

Será hoje, às 18h30min, na Capela do Hospital Militar, a Missa da Ressurreição em memória do jornalista Hilton Oliveira. Seguindo protocolos sanitários. /// O cartão de gratuidade do idoso foi prorrogado até o fim deste ano. A informação é do Sindiônibus. /// Essa pendenga entre a cúpula do INSS e os médicos peritos só causa prejuízo para um mesmo lado como sempre: a clientela. /// Entrou na Promotoria de Justiça de Lavras da Mangabeira primeira denúncia de fake news eleitoral. Envolve um vereador. E a campanha nem começou. /// Só lembrando: "Como vai o nível da sonegação fiscal no Ceará?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?