Logo O POVO+
Sabiaguaba virou mesmo a duna do descaso?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sabiaguaba virou mesmo a duna do descaso?

A duna da Sabiaguaba está sendo degradada aos poucos. Falta para a Unidade de Conservação estabelecer mais claramente o uso sustentável do espaço. É o que opina Eliomar de Lima
Tipo Notícia
Duna gigante da Sabiaguaba.  (Foto: Thaís Mesquita/O POVO)
Foto: Thaís Mesquita/O POVO Duna gigante da Sabiaguaba.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), pouco fez e o prefeito José Sarto (PDT), parece, vai na mesma batida. A duna gigante da Sabiaguaba continua sendo degradada pela falta de critério no uso sustentável na Unidade de Conservação que ali existe. Até quando? Por falar em preservação da natureza e, também, no Parque Estadual do Cocó, quando o restante dessa Unidade de Conservação ganhará o mesmo tratamento da área formada pelas das trilhas na Sebastião de Abreu e vizinhança desse bairro nobre? Consta que o Parque, hoje, detém uma extensão de 1.579 hectares. Não adianta só aumentar sua área, mas assegurar o zelo em todos os sentidos.

 

Entorno do rio

O BPMA, que realizava bom policiamento no Parque do Cocó ao longo da Avenida Sebastião de Abreu e Parque Adail Barreto, parou de fazer o policiamento no rio? Não se vê mais a patrulha de barco.

Estação das Artes

As obras da Estação das Artes, no Centro, atingiram o patamar de 60% de execução. Ali, haverá pinacoteca, museu, escola de design, e, também, as sedes da Secult e do Iphan. O superintendente desse órgão, Cândido Henrique, visitou a obra.

Bonitinha, mas...

A Praça José de Alencar foi reformada, mas o entorno continua abandonado. Ao lado da Estação do Metrofor, na rua Liberato Barroso, há estacionamento ilegal, moradores de rua espalhados e deixando mau cheiro, sem falar em bancas fechadas e insegurança à noite.

 

No páreo

Moroni Torgan, ex-vice prefeito de Fortaleza.
Moroni Torgan, ex-vice prefeito de Fortaleza.

O ex-vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, confirma: vai disputar cadeira de deputado federal em 2022. Ele, no entanto, ainda avalia se pelo DEM, onde é vice-presidente estadual, ou pelo PDT. Se o DEM for para os braços de Bolsonaro, ele pula fora.

Seleção

O IFCE lançou, em seu site, editais de contratação de professor substituto para suas unidades de Canindé (duas vagas - Engenharia Elétrica e Turismo) e Cedro (uma vaga para Administração). As inscrições, via internet, devem ser feitas até o dia 12 próximo.

bilhões foi o total que o BNB aplicou no Ceará, no primeiro semestre deste ano. Só com verbas do FNE, em mais de um total de 32,7 mil operações.

Vistorias

A Agência Reguladora do Ceará abriu chamada pública para credenciar empresas que façam laudos técnicos de vistoria dos veículos que operam no sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Recebe propostas, em seu site, até sábado.

 

Cenários

Na pior das hipóteses, se o PT não tiver candidato a governador, Camilo Santana sairá postulante à Câmara dos Deputados para puxar uma boa bancada petista. Eis o que avaliam observadores políticos sobre o cenário eleitoral de 2022 no Estado.

Sem largada

Adeptos das corridas de rua no Estado querem entender critérios adotados pelo Comitê do Enfrentamento à Covid para liberar a atividade. Reclamam que já apresentaram os protocolos necessários e lembram que tudo é feito ao ar livre, mas nada de resposta.

 

No varejo

Célio Studart (PV), deputado federal
Célio Studart (PV), deputado federal

O Partido Verde trabalha de olho em 2022 na expectativa de reeleger seu presidente estadual, o deputado federal Célio Studart, e fazer pelo menos um estadual. Busca reforçar filiações, informa Célio, considerando cedo definições sobre rumos da sigla sobre Governo.

Sobe

 Polícia Federal, do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com muita apreensão de drogas. Pelo menos nesse local, o tráfico internacional não pede passagem.

Desce

Dnit do Ceará, que precisa mostrar mais serviço em se tratando de recuperação de rodovias. O inverno, nada intenso, já passou. Agora é fazer menos política.

Horizontais

O Sindicato dos Médicos do Ceará virou comitê bolsonarista. Reclama boa parte dos associados que deveriam, de fato, se organizar para ganhar a eleição da entidade. /// Travou a obra que garantirá o abastecimento de água do Projeto São José entre Aracoiaba e Baturité. O deputado Audic Mota (PSB) cobra explicações. /// A Escola Superior do MPCE implanta, neste mês, um Clube de Leitura. Iniciando com estudos sobre "O Quinze", de Rachel de Queiroz, // Só lembrando: "Comemorar avanços da economia reajustando tudo que é preço tem alguma vantagem?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?