Logo O POVO+
Sertão Central ganhará um hospital universitário
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sertão Central ganhará um hospital universitário

O Hospital Regional do Sertão Central se transformará em hospital universitário e terá gestão da Universidade Estadual do Ceará
Tipo Opinião
QUIXERAMOBIM, CE, BRASIL, 22-07-2015: Fachada do hospital regional do Sertão Central. Hospital Regional do Sertão Central. (Foto: Fábio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA QUIXERAMOBIM, CE, BRASIL, 22-07-2015: Fachada do hospital regional do Sertão Central. Hospital Regional do Sertão Central. (Foto: Fábio Lima/O POVO)

 

O Hospital Regional do Sertão Central, situado em Quixeramobim, vai se transformar em breve num hospital universitário. Para que isso seja consolidado, ficou definido que a Universidade Estadual do Ceará assumirá as áreas de ensino e pesquisa do equipamento. Essa ação, segundo o reitor da Uece, Hildebrando Soares, faz parte da implementação do Distrito de Inovação em Saúde que o governo, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, criará nesse município. Será o primeiro distrito do gênero no Interior, aumentando para três esse tipo de unidade. Nesse plano, já estão definidos um distrito de saúde em Porangabussu (Fortaleza) e um outro no município do Eusébio (RMF), em parceria com a Fiocruz, devendo este ser um polo para fabricação de vacinas e medicamentos. Camilo Santana espera implementar essas unidades antes de deixar o governo.

Cidadania

O cidadão que quiser participar do processo de revisão do Plano Plurianual 2020-2023 do Estado, poderá entrar no Ceará Transparente. Para isso, deve criar um perfil de acesso nessa plataforma. Esse ambiente virtual estará disponível até o próximo domingo.

Tomógrafos

A comissão de Finanças da Câmara recebe hoje o ministro Marcelo Queiroga (Saúde). Atende a requerimento do deputado Eduardo Bismarck (PDT), que quer saber dele por que oito tomógrafos que viriam para o Ceará continuam retidos em galpões de Guarulhos (SP).

Memória hídrica

O cineasta Wolney Oliveira iniciou gravações do filme "Memórias da Chuva". Na película, ele vai expor os impactos e recuperar acontecimentos em torno das construções dos açudes Orós e Castanhão.

Dep. Federal José Guimarães (PT-CE)(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Dep. Federal José Guimarães (PT-CE)

Volta pra caserna

O deputado federal José Guimarães (PT) é autor de um projeto de lei que proíbe militar da ativa ocupando cargo de confiança no Executivo. Impõe a licença para esse tipo de caso. "O papel das Forças Armadas é cuidar do País e não de governo!", justifica ele.

Leia também| "Militares e o Senado da República"

Competência

A Semace informa: enviou fiscais ao município de Eusébio. Os agentes detectaram a existência de placa de licenciamento emitida pelo órgão do meio ambiente do município na área do rio Coaçu. A fiscalização é da competência do Eusébio.

Competência 2

A Semace esclarece que a competência sobre fiscalizações em terras indígenas, onde está o rio Parnamirim, é do Ibama e que, caso a ocorrência de degradação ambiental se configurar de fato no âmbito do referido município, é de competência municipal.

Cante lá, que canto cá

Para o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), a aliança do seu partido com o PT tem tudo para continuar no Ceará, independente do cenário nacional. Ele defende a tese da separação dos interesses eleitorais. Questão local é local e nacional é nacional, avisa.

Bico grosso

Aos poucos, o presidente estadual do PSDB, ex-senador Luiz Pontes, volta às atividades normais. Isso, após ter vencido a Covid-19. O tucano ainda enfrenta algumas sequelas, mas não perde o jeitão de animal político e vem dando expediente na sede da legenda.

Tempos difíceis

Fiel agredindo padre dentro de igreja, DJ batendo em mulher na frente da filha, socialite debochando de policiais em festa clandestina… e todos se apresentam como pessoas de bem e tementes a Deus.

Olho no 5G

Até outubro, vai sair o leilão da tecnologia 5G. A previsão é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Antel), Vicente Aquino, observando que o TCU avalia o processo, com perspectiva de liberar tudo nesse prazo.

Sobe

Mercado Central e Centro de Turismo, que ganham elogios dos turistas que deixam Fortaleza. Bons produtos e preço em conta.

Desce

Pedestres, que continuam teimando em não usar as passarelas para a travessia nas principais avenidas de Fortaleza.

Horizontais

O Observatório do Federalismo, promove webinar sobre 'Impactos Econômicos da Reforma Tributária com Alterações no IR", na próxima sexta, às 10h30min, no canal do YouTube da Seplag. Participação do economista Bernad Appy. /// Projeto de lei do deputado federal Pedro Bezerra (PDT) quer obrigatoriedade de sistema de energia fotovoltaica em programas de habitação. /// Só lembrando: "Papa Francisco apregoa uma igreja que lute contra a injustiça institucionalizada. E sem farisaísmos!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?