Logo O POVO+
PT avalia situação com o PDT só no próximo sábado
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PT avalia situação com o PDT só no próximo sábado

O PT adiou pra sábado, 23, encontro para definir posição em relação à aliança com o PDT
Tipo Opinião
Deputado federal José Guimarães (PT-CE) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Deputado federal José Guimarães (PT-CE)

.

Nada de encontro hoje. O diretório estadual do PT resolveu decidir seu rumo político, em termos de sucessão estadual, só no próximo sábado. A informação é do deputado federal José Nobre Guimarães: “Ainda avaliaremos a situação”, avisa o parlamentar. O PT não esconde que tem simpatias pró-reeleição da governadora Izolda Cela, enquanto pedetistas e, em especial, setores ligados ao presidenciável Ciro Gomes que, com Cid Gomes, se absteve, queriam apostar no nome de Roberto Cláudio. Deu RC no diretório para sair candidato. Agora é aguardar até domingo os próximos capítulos. Na data, o PDT fará, no ginásio do Colégio Farias Brito (Centro), sua convenção. Esse jogo de gato e rato envolvendo PDT e PT ainda não acabou.

PT-MDB

Por falar em Guimarães, ontem, em São Paulo, ele participou de reunião com dirigentes do MDB de 10 Estados - entre os quais o ex-senador Eunício Oliveira, para discutir alianças. Sob olhares do presidenciável Lula e de Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do PT.

Pães ázimos

O setor da panificação cearense continua comendo caro o trigo importado por causa da greve na Ucrânia. Segundo o diretor do Sindipan, Lauro Martins, houve queda no consumo e a perspectiva não é nada boa neste semestre. A ordem é manter o que pode.

Resgate

Bem que o Iphan poderia tombar os painéis de pastilhas restantes do artista plástico Eduardo Pamplona, que estão na Igreja de São Benedito, na Companhia Docas e em Redenção, onde há o mural "Escrava Libertada". Pamplona vive centenário de nascimento.

Empresário Deusmar Queiroz(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Empresário Deusmar Queiroz

Otimismo

Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pague Menos, Deusmar Queirós, o País vai muito bem economicamente e a inflação logo voltará a um dígito. Esse otimismo deve estar se refletindo, pelo visto, também nas ações do grupo na Bolsa.

Expansão

O Grupo Zenir, que tem à frente o empresário iguatuense José Alves Zenir, vai inaugurar, ainda neste semestre, mais três lojas: Camocim, Jaguaribe e Boa Viagem. Com isso, expandirá para 61 filiais no Estado. Zenir quer abrir mais 30 pontos até 2025.

Da lavra oficial

A governadora Izolda Cela (PDT) sancionou ontem, no Palácio da Abolição, a lei que combate a violência familiar e doméstica contra a mulher praticadas por servidor público. Bom lembrar: essa lei inclui artigo com punições no Estatuto do Servidor Estadual.

Desafinado

Músicos e musicistas seguem aguardando resposta do prefeito Sarto e do secretário Elpídio Nogueira (Cultura). Querem reunião para tratar de ofício com 30 reivindicações e necessidades do setor e da política cultural de Fortaleza. Protocolizado em 23 de junho.

Desafinado 2

A categoria diz que a Prefeitura segue com deficiências na política cultural, Teatro São José sem equipamentos, Festival de Música indefinido e sem diálogo, além de programação de férias anunciada sem atrações cearenses, só acrescentadas depois de reclamação.

Novos Talentos

Encerram-se nesta quarta as inscrições (fdr.org.br/novostalentos) do Curso Novos Talentos para Alunos de Jornalismo, realizado pela Fundação Demócrito Rocha e O POVO. Aprovados terão aulas teóricas e práticas (estas nas editorias do O POVO).

Autop 2022

O Sindicato do Comércio de Peças e Serviços para Veículos do Estado (Sincopeças) já está preparando a Autop 2022. Neste ano, presencial, de 17 a 20 de agosto, no Centro de Eventos. "Será um grande momento do setor", avisa Ranieri Leitão, líder sindical.

Sobe

Polo Gastronômico da Sabiaguaba, uma beleza e uma ótima opção para este período de férias.

Desce

Mercado São Sebastião, que ainda está aguardando obras de uma boa reforma. Está precisando.

Horizontais

Juazeiro do Norte (Cariri) comemora os 88 anos da morte do Padre Cícero. Com ponto alto amanhã. /// O tempo passa, o tempo voa e o San Pedro Hotel, com tantas promessas de restauração ou coisa parecida, continua na mesma. // O PDT e o PT divididos no Ceará ajudariam a oposição. Eis o que avaliam alguns marqueteiros de campanha. /// Censo 2022, do IBGE, que começa em agosto, incluiu elaborar um mapeamento sobre Autismo no País. Alguém tem dúvidas de que a Marcha para Jesus foi ato de campanha eleitoral?

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?