O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
.
A governadora Izolda Cela deixou o PDT pela porta da frente. Nada de fazer confusão, mas seguir seu estilo plácido, embora decidido, de resolver pendências. Ela não engoliu o fato de ter sido preterida no processo de escolha da candidatura pedetista ao Governo, até porque está no trono e tinha a reeleição como direito. Ciro Gomes, no entanto, candidato a presidente em terceiro nas pesquisas, assumiu as conversas e, dentro do seu estilo, desagregou mais do que uniu. Ficar em terceiro também no Estado era demais. Confiar em Izolda, cujo marido, Veveu Arruda, é petista das antigas, seria temeroso. Apostou em RC contra tudo - até contra os irmãos Cid e Ivo, e deixa o PDT em situação traumática. Quem vai sofrer as consequências é o próprio Ciro. Cabe a Roberto Cláudio, que é médico, tentar fechar cicatrizes profundas para não acabar também na UTI eleitoral.
Leia também |
Lúcio Gomes e Danilo Serpa pedem exoneração
Lupi sobre desfiliação de Izolda do PDT: "Mostrou ser mais aliada do Camilo e PT"
Izolda Cela já recebeu convite para ingressar no PT, mas deve aguardar. Há uma certeza: pode receber quem quer que seja no Estado, pois está desapegada de partidos. Lula, por exemplo, vem sábado ungir, no Centro de Eventos, Elmano Freitas para o Governo.
Izolda Cela não brinca. Só não conhecia seu jeito decidido, quem com ela não convivia. Exonera aliados do PDT pró-RC, atingindo órgãos como o Detran e a Cagece, por exemplo. Vem mais por aí.
Izolda Cela adiou uma reunião que teria com seu secretariado nesta semana. O encontro com a equipe ficou sem data definida agora, pois mexerá na equipe. Avaliará tudo neste clima de sucessão. Também a política orçamentária com os municípios.
Izolda Cela saiu do Abolição ontem para um compromisso com a secretária da Proteção Social do Estado, Onélia Leite. Na sede da pasta, liberou tíquetes do vale-gás para um bom grupo de prefeitos, com direito a conversa. O ato foi todo on-line. Sem a imprensa.
O presidente regional do PDT, André Figueiredo, lamentou a saída de Izolda. Mas não pareceu surpreso. Estava, pelo visto, convicto de que, depois da convenção pró-RC, o partido sofreria perdas, que não ficarão só na governadora.
O MDB fará sua convenção no sábado próximo, com o PT, no Centro de Eventos. No ato, vai indicar o candidato a vice na chapa do petista Elmano Freitas, pré-candidato ao Governo. Eunício Oliveira virá de São Paulo trazendo Lula para esse encontro.
O advogado Hélio Winston foi indicado por seus pares e nomeado pela governadora Izolda Cela para a presidência da Agência de Regulação do Ceará (Arce). Será a 3ª vez que ele assume a chefia desse órgão fiscalizador. Desafio: universalizar o saneamento no Estado.
Hélio Winston é um dos bons quadros da Arce, segundo a área técnica do órgão. Também é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, um dos primeiros pré-candidatos ao Governo pelo PDT a abrir mão em favor da reeleição de Izolda.
Na convenção do PL, domingo último, no Rio, que oficializou a candidatura de Bolsonaro à reeleição, dois cearenses ganharam lugar de destaque na foto: José Bardawil e Inspetor Alberto. Eles brigam pela indicação à vaga de senador do PL pelo Ceará.
FHC estará com Lula para receber Tasso Jereissati hoje, em São Paulo, no Instituto Lula. A articulação envolve a possibilidade de apoio do PT ao candidato Eduardo Leite (RS), que já lançou Olívio Dutra para senador. Aliás, Tasso abriu mão de ser o vice de Simone Tebet.
Leia também | Lula faz investida pessoal para tentar tirar Tasso da base de RC
Reação de várias entidades nacionais contra Bolsonaro, que ameaça questionar o resultado das urnas. Por aqui, algumas entidades ficam caladinhas.
Registro de acidentes nas BR's e CE's com vítimas fatais ou não, o que tem enlutado famílias em vários pontos do Estado, a cada semana.
Hoje, a partir das 18h, a Prefeitura abre a programação de fim das férias com vários show até sábado, no Teatro São José. Na sexta, tem Ana Cañas interpretando Belchior. /// Uma correção. Ao contrário do que informamos, Lúcio Gomes, titular da Seinfra, esteve na convenção pró-RC, no ginásio FB. /// O Hemoce não para. Recebe a doação de sangue e de medula óssea (Avenida José Bastos, 3390 - (85) 3101 2296). /// Só lembrando: "No governo estadual vai ser assim… MAPP pra quem pode, obedece quem tem juízo?"
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.