Logo O POVO+
Ciro Gomes troca Paris por Lula
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ciro Gomes troca Paris por Lula

Ciro anunciou que, seguindo a orientação partidária, vai apoiar Lula no segundo turno da disputa para a presidência da República
Tipo Opinião
CIRO Gomes  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução CIRO Gomes

.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, que disputou a Presidência da República pelo PDT, saiu pequeno das urnas de domingo. Isso, não somente no plano nacional, como também no Ceará, onde acabou em terceiro. Por aqui, viu seu candidato ao Governo, Roberto Cláudio (PDT), sair derrotado e em terceiro lugar na votação. Ciro, de olho no cenário presidencial, brigou até com os irmãos e não endossou a reeleição de Izolda Cela. Apostou em RC, com boas qualidades administrativas, ressalte-se, e acabou só. Pagou por certo rancor, o que na política não é recomendável até porque a política sempre foi e sempre será dinâmica. Agora, nada de ir para Paris, como fez no último pleito presidencial. Vai apoiar Lula, seguindo orientação partidária. Opta assim por dobrar à esquerda e não ficar parado na esquina onde, com certeza, acabaria atropelado pela história.

Futuro

Ciro Gomes renovou a promessa de que essa foi sua "última disputa presidencial". Aliás, no último pleito do gênero, também deu essa assertiva. É aguardar, quem sabe, 2024. Ciro teria pela frente a Prefeitura de Fortaleza, por onde passou. Sem concluir mandato.

No entorno

A derrota de Ciro Gomes, em quarto no País e em terceiro no Ceará, teve efeito de arrastão contra quem estivesse do seu lado. Reeleito em vários mandatos, o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), muito ligado ao cirismo, não obteve a vitória nas urnas.

Sorriso dobrado

Quem fechou as urnas neste 2022 com um sorriso dobrado foi a deputada estadual Augusta Brito (PT). Além de ser eleita primeira suplente de Camilo Santana (PT) para o Senado, viu o cunhado, Alysson Aguiar (PCdoB), conquistar uma cadeira de deputado estadual.

Fernanda Pacobayba, secretária da Fazenda do Ceará(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Fernanda Pacobayba, secretária da Fazenda do Ceará

Na equipe

Elmano Freitas já tem um nome de sua equipe definido. Ele informou ontem nas rádios O POVO/CBN e CBN Cariri que quer a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, em sua equipe. Ela aceitou e já fecha o balanço dos quatro anos da área para repassar a Elmano.

Nova pasta

O Governo do Estado conta atualmente com a Assessoria de Negócios Internacionais. Na futura gestão de Elmano Freitas vai virar uma secretaria. Ele deu a informação também às rádios POVO/CBN e CBN Cariri. Ou seja, de olho em novos investimentos externos.

#Deucerto

O Núcleo de Base do PT Américo Barreira, com lideranças da velha guarda petista como Valton Miranda, Mário Mamede e Geraldo Accioly, fez trincheira pró-candidatura própria no Ceará e deu certo. Já pensou se o PT tivesse dado palanque pró-Ciro aliado ao PDT?

I love Lula

Camilo e Elmano participam hoje, em São Paulo, de reunião com a coordenação nacional da campanha pró-Lula. Hora de fechamento da estratégia das ações deste segundo no Ceará, que devem começar já na próxima semana.

I love Mito

O presidente Bolsonaro deve vir novamente ao Nordeste, segundo articuladores de sua campanha de segundo turno. Ainda não se sabe se incluirá o Ceará no roteiro, onde ele obteve a segunda colocação, perdendo apenas para Lula.

Passa a régua…

Neopetistas que se filiaram aos 45 minutos do 2º tempo, acabaram tomando vagas de petistas históricos. São eles: Jó Farias, mulher do prefeito Nezinho, de Horizonte; Julinho (ex-Cidadania); e Juliana Lucena, filha do prefeito José Maria Lucena, de Limoeiro do Norte.

34

anos completa hoje a Constituição Brasileira, a conhecida "Carta Cidadã". Tão desrespeitada, mas que precisa ser nosso leme e lema. Acima de tudo.

Sobe

População, que se posicionou mais para Presidente neste 1° turno. Nulos e brancos caíram pela metade: de 8,8% em 2018 para 4,4% agora.

Desce

Moroni Torgan, que antes ganhava mandatos só aparecendo na TV e posando de valentão. Agora não se elege nem com muita campanha.

Horizontais 

A cantora e compositora Marta Aurélia lança sábado, às 19h, no CCBNB, o single e clipe "Tectônica". Com referências ao atual cenário desafiador no País e no mundo. Entrada franca. /// Se Bolsonaro ganhar, o PL pode vir em 2026 com a chapa Acilon Gonçalves para o Governo e Júnior Mano na vice. Eis a especulação de ontem nos meios políticos da oposição. /// Só lembrando: "Que esta eleição presidencial de segundo turno não ganhe ares de guerra santa."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?