Logo O POVO+
O custo político dos leites vegetais
Foto de Eliziane Alencar
clique para exibir bio do colunista

Eliziane Alencar é publicitária e diretora da Advance Comunicação

Eliziane Alencar ciência e saúde

O custo político dos leites vegetais

O governador Elmano acaba de isentar o ICMS para o leite e derivados de origem animal oriundos de produtores cearenses, deixando de fora o leite de castanha
LEITES vegetais estão fora dos benefícios fiscais do governo (Foto: ADOBE STOCK)
Foto: ADOBE STOCK LEITES vegetais estão fora dos benefícios fiscais do governo

A reforma tributária recém aprovada em andamento na Câmara dos Deputados, colocou os leites vegetais no mesmo patamar de armas de fogo. Por aqui, o governador Elmano acaba de isentar o ICMS para o leite e derivados de origem animal oriundos de produtores cearenses, deixando de fora o leite de castanha, por exemplo, que também compra insumos de produtores cearenses, é mais saudável, muito mais sustentável e não tem sofrimento de animais.

A maioria da população tem algum grau de intolerância à lactose e os casos de alérgicos ao leite de vaca são cada vez mais comuns. Ao dificultar o acesso aos leites vegetais, o governo desestimula uma alimentação mais saudável que impacta nos custos da saúde pública, inviabiliza o acesso desses produtos a pessoas com restrições alimentares críticas e a pessoas sensíveis ao sofrimento de animais e à crise climática. Além de promover uma concorrência desleal. Mas, ainda há tempo de corrigir esses equívocos e esperamos uma ação neste sentido dos parlamentares em Brasília, do presidente Lula e do Governador Elmano.

Não coma os animais do presépio

Lembrar que o menino Jesus nasceu acolhido pelos animais de fazenda que são tão explorados hoje, nos provoca a refletir sobre a mensagem de fraternidade do Natal. Escolha a compaixão e aproveite o Natal para iniciar sua jornada vegana, deixando os animais fora do prato. Pelos animais, pela sua saúde e pelo planeta.

Ainda dá tempo

O cardápio de Natal da Jambalera (@jambaleira) tem chocotone tradicional e recheado com chocolate cremoso, além das caixinhas de presente com cookies temáticos de Natal e bolos deliciosos com cobertura natalina. Vale a pena também encomendar a farofinha crocante de soja da Opção Vegana Fortal (@opcaoveganafortal), que também tem um cardápio de Natal com salgadinhos e um vatapá de ervilha fresca imperdível.

comidas veganas(Foto: Jambalera/divulgação)
Foto: Jambalera/divulgação comidas veganas

Bota adotar?!

Quem resiste a esse olhar fofo da Melissa? Ela tem 6 meses, está vermifugada e precisando de um lar. Entre em contato com o Abrigo Patinhas de Amor - @abrigopatinhasdeamorr

 

Leia mais

https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliziane-colares/2024/12/14/animal-vegan-advocacy-summit-e-vegfest-juntos.html

https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliziane-colares/2024/12/07/presentes-de-natal-livres-de-crueldade.html

https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliziane-colares/2024/12/01/natal-sem-sofrimento-animal.html

 

Foto do Eliziane Alencar

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?