Logo O POVO+
Bolsonaro na ONU e a floresta onde fogo não se propaga
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro na ONU e a floresta onde fogo não se propaga

Tipo Opinião
Presidente Jair Bolsonaro em discurso na ONU (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Foto: Marcos Corrêa/PR Presidente Jair Bolsonaro em discurso na ONU

No discurso do presidente Jair Bolsonaro nas Nações Unidas, nesta terça-feira, 22 de setembro, uma das partes mais equivocadas diz respeito à Floresta Amazônica. Não é muito diferente do que ele fala por aqui, mas quando ganha alcance mundial num foro da ONU a situação se torna mais constrangedora. Bolsonaro disse que as queimadas são causadas por índios e caboclos, em áreas já desmatadas. Ir até a ONU fazer acusação de que quem destrói a floresta são os povos originários é uma violência, um desrespeito, uma afronta.

Ouça o podcast Jogo Político:

Leia também | 

A íntegra do discurso de Bolsonaro na 75ª Assembleia Geral da ONU

Parlamentares repercutem discurso de Bolsonaro na ONU

Mídia internacional repercute discurso de Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU

Bolsonaro também disse que o Brasil respeita "a melhor legislação ambiental do planeta". Tão boa que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, quer desregulamentar "de baciada" e "passar a boiada".

Mas, o que quero chamar atenção é para outra coisa que ele disse, e vem dizendo. "Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior". Um disparate. A Amazônia, grosso modo, é composta de dois grandes ecossistemas. Há as áreas inundáveis, sim. Os locais as chamam de várzeas e igapós. E há, também, as florestas de terra firme. A área inundável é estimada em aproximadamente 27% da Amazônia. Cerca de 70% é de terra firme. Floresta úmida, mas não é inundada, tampouco invulnerável a incêndio.

Quer dizer que a terra firme é vulnerável a incêndios e a área inundada se comporta como diz Bolsonaro? Nela o fogo não se propaga? Não é o que indica estudo internacional, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e publicado em 2017 na revista científica PNAS. Com base em dados de satélites e pesquisa de campo, os pesquisadores mostraram que as áreas inundáveis de várzea são mais vulneráveis a incêndios nas épocas de pouca chuva. Imaginava-se que as zonas mais distantes do centro da Amazônia eram mais suscetíveis, mas os pesquisadores descobriram outra coisa. Quando chove pouco, as zonas que normalmente alagam ficam mais expostas e demoram mais a se recuperar das queimadas. Os estudiosos avaliaram a regeneração após o impacto do fogo na estrutura da floresta e na fertilidade do solo.

Ou seja: nem toda a floresta é inundada. E mesmo a parte alagada é vulnerável a incêndios.

Bolsonaro abriu o discurso afirmando: "O mundo necessita da verdade para superar seus desafios".

 Área de floresta inundada na região do rio Juma, no Amazonas
Foto: ÉRICO FIRMO
 Área de floresta inundada na região do rio Juma, no Amazonas

O Brasil brinca de menosprezar tragédia

Na cruzada do governo Bolsonaro para manter a aparência de normalidade, o Flamengo foi instrumento para pressionar pela volta precipitada do futebol. Alardeou a eficácia de protocolo com padrão europeu. Ocorre que uma coisa é adotar o protocolo numa realidade de pandemia controlada. Outra coisa é retornar ao futebol em junho, como ocorreu no Brasil. As negociações envolveram uma revolução dos direitos de transmissão. O Flamengo já tinha tido até morte de funcionário histórico do clube, Jorginho, massagista desde o tempo de Zico. Teve morte de ex-atleta e de ex-presidente de Conselho Deliberativo. Ontem, o time foi a campo desfalcado de sete jogadores, vítimas de um surto de Covid-19 que não respeitou o exemplar protocolo. A partida quase não foi realizada. O time quase foi expulso do Equador.

Enquanto isso ocorria, o Ministério da Saúde dava aval para a volta do público aos estádios em outubro, com 30% da capacidade. Isso mesmo. Ontem houve a mais patente demonstração no Brasil dos buracos no protocolo de retorno do futebol. Uma das mais impactantes no mundo. E o governo brasileiro, que estimulou e foi sócio das articulações do Flamengo para o futebol voltar o quanto antes, finge que tudo está bem. Que o protocolo está uma beleza. Que um surto não atinge o atual campeão nacional, parceiro do governo pela volta do futebol, que se tornou alvo do próprio movimento.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?