18% dos eleitores acham que Camilo apoia Luizianne, 15% que apoia Sarto e 56% não sabem
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
O eleitor de Fortaleza está confuso sobre quem o governador Camilo Santana (PT) apoia para a Prefeitura de Fortaleza. Estranho seria se não estivesse.
Conforme a pesquisaO POVO Datafolha, Camilo tem o maior potencial de influência positiva da eleição em Fortaleza, somando aqueles que dizem que com certeza votariam em quem ele apoia e os que dizem talvez sejam levados a votar no candidato do governador.
O petista não fez declaração formal de voto. Ele não pode fazer para o candidato que gostaria. O partido dele tem como candidata Luizianne Lins (PT). Mas, o grupo ao qual ele faz parte apoia José Sarto (PDT).
Luizianne tem usado a imagem de Camilo em material de propaganda. Cita o nome dele.
Sarto não pode usar Camilo na campanha. Veiculou imagem como presidente da Assembleia Legislativa na qual está Camilo, com rosto sutilmente borrado. O governador tem dado sinais. Faz post desejando recuperação a Sarto. Participou de atos com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) - que apoia o candidato - e dá declarações sobre a relação com o PDT.
Quem acompanha política mais de perto capta os sinais e entendeu faz tempo com quem Camilo está. Para o grosso do eleitorado, sem uma declaração cabal, resta a confusão.
Entre os eleitores ouvidos na pesquisa O POVO Datafolha em Fortaleza, 18% acreditam que Camilo apoia Luizianne Lins. Faz sentido, pelo partido, pelas menções, pelo uso da imagem.
Mas, 15% acreditam que o candidato é Sarto. Também faz sentido, lendo as entrelinhas, os gestos, conhecendo o histórico do grupo.
E há 56% que não sabem quem Camilo Santana apoia. Entendo-os perfeitamente. Da forma como Camilo tem agido, a dúvida deverá permanecer. Se decidir fazer uma declaração clara, a única que pode dentro da legalidade é a favor de Luizianne. Não creio que fará.
Resta a campanha contra, que ele já iniciou, contra o Capitão Wagner.
A pesquisa mede o potencial do apoio do governador, mas não projeta o quanto a crítica pode atrapalhar. A pesquisa começou a ser feita no dia em que Camilo partiu para o ataque contra Capitão Wagner (Pros). Mesmo assim, há 4% que acham que é o candidato do Pros quem o governador apoia.
O peso do apoio explícito de Camilo, pela pesquisa, poderia ser capaz de levar Luizianne a crescer ainda mais. Eventualmente, ameaçar a liderança do Capitão Wagner.
Fosse, por outro lado, possível a favor de Sarto, poderia assegurá-lo no segundo turno.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.